Close up on charging Ford vehicle

VEÍCULOS ELÉTRICOS

É um novo mundo automóvel. Estamos aqui para o ajudar na estrada. Comecemos pelas características básicas de um veículo elétrico.

Os veículos elétricos (VE) e os motores de combustão interna (ICE) (motores tradicionais a gasolina/diesel) são fundamentalmente diferentes na forma como geram energia e impulsionam um veículo.

Eis alguns fatores a considerar ao comparar um motor VE com um ICE:

ENTREGA DE POTÊNCIA

Os motores dos veículos elétricos fornecem binário e aceleração instantâneos, enquanto os motores ICE necessitam normalmente de tempo para aumentar a potência. Para além de serem mais ágeis, muitos VE oferecem uma aceleração mais rápida do que os veículos a motor. Ao conduzir um veículo elétrico, notará também a excelente resposta aos comandos do condutor: o binário fornecido às rodas é proporcional à pressão do seu pé no pedal do acelerador em quase todas as situações, ao contrário dos veículos com motor de combustão interna, em que fatores como a curva de binário específica do motor ou a mudança selecionada tornam este processo muito mais complexo. Num VE, obtém-se a aceleração que se pretende e isso faz com que a condução dos veículos elétricos seja fácil. Uma diferença positiva que não se pode deixar de notar!

A AUTONOMIA DOS VE

é uma autonomia de condução de 250-370 milhasTooltip por carga, enquanto a maioria dos veículos ICE pode ir mais longe com um único depósito de combustível.

MANUTENÇÃO

Os motores EV têm menos peças móveis do que os motores ICE, o que significa que requerem menos manutenção. Os motores ICE requerem mudanças de óleo, velas de ignição, substituição de filtros e outras tarefas de manutenção.

RUÍDO

Sem adaptações, as unidades elétricas dos VE são praticamente silenciosas, pelo que os VE são concebidos para atingir um determinado nível de ruído, a fim de serem percetíveis para os outros utentes da estrada. Os motores ICE geram ruído e vibrações.

IMPACTO AMBIENTAL

Os veículos elétricos não produzem emissões de escape, enquanto os veículos a combustão interna emitem poluentes, tais como dióxido de carbono, óxidos de azoto, hidrocarbonetos e partículas. Além disso, os VE produzem significativamente menos gases com efeito de estufa durante o tempo de vida do veículo, mesmo se for tida em conta a produção do veículo e da sua bateria de alta tensão, bem como a produção real de eletricidade do depósito à roda.

CARREGAMENTO

Para o carregamento "normal" em corrente alternada, por exemplo, durante a noite em casa ou no trabalho, os veículos elétricos utilizam um carregador de bordo (que funciona como um retificador) para converter a energia de corrente alternada de uma estação de carregamento ou de uma tomada de parede em energia de corrente contínua que pode ser armazenada na bateria do veículo. Os tempos típicos de carregamento em vazio até à carga total para o carregamento em CA variam entre 5 e 10 horasTooltip, dependendo da instalação elétrica individual (do lado da infraestrutura) e do veículo.

Para o carregamento rápido de CC, por exemplo, numa estação de carregamento de autoestrada durante uma viagem de longa distância, a estação de carregamento fornece energia de CC diretamente à bateria de alta tensão (HV). Durante o carregamento, o veículo comunica continuamente a potência necessária/permitida à estação de carregamento, que fornece a potência através da correspondência adequada da tensão de saída relativamente à bateria de alta tensão (HV). Os tempos de carregamento CC típicos de 10% a 80% variam entre 25 e 40 minutosTooltip.

O sistema de carregamento dos VE foi concebido para carregar a bateria de forma segura e eficiente. O carregador e o conversor VE podem também ter características de segurança incorporadas, tais como proteção contra sobreaquecimento, sobrecorrente e sobretensão, que ajudam a evitar danos na bateria ou noutros componentes do sistema elétrico do veículo.

TRANSMISSÃO DE VELOCIDADE ÚNICA

Encontrada na maioria dos veículos totalmente elétricos, uma transmissão de velocidade única consiste num único conjunto de engrenagens que liga o motor às rodas. Nos VE com uma transmissão de uma velocidade, não há mudança de velocidade e, por conseguinte, não há desfasamento, como é comum nas transmissões convencionais.

Em geral, os motores VE e os motores ICE têm diferentes pontos fortes e fracos, e a escolha entre os dois depende de fatores como as necessidades de condução, as preferências pessoais e as considerações ambientais.

Electric in motion

ELÉTRICO EM MOVIMENTO

COMO FUNCIONAM OS VEÍCULOS ELÉTRICOS

Ao conduzir um VE, um motor/máquina elétrica converte a energia elétrica armazenada na bateria de alta tensão em energia mecânica para fazer mover as rodas. Ao desacelerar, por exemplo, levantando o pedal do acelerador ou carregando no pedal do travão, o motor/máquina elétrica funciona como um gerador, convertendo a energia cinética em energia elétrica para armazenamento na bateria de alta tensão. A isto chama-se travagem regenerativa. Como condutor, em termos de resposta do veículo, não notará qualquer diferença em relação a um ICE: num VE, obtém a resposta de travagem a que está habituado, mas de uma forma muito mais eficiente em termos energéticos!

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