MILD HYBRID (MHEV): O QUE SÃO OS HÍBRIDOS SUAVES?

JUNE 28, 2021

Na categoria dos veículos híbridos, a abordagem mais discreta à eletrificação é a chamada MHEV ou veículos híbridos suaves. Parece-lhe isto uma linguagem estranha? Não se preocupe, talvez mild hybrid ou micro-híbrido sejam conceitos mais familiares para si. Também não está familiarizado com nenhum dos dois? Não se preocupe, estamos aqui para ajudar, e os modelos Ford PumaFiesta e Focus vão ajudar-nos a esclarecer as suas dúvidas.

Mild hybrid (MHEV): o que são os híbridos suaves?

A tecnologia híbrida está longe de ser uma novidade no sector automóvel. Não estamos a falar do futuro, mas do presente, pois há marcas que utilizam sistemas de propulsão que combinam a mecânica térmica com a eletrificada há anos, e a Ford é uma delas, mostrando deste modo que isto é algo em que a marca realmente acredita e que está a dar frutos em termos de sustentabilidade, poupança de combustível e redução do nível de emissões de gases poluentes.

Falemos agora dos carros MHEV, que também podem ser designados por mild hybrid ou micro híbridos. Mas não os confunda com os PHEV (plug-in hybrid) ou os HEV (híbridos elétricos). Se ainda tiver dúvidas sobre esta terminologia, poderá esclarecê-las no post sobre MHEV, PHEV e HEV que preparámos para si.

Até agora, tudo claro? Bem, avancemos na resposta à pergunta principal deste artigo.

 

MHEV OU CARROS MILD HYBRID

Já vimos que existem várias formas de referir esta tecnologia híbrida, mas talvez o mais interessante seja saber do que se trata. Pense num carro convencional, do tipo que conheceu nos últimos anos. Agora, acrescente o premiado motor a gasolina 1.0 EcoBoost e condimente tudo com um sistema elétrico alimentado por uma bateria de 48V que funciona como gerador de arranque para o motor de combustão. Tudo sem qualquer preocupação de carregar esta bateria, pois o carregamento ocorre de forma automática graças à tecnologia de travagem regenerativa. Sem fios.

Qual é o objetivo de tudo isto? Bem, desta forma, o EcoBoost 1.0 desliga-se automaticamente a baixas velocidades ou quando paramos nos semáforos, além de também receber apoio do motor elétrico com pequenas contribuições de potência ou binário (nunca propulsando o carro sozinho). Este motor elétrico alimenta ainda outros sistemas do veículo para reduzir a procura na mecânica principal. Dito isto, estes são obviamente os ingredientes perfeitos para uma receita mais verde, que podem ser encontrados no Ford Puma, Ford Fiesta e Ford Focus.

Mas há ainda outras opções da marca, uma vez que o Ford Tourneo Custom e os veículos comerciais Ford Transit e Transit Custom também têm tecnologia mild hybrid, embora nestes casos ligada ao motor diesel 2.0 EcoBlue.

É claro que é uma forma interessante de poupar algum dinheiro, dado que o consumo de combustível diminui (o intervalo para reabastecimento aumenta) e as versões mild hybrid, além disso, são as mais económicas do mercado em termos de hibridação. Tudo isto, sem mencionar que estamos a cuidar do ambiente e de nós próprios, poluindo menos em cada viagem.

 

FORD PUMA HÍBRIDO

Um dos representantes da Ford na categoria de carros mild hybrid é o Ford Puma híbrido, um nome que foi reanimado para deixar a sua marca no segmento dos SUV compactos altamente competitivos. E não faltam argumentos a este SUV para se posicionar como uma das melhores opções na sua categoria.

Estamos a falar de um carro que incorpora o motor 1.0 EcoBoost, que dispensa apresentações, e pode ser escolhido em combinação com tecnologia mild hybrid em níveis de potência de 125 e 155 CV. O consumo de combustível deste modelo no ciclo combinado é de 5,4 e 5,6 l/100 km e o seu conforto e elegância são inatos, podendo ainda ser acrescentado um toque desportivo com os acabamentos ST-Line e ST-Line X.

Quer mais razões para o comprar? Tem uma bagageira de 456 litros que está acima da média no segmento, tecnologia de ponta – como o sistema multimédia SYNC 3 e o FordPass Connect – e as mais recentes características de segurança e ajudas à condução.

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