Dia-a-dia em segurança
A facilidade com que se conduz o Puma, é outra mais-valia. Equipado com direcção assistida, sendo o ângulo de viragem de 10,4 metros entre passeios (11,2 metros no caso da versão ST Powershit), este modelo consegue serpentear no meio do trânsito urbano com total à-vontade.
Estacionar também é muito fácil. Basta que existam mais 30 cm à frente e atrás (o Puma tem 4.186 mm comprimento, valor que sobe para 4.226 mm no caso da mais musculada variante ST Powershift) para arrumar este crossover compacto num lugar paralelo sem qualquer esforço.
A eficiente e económica gama de motorizações do Puma combina desempenho elevado com baixas emissões. O motor a gasolina 1.0 EcoBoost Hybrid, com tecnologia mild hybrid de 48 Volt, oferece 125 cv e 155 cv nas versões Titanium, ST-Line e ST-Line X, subindo a potência para 170 cv no caso da variante ST, equipada com transmissão Powershift de sete velocidades com dupla embraiagem.
Destaque merecem, também, os quatro modos de condução seleccionáveis – “Normal”, “Eco”, “Sport” e “Slippery” – que ajudam a optimizar a experiência de condução e adaptam a resposta da mecânica a cada contexto de utilização. Há dias em que temos mais pressa do que noutros...
Mas a inovação não se fica por aqui. A compatibilidade com a Ford Software Update permite que o Puma possa continuar a evoluir. Tanto mais, já foi anunciada que haverá uma variante Gen-E, 100% eléctrica, naquele que será o primeiro Puma sem emissões.
As tecnologias que facilitam o dia-a-dia na cidade também assumem particular relevância, uma vez que simplificam a utilização deste modelo e tornam a vida bem mais descomplicada a bordo, permitindo ganhar tempo para outras tarefas ou compromissos.
É o caso do supracitado SYNC 4, que tem o dobro da capacidade de processamento da versão anterior, sendo, não só, mais rápido, como estando, também, apto a utilizar um complexo algoritmo de aprendizagem automática para assimilar os dados introduzidos pelo condutor ao longo do tempo.
Por exemplo, pode oferecer sugestões mais precisas e respostas mais rápidas à medida que se acede à navegação conectada (presente de série), ao entretenimento e às funcionalidades de comunicação.
É ainda possível utilizar comandos de voz naturais para aceder às funções de entretenimento, meteorologia e climatização em modo “mãos-livres”. Assim, já não é preciso tirar as mãos do volante nem baixar o nível de concentração.
Por último, mas não menos importante, os inúmeros dispositivos de segurança presentes a bordo. Eis alguns: Cruise Control Adaptativo Inteligente com função Stop & Go, sistema de câmara de visão surround 360°, Centragem na Faixa de Rodagem, Assistência Preditiva à Velocidade, Assistência em Cruzamento, Assistência à Travagem em Marcha-atrás e Travagem Traseira de Tráfego Cruzado.
Aqui está um excelente primeiro carro: o Ford Puma.