Home > Pòs Venda > Informação Útil > Veículo em fim de vida
Recycling your Ford

Veículo em fim de vida

O que é um Veículo em Fim de Vida (VFV)?

Um VFV é um veículo das categorias M1 ou N1 (ligeiro de passageiros ou de mercadorias) de que o proprietário se pretende desfazer ou tem a obrigação de se desfazer.

Quanto custa o abate de um VFV?

O abate de um VFV é grátis, desde que o veículo seja entregue num centro de abate da REDE VALORCAR, nas seguintes condições:

  • Possua todos os seus componentes essenciais (p.e. motor, transmissão, caixa de velocidades, catalisador, carroçaria);
  • Não contenha resíduos de outras origens.

Que documentos são necessários para abater um VFV?

Para entregar um VFV num centro de abate terá de:

  • Entregar os originais do Livrete e do Título de Registo de Propriedade do veículo (ou o Certificado de Matrícula);
  • Apresentar o seu Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte;
  • Requerer o cancelamento da matrícula, através do preenchimento do impresso modelo 9 do Instituto da Mobilidade e dos Transportes - IMT (que será disponibilizado pelo centro – este impresso só pode ser assinado pelo proprietário do veículo. No caso de empresas a assinatura tem que ser reconhecida notarialmente).
  • Em seguida, o centro de abate emite o Certificado de Destruição e entrega imediatamente o original ao proprietário/detentor do veículo (que fica assim com o comprovativo que entregou o veículo numa empresa licenciada e que não tem mais responsabilidades). Posteriormente, o centro de abate remete ao IMT uma cópia do Certificado de Destruição, acompanhada da documentação do veículo e do seu proprietário. Logo que receba a documentação, o IMT procede ao cancelamento da matrícula e comunica tal facto à Conservatória do Registo Automóvel para que se proceda também ao cancelamento do registo de propriedade.

O que acontece num centro de abate?

Nos centros de abate os VFV são submetidos a dois tipos de operações: operações de despoluição e operações para promover a reutilização e a reciclagem. 
As operações de despoluição consistem na remoção dos componentes que são considerados perigosos, tais como a bateria e os líquidos (p.e. óleos e combustível). As operações para promover a reutilização e a reciclagem consistem na remoção de diversos componentes, para revenda como peças em segunda mão (p.e. faróis e portas) ou para reciclagem (p.e. pneus, vidros e para-choques).

Posteriormente, os VFV desmantelados (carcaças) são triturados em pequenos pedaços, onde se separam os metais (aço, alumínio, cobre, etc.) e os materiais não metálicos (espumas, borrachas, etc.). Os metais são posteriormente reciclados, em siderurgias ou fundições.

Onde fica o centro de abate mais próximo?

Pode encontrar a morada do centro de abate mais próximo aqui http://www.valorcar.pt/pt/lista-centros/VFV

Em alternativa, pode contactar a VALORCAR através do 213011766 ou visitar o seu portal de internet www.valorcar.pt

Top