Home > Experiência Ford > História e Herença

Henry Ford revolucionou a vida de muitas pessoas com sua visão de tornar um carro prático e acessível. A linha de montagem móvel e as técnicas de produção em massa que desenvolveu, estabelecem o padrão para a prática industrial mundial, na primeira metade do século XX.

A história começa em Springwell, no estado de Wayne, Michigan, a 30 de julho de 1863, quando Henry era o primogénito dos seis filhos de William e Mary Ford. Cresceu numa quinta familiar próspera, e foi educado numa escola pequena com uma apenas uma turma, onde, desde cedo, mostrou interesse por tudo o que estava relacionado com a mecânica. Este interesse se torna-lo-ia num verdadeiro génio, ganhando o reconhecimento enquanto "um dos maiores industriais do mundo".

A História de Henry Ford

Renovação. Inovação.

A Ford é sinónimo de inovação tecnológica, desde o primeiro teto solar panorâmico em 1971, ao Sistema MyKey, em 2015.

Ford Keyless Entry Technology

A evolução da produção em massa

Henry Ford projetou a sua primeira linha de montagem móvel em 1913, revolucionando o processo de fabricação do seu Ford Model T.

Esta linha de montagem, inicialmente instalada na fábrica da Ford em Highland Park, Michigan, foi o espelho dos processos de produção em massa no resto do mundo.

Aprender o negócio cont.

A sua aprendizagem durou 3 anos, tendo depois voltado para a sua casa em Dearborn. Nos anos seguintes, Henry dividiu o seu tempo entre testar e reparar máquinas a vapor, o seu trabalho temporário numa fábrica de Detroit, e supervisionar as ferramentas da quinta do pai. Em 1888 aconteceu a maior mudança da sua vida, quando se casou com Clara Bryant e começou a administrar uma serraria.

Não demorou muito até se tornar num engenheiro da Edison Illuminating Company, em Detroit. A promoção a Engenheiro-chefe dois anos depois, permitiu-lhe obter o tempo e os fundos necessários para se dedicar completamente à sua verdadeira paixão – motores de combustão interna.

Henry Ford inspecting engine
First Ford Vehicle - Model T 1908

O início da Ford Motor Company cont.

Henry Ford concretizou o seu sonho de produzir um carro acessível, confiável e eficiente com a introdução do Modelo T, em 1908. Este veículo inaugurou uma nova era do transporte pessoal – era fácil de conduzir, manter e manobrar nas estradas em mau estado, tendo sucesso imediato.

Uma nova geração

Em 1919, Henry e o seu filho, Edsel, adquiriram ações de todos os acionistas minoritários,  no valor de US $ 105.568.858, o que os tornou nos únicos proprietários da empresa. Edsel sucedeu o seu pai como Presidente nesse mesmo ano e continuou no cargo até à sua morte, em 1943, altura em que Henry Ford retomou o comando da empresa.

Henry Ford and Henry Ford II
Henry Ford

A retirada da empresa

Depois de renunciar pela segunda vez à presidência da Ford Motor Company durante o mês de setembro de 1945, Henry foi substituído pelo seu neto, Henry Ford II. 

No ano seguinte, as suas contribuições para a indústria automobilística foram reconhecidas pelo American Automotive Golden Jubilee. Durante o mesmo ano, o American Petroleum Institute reconheceu-o pela sua enorme contribuição para o bem-estar da humanidade.

O fim de uma era

Henry Ford faleceu em sua casa em Fairland, Dearborn, a 7 de abril de 1947, às 11h40. No momento da sua morte, as inundações do rio Rouge provocaram cortes no fornecimento de eletricidade local. Acompanhado de lâmpadas e velas de querosene, a cena, sem dúvida, fez lembrar a sua data de nascimento, 83 anos antes.

Henry Ford seated portrait
alt

A Marca Ford

A forma oval da Ford é um dos símbolos com maior reconhecimento no mundo corporativo, sendo utilizado durante mais de 50 anos. Os primeiros esboços da marca registrada remontam ao início da empresa, quando o engenheiro assistente de Henry Ford desenvolveu uma versão estilizada com as palavras "Ford Motor Company". 

Esta é a sua evolução ao longo do tempo.

Ford 1903 logo

1903
O primeiro logotipo

Inicialmente, a tipografia foi usada em comunicações corporativas, em 1903. Com a produção do seu primeiro veículo, Modelo A, recebeu tratamento especial, resultando num logotipo único para o veículo, com um toque de modernismo.

Ford 1906 logo

1906
Logotipo com asas

Em 1906, surge uma tipografia mais elaborada, com as letras ‘F’ e ‘D’ com longas caudas – conhecidas como “script with wings”. Este logotipo foi usado em todos os carros Ford até o final de 1910, quando a tipografia foi revista, mantendo-se semelhante ao que está em uso atualmente. A marca Ford foi no Escritório de Patentes dos Estados Unidos, em 1909.

Ford 1907 logo

1907
Primeira oval

A primeira oval da Ford foi originalmente utilizada pelos agentes britânicos Perry, Thornton e Schreiber, precursores da Ford Motor Company Limited, original da Grã-Bretanha. Este oval foi usado para anunciar a Ford como o "selo de confiabilidade e economia“.

Ford 1911 logo

1911
Aperfeiçoando o oval

Ao combinar a tipografia e o oval, a Ford criou o logotipo definitivo. Os veículos Ford e as comunicações corporativas continuaram a usar a tipografia por escrito até o final da década de 1920.

Ford 1912 logo

1912
O carro universal

Durante um curto período de tempo, a Ford afastou-se do design oval e usou um design em triângulo, originalmente projetado para simbolizar velocidade, leveza, graça e estabilidade. O logotipo foi produzido em laranja ou azul escuro e carregava as palavras "O carro universal". Henry Ford não gostou do projeto e descartou-o rapidamente.

Ford 1927 logo

1927
O logotipo oval Ford

O então novo modelo A foi o primeiro veículo da Ford a transportar o oval da Ford como um emblema no radiador. Com o fundo azul familiar que conhecemos hoje, o logotipo foi usado em muitos carros até o final da década de 1950.

O oval azul desapareceu dos capots e das grelhas dos carros até meados dos anos 70, sendo substituído pela palavra "Ford". Note-se que o emblema oval da Ford foi consistentemente usado nas comunicações da empresa durante esse período.

O oval azul atual

Desde 1976, o oval da Ford caracterizou-se pela sua cor azul e prateada. Foi usado como marca registrada em todos os veículos da Ford, proporcionando uma marca facilmente reconhecível e consistente para todas as fábricas, instalações e produtos da empresa, em todo o mundo.

alt
Top