O QUE É UMA CARRINHA MILD HYBRID (MHEV)?
O conceito do tipo de veículo está claro para nós. O Transit não é um recém-chegado ao mercado e os seus benefícios como instrumento de trabalho para o transporte de pessoas (até nove) ou de mercadorias é mais do que óbvio. Mas talvez ainda não soubesse que a eletrificação já está presente nesta carrinha, tanto na sua forma mais discreta MHEV como na forma híbrida plug-in (PHEV).
Um aspeto importante é conhecer a diferença entre HEV, PHEV e MHEV; só depois saberá o que melhor lhe convém. Se tiver um orçamento apertado, provavelmente está a pensar num micro-híbrido Ford Transit Custom, pois o custo de acesso a esta tecnologia é muito semelhante ao das versões puramente térmicas e oferece uma melhor economia de combustível – o argumento mais convincente.
Antes de entrar em mais detalhes, deve ficar claro que numa carrinha mild hybrid encontraremos o motor de combustão principal e um pequeno motor de arranque elétrico. Este é alimentado por uma bateria de 48V que é continuamente carregada pelo sistema de travagem regenerativa e o seu papel é apoiar o bloco térmico, mas nunca fazer andar o veículo por si só.
Este é basicamente o seu modus operandi para melhorar a eficiência e reduzir os valores de consumo de combustível, especialmente em áreas urbanas e a baixas velocidades, situações em que os sistemas de propulsão eletrificados, em maior ou menor grau, se destacam dos restantes. Vai notar a diferença na vida do tanque (a longo prazo, é mais dinheiro no bolso), mas também no maior respeito pelo ambiente, aspeto fundamental nestas tecnologias, mesmo que não se possa ver no dia a dia. Quem não quer um planeta mais limpo?