Home > Pòs Venda > Manutenção e Promoções > Manutenção e Reparações > Pneus > Recomendações de segurança
Tyre Safety

Segurança dos pneus

Pneus mais seguros significam uma condução mais segura.

 

Os pneus são uma funcionalidade de segurança fundamental do seu veículo. Os pneus gastos podem fazer com que a distância de travagem aumente até 70% no piso molhado. Os pneus, a pressão e o nível de desgaste corretos garantem que o veículo tenha um desempenho adequado em todas as condições.

 

  • Mantenha a pressão de ar no nível certo

    Ter a pressão de ar correta é essencial para o desempenho do seu veículo. Muito ou pouco ar reduz o contacto com a estrada, desgasta os pneus mais rapidamente e faz com que o veículo consuma mais combustível.
    Assim, para poupar dinheiro e proteger-se a si e aos seus passageiros, é muito importante que verifique a pressão dos pneus a cada duas semanas. Nunca espere até a pressão de ar estar muito baixa.


    Verifique os pneus quando estiverem frios, uma vez que as medições não são exatas após viagens longas a alta velocidade. Aperte sempre firmemente a tampa da válvula e substitua imediatamente as tampas perdidas, caso contrário as válvulas começarão a vazar. Além disso, deve verificar as válvulas e as vedações das válvulas quanto a danos.


    Para saber a pressão de ar que os seus pneus requerem, consulte o manual do proprietário. A pressão de ar pode variar de acordo com a carga, velocidade e tipo de pneus. Se não tiver a certeza da pressão necessária, pergunte ao seu concessionário Ford.


    Deve encher sempre o pneu sobresselente com uma pressão adicional de 0,1 a 0,3 bar. No entanto, a pressão nunca deve exceder o nível máximo para uma condução com uma carga completa. Pode encontrar os níveis de pressão de ar correta no manual do proprietário.

  • Verifique a profundidade do piso dos pneus

    Os indicadores de desgaste nas ranhuras dos pneus mostrarão se o piso atingiu o mínimo legal absoluto de 1,6 mm. Os pneus de Verão normais devem ser mudados quando o piso for inferior a 3 mm (78% de desgaste). Se o piso dos pneus de inverno for inferior a 4 mm, podem perder aderência quando conduzir na neve.

    Não permita que o piso dos pneus fique muito gasto.


    Os pneus gastos afetam a condução do veículo, fazendo com que seja difícil calcular como reagirá quando estiver a conduzir. E em piso molhado, podem aumentar a distância de travagem até 70%.


    Profundidade do piso de 8 mm = distância de travagem de 43 metros.Tooltip
    Profundidade do piso de 3 mm = distância de travagem de 53 metros.Tooltip
    Profundidade do piso inferior a 1,6 mm = distância de travagem de 73 metros.Tooltip

    Além de ser perigoso, está a infringir a lei se conduzir com uma profundidade de piso de 1,6 mm ou inferior. Este é mais um motivo para verificar a profundidade do piso dos pneus.

    Se preferir, peça ao seu concessionário Ford que os verifique. É gratuito.

  • Assegure-se de que os seus pneus não estão muito velhos

    A regra geral é que um pneu dura seis anos. Depois dos seis anos, deve ser mudado, mesmo se parecer novo e quase não tiver sido usado. A idade dos pneus pode ser encontrada no lateral. É uma data de produção codificada, por exemplo, em "0702", "07" indica a semana 7 e "02" significa 2002. Até 31 de dezembro de 1999, aparecia um "<" após o terceiro número. Se o pneu tiver tanto tempo assim, deve mudá-lo imediatamente. Isto aplica-se também aos pneus sobresselentes.

  • Os pneus adequados reduzem o consumo de combustível.

    Se os pneus não estiverem cheios, o veículo consumirá mais combustível. Encher os pneus entre 0,1 e 0,3 bar acima do nível recomendado contribui para reduzir a resistência em estrada. No entanto, nunca deve exceder a pressão máxima recomendada, quando conduzir com uma carga completa.

Top