NOVO FORD TOURNEO CONNECT PASSA A INTEGRAR A GAMA 5 ESTRELAS DA FORD
O novo Ford Tourneo Connect acaba de se tornar no mais recente modelo do construtor a ver-se premiado com 5 estrelas na avaliação de segurança da Euro NCAP.
Clique aqui para conversar com o nosso assistente virtual e muito mais!
Em casa, na empresa, na via pública, num posto de abastecimento de uma multi-energética ou numa superfície comercial. Carregar um carro elétrico tornou-se tão fácil e banal como recarregar um smartphone.
Ter um carro elétrico pressupõe uma alteração ao mindset e implica planear as viagens, sobretudo as de maior distância. Conhecer os diferentes tipos de postos de carregamento existentes na rede pública, bem como onde se encontram localizados, torna-se, por isso, fundamental.
Para utilizar a rede pública, o condutor pode aderir a uma proposta de um dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME), obtendo um cartão de acesso a todos os postos. Ou, então, descarregar uma app de uma das várias empresas que disponibilizam esta solução.
Caso se opte pela app, existe ainda a vantagem de não ser preciso fazer qualquer tipo de contrato. Basta seguir viagem e ir carregando o veículo sempre que for preciso.
Graças à Blue Oval Charge Network, os veículos elétricos Ford têm acesso a mais de 500 mil postos de carregamento públicos em toda a Europa, incluindo carregadores de alta velocidade da IONITY.
A aplicação FordPass e a BlueOval Charge Network funcionam em conjunto para poder gerir e pagar o carregamento no smartphone.
As vantagens multiplicam-se, por exemplo com o Ford Explorer, o SUV 100% elétrico de cinco lugares que combina engenharia alemã com estilo americano.
O carregamento do Explorer pode fazer-se rápida e facilmente em casa, na empresa, na via pública, num posto de abastecimento de uma multi-energética ou numa superfície comercial. A autonomia deste SUV é superior a 600 km com um único carregamento.
Além disso, o Explorer ajuda a encontrar os pontos de paragem mais convenientes na estrada ou, caso o carregamento seja feito em casa, pode ser programado para utilizar eletricidade mais barata (quando disponível), garantindo uma bateria completa e um habitáculo pré-aquecido.
Para carregar o Ford Explorer na rede pública, basta aderir a uma proposta de um dos CEME (sendo concedido um cartão) ou através de uma app (que dispensa a existência de um contracto) para se ter acesso aos postos de carregamento da MOBI.E.
Depois, no que ao carregamento propriamente dito diz respeito, o processo é muito simples: passar o cartão no posto ou abrir a app, selecionar o tipo de carregamento, escolher a tomada e ligar o cabo entre o veículo e o posto.
Quando o carregamento estiver concluído ou sempre que o condutor necessitar de prosseguir viagem, deve passar novamente o cartão no posto ou dar indicação de finalização na app. Uma vez dado o carregamento por terminado, é só retirar o cabo que liga o veículo ao posto.
Os postos de carregamento da rede pública estão equipados com um sistema de desbloqueio do cabo de carregamento. Ou seja, apenas o utilizador pode fazer logout, passando o cartão CEME.
Existem diferentes tipos de postos de carregamento, que podem ser utilizados para recarregar as baterias dos veículos elétricos. Começamos pelo PCN (Posto de Carregamento Normal), que transfere eletricidade para os veículos com uma potência igual ou inferior a 22 kWh.
Depois, o PCR (Posto de Carregamento Rápido), cuja transferência de eletricidade tem uma potência máxima de 50 kWh. Já o PCSR (Posto de Carregamento Super-rápido), efetua transferências de eletricidade entre 50 kWh e 150 kWh. No caso do PCUR (Posto de Carregamento Ultra-rápido), transfere eletricidade com uma potência acima dos 150 kWh.
Mais “brando” é o carregamento em casa, que pode ser efetuado através de uma tomada doméstica de 220V (designada Schuko), que deve, contudo, ser tecnicamente validada para não colocar em risco a segurança durante o processo de carregamento.
Não é necessário qualquer equipamento adicional, sendo uma forma económica e acessível de carregar o Ford Explorer em casa. E pode obter-se uma poupança adicional caso se escolha uma tarifa de eletricidade com preços mais baixos para as horas de vazio.
Outra solução para os carregamentos domésticos, sendo esta até cinco vezes mais rápida, é a Ford Wallbox. O custo do carregamento depende de diversas variáveis, como o tamanho da bateria, a tarifa da eletricidade contractada, a quantidade de carga da bateria e a temperatura do veículo.
A resposta deve ter em conta diversos fatores. Desde logo, a intensidade da corrente elétrica disponível. Depois, a potência do carregador do veículo. A temperatura ambiente também tem influência: o clima frio pode levar a que o tempo de carregamento seja mais demorado.
No caso do nível da bateria, outro factor, se for inferior a 20% ou superior a 80%, a velocidade do carregamento pode ser mais baixa. E ainda há que ter em conta o tipo de cabo de carregamento.
Mesmo diferindo em função de algumas variáveis, para saber o período de carregamento de cada veículo pode recorrer-se a uma fórmula relativamente simples, bastando dividir a capacidade da bateria pela potência do carregamento.
No entanto, existem outras formas de saber o tempo de carregamento, como, por exemplo, recorrendo a calculadoras online. Contudo, estas podem não apresentar o preço do kWh em euros nem incluir todos os veículos disponíveis.
O valor varia em função do posto de carregamento que se escolher. Depois, existem outros factores a considerar. Para os carregamentos em postos públicos, o valor final depende de três grandes variáveis.
A saber: custo da energia consumida para carregar o veículo (varia consoante o CEME com que se fez o contrato); tarifa de utilização do ponto de carregamento (determinada pelo operador do posto e pelo tempo de carregamento); taxas e impostos, como o Imposto Especial ao Consumo de Energia Elétrica (IEC) e o Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA).
Como o valor de utilização por minuto do posto de carregamento faz variar o custo de carregamento, existem várias apps dedicadas à mobilidade elétrica que permitem descobrir qual é, na área, o melhor posto de carregamento em função do tipo de veículo.
Além de permitir calcular, antecipadamente, a tarifa, as apps revelam quais as opções mais económicas. Já no caso dos carregamentos domésticos, o valor da operação vai depender da tarifa de eletricidade contratada.
Convencido a ligar-se à corrente elétrica através do SUV do momento? Explore o SUV Ford Explorer 100% elétricco.