GEOFENCING SPEED LIMIT CONTROL DA FORD

JUNHO 2, 2022

Muitas cidades e vilas limitam a velocidade nas áreas junto a escolas, hospitais e zonas comerciais. A observação dos sinais pode, contudo, depender da sua visibilidade, devido a estarem escondidos por ramos de árvores, ou rodeados por um conjunto de outros sinais de trânsito e/ou de informação.

Atualmente, a Ford está a testar uma tecnologia georreferenciação para veículos conectados, um limite geográfico virtual que poderá vir, um dia, a eliminar completamente a necessidade de sinais de limite de velocidade. 1

Para além de tornar as ruas potencialmente mais seguras para os demais utilizadores e peões, o sistema Geofencing Speed Limit Control da Ford poderá ajudar os condutores a evitar multas por excesso de velocidade e a melhorar a paisagem urbana na envolvente rodoviária. 2

technologia

"A tecnologia de veículos conectados tem o potencial comprovado de ajudar a tornar a condução no dia a dia mais fácil e segura, em benefício de todos, não apenas da pessoa que está ao volante. A georreferenciação pode assegurar que as velocidades são reduzidas onde e quando necessário, ajudando a melhorar a segurança e a criar um ambiente mais agradável".

Michael Huynh, Gestor, City Engagement Germany, Ford Europa

 

Os investigadores estão a utilizar dois veículos Ford Pro para analisar o impacto dos limites de velocidade em termos de melhoria do fluxo de tráfego e de redução do risco de acidentes. Os ensaios com furgões Ford E-Transit 100% elétricos estendem-se a todas as zonas de 30 km/h no centro de Colónia, na Alemanha, bem como a zonas selecionadas de 50 km/h e de 30 km/h noutros pontos da cidade.

Os ensaios de 12 meses baseiam-se em outros projetos de investigação recentes da Ford, destinados a ajudar a melhorar a segurança rodoviária, incluindo tecnologia de semáforos conectados que poderiam automaticamente passar a verde, de modo a garantir rotas mais limpas para ambulâncias, veículos de bombeiros e policiais, bem como a utilização de altifalantes específicos dentro dos veículos, para alertar os condutores da direção a partir da qual pessoas e objetos se aproximam.

O condutor recebe a informação através do painel de instrumentos, piscando o novo limite de velocidade logo abaixo da velocidade instantânea, levando a que o veículo reduza, automaticamente, a velocidade programada para a da respetiva zona georreferenciada. O condutor pode anular o sistema e desativar o controlo do limite de velocidade a qualquer altura.

No futuro, o sistema Geofencing Speed Limit Control da Ford poderá permitir aos condutores definir as suas próprias zonas georreferenciadas com velocidades tão baixas como 20 km/h, incluindo zonas industriais e instalações privadas. Os limites de velocidade poderiam, também, ser definidos dinamicamente, para ter em conta os perigos locais, as obras temporárias e a hora do dia.
 

Reduzir o número de sinais nas estradas poderia ser um grande passo no sentido da despoluição das nossas cidades, permitindo aos condutores concentrarem-se na estrada em vez de se manterem atentos à sinalização. Os testes decorrem até março de 2023.

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