FORD TOURNEO COURIER: Versatilidade sobre rodas

JUNHO, 2024

 FORD TOURNEO COURIER

Foi redefinido com um design SUV, está equipado com conectividade de última geração e é alimentado por um motor turbo a gasolina 1.0. Que automóvel é “dono” desta versatilidade toda?

O nosso quotidiano necessita de um veículo que aguente tudo aquilo que lhe for solicitado. Por isso, nada melhor do que escolhermos um modelo multiactividades que reúne o estilo SUV com as mais adequadas características práticas num espaço urbano, permitindo acomodar cinco pessoas e com muita arrumação na bagageira.

O novo Tourneo Courier, que completa a versátil família de veículos multiactividades Tourneo de próxima geração da Ford, estando já disponível em Portugal, conjuga precisamente o design de um SUV com o lado práctico de um monovolume.

No fundo, trata-se de um veículo multiactividades (MPV na sua sigla original em inglês, de Multi-Purpose Vehicle), que se adapta a todos os cenários do dia-a-dia e que serve as pretensões dos mais variados estilos de vida. Uma autêntica minivan que vinca o lado práctico de uma utilização familiar.

“Concebemos o Tourneo Courier para ajudar os clientes a tirar o máximo partido da vida, quer seja nos passeios em família e amigos ou para regressar a casa com os bancos traseiros rebatidos e as bicicletas na parte de trás, através de um design exterior que exprime esse carácter ‘no-nonsense’”, começa por afirmar Amko Leenarts, director de Design da Ford Europa.

E vai mais longe: “O estilo inspirado num SUV é robusto por fora e espaçoso por dentro, proporcionando um parceiro resistente e ávido para os estilos de vida ocupados dos nossos clientes”.

A vantagem de se escolher um veículo familiar que combina o estilo de um SUV com o lado práctico de um monovolume é precisamente a versatilidade. Neste domínio, o novo Tourneo Courier apresenta uma série de trunfos.

As experiências digitais no interior são alimentadas por um modem incorporado de série, permitindo actualizações de software sem fios para múltiplos módulos. São muitas as novas funções no habitáculo.

Desde logo, o sistema de infoentretenimento SYNC 4, que coloca música, podcasts, navegação e muitas definições do veículo ao alcance de todos. No novo Tourneo Courier, todas estas características podem ser controladas através de um ecrã táctil central de 8”.

Soluções avançadas

Equipado com um cluster digital que substitui os tradicionais mostradores analógicos, o novo Tourneo Courier permite que os condutores vejam velocidade, sinais de trânsito, alertas de navegação e outras informações do veículo em simultâneo, bem como configurar os ecrãs laterais de acordo com as suas preferências.

Já a base de carregamento sem fios, as entradas USB e a espelhagem do telemóvel sem fios (de série) através das plataformas Android Auto e Apple CarPlay, ajudam os ocupantes a manterem-se ligados ao mundo.

Outro trunfo deste MPV? Dispensa a utilização de ventosas para o pára-brisas ou de suportes de ventilação. Tudo porque os condutores que utilizam um telemóvel para navegação, música ou chamadas em modo mãos-livres podem fixá-lo na base de montagem para telemóveis incorporada, mantendo-o num local seguro, mas visível.

No caso das arrumações mais prácticas ao longo do painel de instrumentos e nas portas, permitem acomodar snacks, garrafas de água, toalhetes, cabos USB e recibos, ajudando a manter o interior mais arrumado e seguro.

O design optimizado da carroçaria faz com que o interior do novo Tourneo Courier seja, significativamente, mais amplo e práctico face ao modelo da anterior geração, dispondo, agora, de mais espaço para passageiros e bagagem.

Com mais 44% de espaço na bagageira, não há preocupações com gestão de bagagem. Uma porta traseira de grandes dimensões mantém a chuva afastada enquanto as famílias enchem a bagageira ou calçam as galochas. E o alarme volumétrico (opcional) ajuda a manter seguro tudo o que esteja no habitáculo.

Disponível nas especificações Trend, Titanium e Active, o novo Tourneo Courier vem sempre equipado com um banco traseiro de três lugares, que oferece mais espaço para a cabeça e para os ombros face ao modelo que substitui. Os bancos são bi-partidos na proporção 60/40, podem ser rebatidos e viram para facilitar o transporte de objectos até 1,4 metros de comprimento.

Fortes medidas de segurança

A postura confiante, o motor EcoBoost turbo a gasolina de resposta rápida e a nova caixa de velocidades automática, de engrenagem rápida, tornam o novo Tourneo Courier fácil e confortável de conduzir em cidade ou em estrada aberta.

Tirando partido das características tecnológicas e das capacidades melhoradas oferecidas pela mais recente plataforma de veículos compactos da Ford, cada novo Tourneo Courier vem equipado, de série, com uma vasta gama de sistemas avançados de assistência ao condutor.

Entre eles, destacam-se o Sistema de Manutenção na Faixa (Lane-Keeping System), a Assistência de Pré-Colisão (Pre-Collision Assist), a Assistência Inteligente à Velocidade (Intelligent Speed Assist), o Reconhecimento de Sinais de Trânsito (Traffic Sign Recognition), o Alerta ao Condutor (Driver Alert), o Alerta de Sentido Errado (Wrong Way Alert) e o Controlo de Velocidade de Cruzeiro (Cruise Control).

Depois, dependendo do nível de equipamento e dos opcionais disponíveis, os clientes podem também tirar partido do Sistema de Informação de Ângulo-Morto (Blind Spot Information System), do Alerta de Trânsito Cruzado (Cross-Traffic Alert), do Cruise Control Inteligente Adaptativo com Assistência à Mudança de Faixa (Intelligent Adaptive Cruise Control with Lane Change Assistance, que inclui função Stop & Go para as versões com transmissão automática) e da Assistência em Intersecções (Intersection Assist).

Para além das novas funcionalidades de assistência ao condutor, os sensores de estacionamento traseiros (disponíveis como equipamento de série) ajudam a facilitar a condução em cidade, enquanto o raio de viragem de 10,7 metros entre passeios e o comprimento total inferior a 4,4 metros melhoram a manobrabilidade e o acesso a espaços apertados.

Até chegar a variante 100% elétrica desta minivan (E-Tourneo Courier, que virá completar a gama), todas as versões do novo Tourneo Courier estão equipadas com o evoluído motor turbo a gasolina EcoBoost de 1,0 litros com 125 cv, num incremento de potência de 25% face ao modelo da anterior geração. Os sistemas Auto Start-Stop e Active Grille Shutter (Grelha de Abertura Ativa) são de série para optimizar a eficiência energética.

Para além da caixa manual de seis velocidades, os clientes também podem optar por uma nova transmissão automática de dupla embraiagem com sete relações. Os conjuntos de engrenagens duplas do sistema permitem passagens de caixa rápidas e reactivas, sem perda de binário, e melhoram a eficiência a baixa velocidade em comparação com a caixa manual.

Mas um carro que se quer versátil é também um automóvel feito à medida de quem o vai utilizar todos os dias. Para isso, nada melhor do que explorar o configurador online que permite ficar a conhecer melhor o novo Tourneo Courier, mas também transformá-lo um pouco à sua imagem.

ARTIGOS RELACIONADOS