O FUNDADOR DA FORD: A HISTÓRIA DE HENRY FORD

Henry Ford mudou o estilo de vida de muitas pessoas, com a sua visão de tornar a aquisição de um veículo um processo prático e economicamente acessível. A linha de montagem móvel e as técnicas de produção em massa que desenvolveu estabeleceram as práticas padrão para todas as industrias automóveis do mundo na primeira metade do século XX.

henry ford having a conversation

A história começa no município de Springwells, distrito de Wayne, no Michigan, a 30 de julho de 1863. Desde pequeno que o jovem Henry demonstrava interesse nos processos mecânicos. Trabalhou numa oficina mecânica aos 12 anos, construiu o seu primeiro motor a vapor aos 15, e tornou-se num aprendiz de mecânico aos 16. 

Teve vários trabalhos na sua juventude, até entrar para a Edison Illuminating Company de Detroit em 1891. Em apenas dois anos, tornou-se o engenheiro chefe da empresa. O próprio Thomas Edison tornou-se um mentor e amigo de Henry Ford para toda a vida.

Durante esse tempo, Ford fez experiências com veículos e motores de combustão interna, tanto no trabalho como em casa. Em 1893, o primeiro motor Ford ganhou vida, roncando sobre uma mesa de madeira na casa da família, no n.º 58 da Bagley Avenue, em Detroit. Pouco depois, construiu o seu primeiro veículo.

henry ford inspecting ford engine

Ford deixou o seu cargo na Edison em 1899 e, alguns anos mais tarde, fundou a Ford Motor Company. Esta ação deu-lhe liberdade para explorar as suas ideias inovadoras.

Quando a propriedade de um veículo estava limitada aos poucos privilegiados, o objetivo de Henry Ford era "colocar o mundo sobre rodas" e produzir um veículo acessível para o público em geral. Em 1908, alcançou esse objetivo com o Model T. 

ford factory workers watching ford vehicle roll off the production line

O Model T, que foi o culminar do génio e da mente prática de Henry Ford, era rápido de construir, fácil de manobrar e prático em todos os aspetos. Mais importante ainda, o custo baixo tornou-o acessível às pessoas comuns. Tinha começado uma nova era do transporte pessoal. 

Ford foi um inovador nato. Ele não criou apenas o primeiro veículo comercializado em massa do mundo. Ele criou o futuro. As linhas de produção que vieram a definir a indústria do início do século XX e a semana de 40 horas de trabalho saíram ambas da fábrica Ford, juntamente com os brilhantes Model T.

ford factory workers working on production line

A intenção de Henry era produzir o maior número de veículos possível, com o design mais simples possível e o menor custo possível. Em Highland Park, a produção do Model T atingiu níveis recorde, com um veículo completo a sair da linha de produção a cada 10 segundos de cada dia de trabalho.

Henry permaneceu ao leme da Ford Motor Company durante toda a sua vida, partilhando os seus deveres com o filho, Edsel. No seu 83.º aniversário, foi aclamado por mais de 50 000 pessoas em Dearborn, numa festa especial. 

Henry Ford morreu em casa, em Fairlane, Dearborn, a 7 de abril de 1947, às 23:40. Tinha 83 anos. No momento da sua morte, o rio Rouge, na região, tinha gerado uma cheia responsável por um corte de energia local. Com candeeiros de petróleo e velas acesas, foi uma cena que deve ter lembrado o seu nascimento, 83 anos antes.

ARTIGOS RELACIONADOS