POLÍTICA PRIVACIDADE VEÍCULO CONECTADO

Privacidade e Proteção de Dados do Veículo Conectado

Através de dispositivos como smartphones, tablets e computadores, ligamo-nos ao mundo que nos rodeia utilizando tecnologia de comunicação sem fios. O seu veículo Ford permite-lhe fazer o mesmo!

Ter um veículo conectado significa que, dependendo da forma como está equipado, o seu Ford pode comunicar sem fios com aplicações no seu dispositivo móvel e connosco, com os nossos parceiros e com os nossos prestadores de serviços.

O seu veículo Ford pode ser ligado através das tecnologias SYNC, Wi-Fi, AppLink ou Modem da Ford. Consulte a secção Tecnologia em Ford.pt para saber mais sobre estas tecnologias. Para verificar que tecnologia de conectividade pode ser utilizada ou está instalada no seu veículo, consulte o manual do proprietário.

Todas as estradas digitais estão abertas para si quando compra um veículo conectado Ford.

Sobre a Ford

FORD LUSITANA, UNIPESSOAL LDA. é responsável pela informação recebida do seu veículo conectado, e para efeitos do Regulamento Geral Europeu de Proteção de Dados, é o responsável pelo tratamento.

FORD LUSITANA, UNIPESSOAL LDA. faz parte do Grupo Ford Motor Company. Pode consultar a lista das empresas do Grupo Ford Motor Company aqui.

Para algumas atividades de tratamento descritas aqui, a nossa empresa matriz, a Ford Motor Company, assume a responsabilidade principal e também é responsável pelo tratamento. Neste caso, a Ford Motor Company trabalhará consigo para garantir que a sua informação pessoal e os seus diretos relacionados com ela estão protegidos.

Quando utilizamos os termos «nós» ou «nosso», a menos que estipulemos o contrário, referimo-nos à FORD LUSITANA, UNIPESSOAL LDA. e à Ford Motor Company.

Mantendo-o no controlo

As informações do Veículo Conectado estão associadas ao número de identificação exclusivo do seu veículo ("número de identificação do veículo" ou "VIN"), o qual pode ser relacionado consigo, enquanto proprietário(a) ou locatário(a), bem como com outros identificadores de componentes do veículo. Pode obter mais informações aqui, no próprio veículo, no manual do proprietário, através da Ford app (quando disponível) ou contactando-nos através dos dados abaixo indicados.

Pode definir determinadas preferências relativas à recolha de Informações do Veículo Conectado nas definições do sistema de infoentretenimento do seu veículo. Também pode ligar para o Centro de Relações com Clientes Ford para conhecer as outras opções disponíveis para si.

FORD LUSITANA, UNIPESSOAL LDA.
Parque Tejo, nº5 , 2625-437
Forte da Casa (Portugal)
800 210 373 (número gratuito).

 

Ativação do modem

A ativação do modem nos nossos veículos proporciona uma infinidade de benefícios para o(a) cliente, permitindo-lhe tirar partido de todo o conjunto de funcionalidades de conectividade. A ativação do modem torna-se ainda mais poderosa quando conecta o seu Ford ao seu telemóvel, conectando o veículo aos Serviços Conectados elegíveis, incluindo períodos de avaliação gratuitos. Consulte os Termos da aplicação Ford para obter mais informações.

O nosso modem equipado permite a comunicação com a nuvem segura da Ford através da tecnologia móvel, tal como um dispositivo móvel com um cartão SIM. Tal como os restantes componentes do seu veículo, o módem de comunicações móveis e o respetivo cartão SIM são instalados de fábrica.

Diversas tecnologias funcionam em conjunto para proporcionar a conveniência e os conteúdos mais atualizados que a conectividade oferece. Os fornecedores de serviços de Internet e os operadores de redes móveis desempenham um papel essencial na disponibilização de grande parte das comunicações sem fios de que dependemos. O modem instalado não é exceção e trabalhamos com a Vodafone como nosso fornecedor de rede para a rede de dados móveis de que dependem as funcionalidades remotas da Ford app e a maioria dos Serviços Conectados. 

Uma vez conectado, o seu veículo envia-nos alertas periódicos. Estes alertas contêm um número único que identifica o cartão SIM do seu veículo, o VIN do seu veículo e o número de série eletrónico do seu modem. Tal como num dispositivo móvel/telemóvel, estes alertas proporcionam-lhe uma experiência rápida e fluida quando pretender ligar o seu veículo através da Ford app.

A ativação do modem permite que as Informações do Veículo Conectado (descritas mais detalhadamente abaixo) nos sejam enviadas a partir do seu veículo e permite à Ford Motor Company efetuar atualizações sem fios ao software e aos sistemas do veículo.

No momento da compra do seu novo Ford conectado, o seu concessionário explicar-lhe-á como o seu veículo fica totalmente conectado e como pode tirar partido de tudo o que a conectividade tem para oferecer. Aquando da entrega, o concessionário assegurará que as definições de conectividade do seu veículo são personalizadas de acordo com as suas preferências e indicar-lhe-á como desativar a conexão, caso assim o pretenda.

Independentemente de quão conectado(a) queira estar, o seu sistema SYNC mantém-no(a) no controlo. Pode definir as suas preferências no próprio veículo, incluindo quais as Informações do Veículo Conectado que são partilhadas connosco, em Definições de Conectividade, a qualquer momento. Pode obter mais informações aqui, no próprio veículo, no manual do proprietário.  

Tenha em atenção que desconectar o veículo ou alterar as definições de partilha de dados pode afetar a qualidade ou a disponibilidade de determinados Serviços Conectados.

Como o veículo guardará as suas preferências de conectividade e quaisquer dados que importe (por exemplo, a sua lista de contactos) e pode ter contas Ford associadas, não se esqueça de efetuar uma reposição de fábrica se algum dia vender o seu automóvel ou comprar um veículo usado equipado com modem! O manual do proprietário explica como fazê-lo.

Ponto de acesso Wi-Fi

Alguns veículos equipados com modem podem subscrever, junto da Vodafone, um serviço de Ponto de Acesso Wi-Fi no veículo. Para permitir a ativação do seu Ponto de Acesso Wi-Fi, são fornecidas à Vodafone determinadas informações, incluindo o VIN do seu veículo e o identificador do respetivo cartão SIM. Pode saber como utilizam os seus dados pessoais na respetiva política de privacidade, que estará disponível quando criar a sua conta para o Ponto de Acesso Wi-Fi. Embora a Vodafone forneça o Ponto de Acesso Wi-Fi e faça a gestão da sua subscrição, irá informar-nos quando determinados limites de utilização de dados forem atingidos. Se tiver emparelhado o seu Ford com o telemóvel na Ford app, pode consultar a utilização do plano de dados na própria aplicação Ford e no veículo. Para mais informações sobre o Ponto de Acesso Wi-Fi, consulte o site da Vodafone: https://internetinthecar.vodafone.com.

WI-FI SYNC

Comprometemo-nos a enriquecer e melhorar a experiência de condução do SYNC. Para que seja ainda melhor, publicaremos periodicamente atualizações de software para que tenha a última versão do SYNC & Maps para mantê-lo atualizado e bem informado.

Se o seu veículo não estiver equipado com o FordPass Connect, ao conectar-se ao Wi-Fi da sua casa ou outra rede Wi-Fi permitir-lhe-á obter atualizações do SYNC. De forma alternativa, o seu distribuidor também pode gerir uma atualização de software do SYNC.

Utilize redes de confiança e, como o SYNC recordará as redes a que se conecta, não se esqueça de fazer um Reset Total se algum dia vender o seu veículo!

AppLink

Ainda que o seu veículo não esteja equipado com o FordPass Connect, pode conectar as suas aplicações móveis favoritas com SYNC para usá-las de forma segura e conveniente enquanto conduz. O seu dispositivo móvel proporciona a ligação de dados (pelo que serão aplicados os encargos de dados) e o SYNC permite-lhe ter o controlo com integração de entretenimento informativo, incluindo os controlos de voz.

O SYNC lembrar-se-á do seu dispositivo móvel, assim, não se esqueça de fazer um Reset Total se algum dia vender o seu veículo, ou se comprar um veículo Ford usado.

Se mudar de opinião sobre a partilha dos dados do veículo com uma aplicação móvel ou quiser deixar de usá-la com o SYNC, pode sempre alterar as suas preferências na configuração da aplicação móvel do SYNC no seu veículo.

Como saber se está conectado?

Pode verificar algumas coisas no seu veículo se tiver dúvidas sobre a configuração de conectividade.

Pode verificar o sistema de entretenimento informativo do seu veículo na barra de estado do ecrã de alertas e notificações, incluindo a potência das redes Wi-Fi próximas ou a potência da conexão que vem do seu dispositivo móvel.

Em alguns veículos, aparecem ícones que indicam se a informação do veículo conectado, que pode incluir a localização, está a ser transmitida pelo veículo.

Por exemplo, se o seu veículo estiver equipado com o FordPass Connect e um sistema SYNC com um ecrã SYNC no veículo:

alt

indica que o modem está ativado e que está a transmitir a informação do veículo conectado, excluindo a localização,

alt

indica que está a transmitir a localização do veículo,

alt

indica que o modem está ativado, e que a informação do veículo conectado e a localização do veículo estão a ser transmitidas.

Cada caso é diferente, dessa forma verifique como o seu veículo está equipado. Pode averiguar que equipamento de conectividade está instalado no seu veículo, e saber que dados estão a ser transmitidos a partir do seu veículo no seu manual do proprietário ou pode perguntar ao seu distribuidor.

Também pode encontrar informação sobre como desconectar o seu veículo no seu manual do proprietário. Tenha em conta que desconectar o veículo ou fazer alterações na configuração da informação partilhada pode afetar a qualidade ou a disponibilidade de certos serviços.

Partilhar é cuidar! Partilhar o seu veículo ou conduzir um veículo partilhado

Se partilhar o seu veículo com outras pessoas, informe-as sobre as suas definições de conectividade. Por exemplo, indique-lhes onde podem encontrar a informação necessária para se ligarem ao Ponto de Acesso Wi-Fi do veículo e onde podem desativar a partilha de localização e de outros dados.

Podem ser criadas várias contas na Ford app, e mais do que uma conta pode ser conectada a um único veículo. Se estiver a conduzir um veículo ao qual estejam conectadas várias contas, o(s) utilizador(es) de cada conta terão acesso a:

  • a localização do veículo; 
  • serviços que permitem ligar o motor remotamente (em alguns países), trancar e destrancar; 
  • e serviços que apresentam informações sobre o estado do veículo (por exemplo, o nível de combustível). 

De igual modo, se estiver a conduzir um veículo ao qual a Ford app esteja conectada, o(s) utilizador(es) da aplicação terão acesso às informações e serviços acima indicados.

Se optar por associar uma conta na Ford app a um veículo que já esteja conectado a outra conta, o seu nome e o facto de ter pedido esta conexão serão partilhados, através da Ford app, com o(s) utilizador(es) que se conectaram ao veículo antes de si. A este(s) utilizador(es) será dada a possibilidade de permitir ou recusar a sua conexão ao veículo.

Pode obter mais informações sobre isto e sobre como impedir a partilha de dados entre o veículo e a Ford app aqui.

Alguns veículos apresentam notificações “pop-up” no próprio veículo para alertar os condutores para as definições de partilha de dados.  Os condutores com um dispositivo móvel não reconhecido poderão ver, no ecrã do veículo, uma notificação pop-up a alertar para as definições atuais de partilha de dados do veículo e/ou de localização. Um dispositivo móvel é considerado "reconhecido" se tiver sido emparelhado com um sistema de infoentretenimento, como o SYNC. Assim, se alguém for novo no seu veículo ou não o conduzir o suficiente para emparelhar o dispositivo móvel, o sistema notifica-o(a) das definições de partilha de dados atualmente ativas. Por isso, não se esqueça: ao repor a posição do banco ou ajustar os espelhos, pode também ser necessário repor as suas definições de dados. Tenha em atenção que desconectar o veículo ou alterar as definições de partilha de dados pode afetar a qualidade ou a disponibilidade de determinados serviços.

O nosso compromisso consigo

Comprometemo-nos a gerir os seus dados pessoais, incluindo as Informações do Veículo Conectado, de forma justa e em conformidade com as nossas políticas de privacidade e com a lei.

Pode obter informações gerais sobre as práticas de privacidade da FORD LUSITANA, UNIPESSOAL LDA. aqui.  

Também pode saber mais sobre as informações que o seu veículo recolhe e utiliza consultando o manual do proprietário ou a Ford app (quando disponível).

Só trataremos os seus dados pessoais, incluindo as Informações do Veículo Conectado, quando tivermos fundamento jurídico ao abrigo da legislação europeia de proteção de dados, nomeadamente: Com o seu consentimento. Em alguns casos, a nossa utilização das suas informações pessoais necessita do seu consentimento. Quando nos baseamos na utilização dos seus dados pessoais no consentimento, tem o direito de retirar esse consentimento a qualquer momento.

Para celebrar ou executar o nosso contrato consigo. Estes contratos podem incluir, por exemplo, os termos ao abrigo dos quais a Ford disponibiliza a Ford app.

Quando consideramos que a utilização dos seus dados pessoais é necessária para cumprir as nossas obrigações legais Quando a utilização dos seus dados pessoais se enquadrar nos nossos interesses legítimos, ou nos interesses legítimos da organização com a qual partilhámos os seus dados pessoais, e tivermos assegurado que os seus dados pessoais, bem como os seus direitos relativamente a esses dados, estão protegidos. Baseamo-nos neste fundamento, por exemplo, para: personalizar a sua experiência e as comunicações de marketing que recebe; prever quais os produtos ou serviços Ford que poderão ser do seu interesse; gerir e melhorar a nossa atividade e a nossa relação consigo; avaliar a qualidade dos serviços que nós e os concessionários prestamos, bem como dos serviços prestados pelos nossos fornecedores a nós ou em nosso nome; disponibilizar atualizações sem fios dos sistemas do veículo e para efeitos de resolução de problemas; em alguns casos, realizar atividades de diagnóstico remoto; desenvolver produtos, serviços e estratégias comerciais e de marketing novos e melhorados; realizar pesquisas; proteger ou defender os nossos direitos ou bens, ou os de terceiros, ou detetar, prevenir ou, de outro modo, resolver questões de fraude, segurança ou privacidade.

Em determinadas circunstâncias, podemos necessitar de utilizar os seus dados pessoais quando considerarmos necessário para cumprir uma obrigação legal, proteger a segurança ou os interesses vitais de alguém, ou para fins de interesse público.

Informação do veículo conectado

A informação do veículo conectado é informação sobre o rendimento do seu veículo, os seus componentes, peças e o seu estado, sobre como o seu veículo é utilizado, incluindo como é conduzido, a sua localização e o ambiente em que conduz (por exemplo, informação sobre a temperatura do exterior do veículo). Costuma associar-se com o NIV do seu veículo, que pode vincular-se consigo como proprietário ou arrendatário. A seguir, incluem-se os tipos de informação do veículo conectado que recolhemos e os fins para os quais, quando tenhamos uma um fundamento de licitude para o seu tratamento. .

Segundo o nível de conectividade que escolher para o seu veículo e, em alguns casos, as suas escolhas relativamente à informação do seu veículo conectado, nem todas as categorias de informação do veículo conectado podem ser recolhidas ou utilizadas para os fins descritos. A Ford pode anonimizar os dados e usá-los para qualquer propósito.

Tratamos a informação do veículo conectado utilizando sistemas de análise de dados de última geração para garantir a qualidade dos serviços e obter informação importante sobre os fins que se descrevem a seguir.

Categoria da informação do veículo conectado
Exemplos de dados Como é usado pela Ford?
Informação do veículo
Número de identificação do veículo (NIV), modelo de hardware e números de peças, estado dos sistemas do veículo (p. ex., níveis de fluidos, pressão dos pneus, e fechos), conta-quilómetros, e outra informação sobre como funciona o seu veículo

Para prestar serviços de conectividade; para entender melhor e solucionar problemas de rendimento do veículo; para fins de diagnóstico remoto; para fins de investigação e melhoria de produtos; e para oferecer-lhe produtos e serviços à sua medida.

A informação do veículo pode ser transmitida remotamente através do FordPass Connect, AppLink, Wi-Fi ou obtida diretamente do veículo nas visitas de serviço.

Características de condução e funcionamento
Velocidade, uso do acelerador, travões, direção, cintos de segurança e outra informação similar sobre como o veículo é usado

Para prestar serviços de conectividade; para fins de investigação e melhoria dos produtos; para entender melhor e solucionar problemas de rendimento do veículo; para prestar serviços que requerem a referida informação, como ofertas de descontos do seguro automóvel pela mão da sua companhia de seguros (segundo disponibilidade); e para oferecer-lhe produtos e serviços à sua medida.


As características da condução podem nos ser transmitidas de forma remota através do FordPass Connect ou AppLink.

Informação de serviços no veículo
Wi-Fi e ligação de rede móvel; versões de software e firmware de sistemas para veículos como SYNC; rendimento e uso de sistemas e tecnologia da cabina do veículo, como navegação, sistemas de entretenimento informativo, emparelhamentos de telefone/Bluetooth, controlo de temperatura, posição do assento e SYNC; alterações na configuração da conectividade.

Para prestar serviços de conectividade; para entender melhor e solucionar problemas de rendimento; para fins de diagnóstico remoto; para fins de investigação e melhoria de produtos; e para oferecer-lhe produtos e serviços à sua medida.


A informação dos serviços no veículo pode ser transmitida de forma remota através do FordPass Connect, AppLink, Wi-Fi ou obtida diretamente do veículo nas visitas de serviço.

Informação precisa sobre a localização

Latitude e longitude do seu veículo recolhidas em tempo real.

Esta informação pode ser utilizada para determinar a localização atual, a direção da viagem e a velocidade do seu dispositivo ou veículo.

Para prestar serviços de conectividade (p. ex., Live Traffic); para entender melhor e solucionar problemas de rendimento; para fins de diagnóstico remoto; para fins de investigação e melhoria dos produtos; e para oferecer-lhe produtos e serviços à sua medida.

A informação sobre localização precisa pode ser usada para lhe oferecer produtos e serviços à sua medida. A informação precisa sobre a localização é-nos transmitida de forma remota através do FordPass Connect ou AppLink.

Alertas sobre
o estado
da ligação

O modem envia periodicamente mensagens para permanecer conectado à rede de telecomunicações. Estas mensagens incluem informação que identifica o seu veículo, o SIM e o número de série eletrónico do modem. Os fornecedores da rede poderão ter acesso a informação adicional, por exemplo, identificação da torre da rede de telemóvel.
 
Nota: O FordPass Connect continuará a enviar esta informação a menos que o cartão SIM esteja desativado. Entrar em contacto com o seu Centro de Apoio ao Cliente local para obter mais informação.

Para validar que o FordPass Connect é capaz de enviar e receber dados através da rede de telecomunicações.

Os alertas sobre o estado da ligação são transmitidos à Ford de forma remota através do FordPass Connect.

Informação sobre atualização OTA
Versões de software e firmware atuais do FordPass Connect e outras especificações técnicas associadas com um modem específico ou outros módulos/sistemas do veículo.

Para garantir que o FordPass Connect, os módulos do veículo, e os sistemas têm todas as atualizações e versões de software necessárias e atuais.

A informação sobre atualização OTA é-nos transmitida de forma remota através do FordPass Connect ou através de Wi-Fi.

next
prev

Podemos igualmente utilizar as Informações do Veículo Conectado acima descritas para:

  • verificar se o modem do veículo está totalmente conectado e, caso não esteja, contactá-lo(a) com informações sobre os nossos serviços de conectividade. No entanto, só o faremos se tiver concordado em receber comunicações de marketing da nossa parte;
  • satisfazer os seus pedidos (por exemplo, para lhe permitir receber serviços através da Ford app); 
  • gerir e melhorar o nosso negócio e a nossa relação consigo; 
  • avaliar a qualidade dos serviços que prestamos e os serviços que os nossos fornecedores nos prestam ou em nosso nome; 
  • lidar com as suas dúvidas; 
  • ajudar a compreender, desenvolver e melhorar os nossos produtos, processos, serviços e estratégias de marketing; 
  • cumprir as nossas responsabilidades legais e regulamentares, para responder a processos legais ou pedidos de informações emitidas por autoridades governamentais ou outros terceiros, para prevenir e detetar crimes e fraudes, ou proteger os seus direitos, nossos ou de terceiros.

Podemos, quando a lei o permitir, analisar, utilizando processos automatizados de tomada de decisões, e combinar a sua informação do veículo conectado com outra informação que tenhamos sobre si, para ajudar com os fins descritos anteriormente. Isto poderá incluir, por exemplo, analisar informação de diagnóstico do veículo, gerir retiradas, avaliar a eficácia do nosso serviço de marketing e apoio ao cliente, realizar análise de mercado e identificar produtos ou serviços que possam interessar-lhe, e entrarmos em contacto consigo para informá-lo sobre esses produtos e serviços.

Em circunstâncias pontuais, as decisões automáticas que tomemos podem ter um efeito legal ou similar sobre si. Apenas tomaremos este tipo de decisões automáticas sobre si se:

  • as decisões forem necessárias para executar ou realizar um contrato consigo;
  • as decisões forem autorizadas pela lei; ou
  • nos der o seu consentimento para que tomemos decisões automáticas.

Pode entrar em contacto connosco para solicitar mais informação sobre a tomada de decisões automatizada e, em alguns casos, opor-se ao uso que façamos da tomada de decisões automatizada, ou solicitar que uma decisão automatizada seja verificada por uma pessoa.

Dados e segurança do veículo

Ninguém pode garantir que a transmissão de dados através da Internet seja segura, mas nós, os nossos fornecedores de serviços e parceiros levamos muito a sério a proteção de dados e a cibersegurança.

Utilizamos várias medidas de segurança técnicas, administrativas e físicas para ajudar a proteger e manter a segurança, a integridade e a disponibilidade da informação do veículo conectado.

Cibersegurança do veículo

A Ford tem uma equipa de cibersegurança para veículos conectados, e estabelece várias medidas de segurança técnicas e organizativas para proteger a informação do veículo conectado, incluindo controlos de acesso para limitar o acesso desnecessário ou não autorizado à informação do veículo conectado, assim como medidas de segurança cibernética como a função hash e a encriptação de dados.

Participamos ativamente em vários fóruns partilhados do setor centrados em como abordar estes complicados problemas técnicos. Além de contar com profissionais especializados em segurança do veículo automóvel, também trabalhamos com organizações dentro da crescente comunidade de profissionais especializados em cibersegurança, incluído o grupo de trabalho de Auditoria e Controlo e Fabricação de Sistemas de Informação BITS, e aplicamos estas ótimas práticas gerais ao veículo, quando proceda.

A Ford também se orgulha de participar como fundador num esforço de toda a indústria para abordar problemas emergentes através do Auto-ISAC (Centro de Análise e Intercâmbio de Informação Automobilística). O Auto ISAC serve como eixo nevrálgico para os fabricantes de automóveis, fornecedores e outros grupos de interesse e partilha de inteligência cibernética, coordenar e responder às ciberameaças eletrónicas do veículo.

Ceder e partilhar dados

Podemos partilhar a informação do veículo conectado com:

  • empresas ou outras organizações que tivermos contratado para prestar serviços em nosso nome, como empresas de alojamento web e outros fornecedores de tecnologia da informação;
  • empresas ou outras organizações quando nos tiver pedido ou tenhamos acordado que podemos partilhar a sua informação pessoal com elas;
  • distribuidores e os nossos parceiros quando for necessário para oferecer-lhe um produto ou serviço, que inclui, por exemplo, o nosso fornecedor de rede Vodafone;
  • assessores profissionais;
  • qualquer organismo de segurança, jurídico, regulador, autoridade governamental ou outro terceiro quando consideremos que é necessário para cumprir com uma obrigação legal ou normativa, ou caso contrário, para proteger os nossos direitos, os direitos de qualquer terceiro ou a segurança pessoal das pessoas, ou para detetar, prevenir ou abordar problemas de fraude, proteção ou segurança;
  • qualquer terceiro que compre, ou a quem cedamos, todos ou substancialmente todos os nossos ativos e negócios; e
  • empresas no Grupo Ford Motor Company, uma lista das quais se pode encontrar aqui [http://corporate.ford.com/global-links.html#s0f0].

Quando partilhamos a sua informação pessoal, asseguramo-nos de que é utilizada para fins que sejam compatíveis com os que são descritos aqui.

A sua informação pessoal pode ser cedida dentro do Espaço Económico Europeu («EEE»), assim como a países fora do EEE (inclusive à Ford Motor Company nos EUA).

A Comissão Europeia pode não considerar que os países a quem cedemos a sua informação pessoal garantam o nível adequado de proteção da informação pessoal. Quando cedemos a sua informação pessoal fora do EEE, certificamo-nos de que o fazemos de acordo com as leis de proteção de dados aplicáveis. Por exemplo, quando for necessário, estabeleceremos controlos de segurança apropriados de acordo com as nossas obrigações legais para garantir que a sua informação pessoal esteja adequadamente protegida, independentemente do país a que é cedida. Estes controlos de segurança podem incluir a obtenção de garantias contratuais de qualquer terceiro que tenha acesso à sua informação pessoal, de que a sua informação pessoal estará protegida por standards equivalentes a aqueles que protegem a sua informação pessoal quando está no EEE. Se desejar obter mais informação sobre como a Ford protege a sua informação pessoal quando é cedida fora do EEE, ou para obter uma cópia das medidas de segurança que implementamos para proteger a sua informação pessoal quando se cede, entre em contacto com a FORD LUSITANA, UNIPESSOAL LDA. utilizando os dados que se apresentam mais abaixo.

Conservação

Guardamos apenas a sua informação pessoal em forma identificável pelo tempo que for necessário para os fins estabelecidos anteriormente. Isto geralmente significa conservar a informação quando ocorra um dos seguintes pontos:

  • a sua informação é razoavelmente necessária para satisfazer os fins para os quais apresentou a informação ou nós a recolhemos;
  • a sua informação é razoavelmente necessária para proteger e defender os nossos direitos ou propriedade (geralmente será a duração do período de limitação relevante na sua jurisdição); ou
  • nos é exigido de qualquer outro modo que conservemos a sua informação segundo as leis ou regras aplicáveis.

Quando a informação for utilizada para mais de um fim, conservamo-la até que expire o fim com o último período.

Assim que a informação do veículo conectado já não for necessária, é irreversivelmente anonimizada ou destruída.

Para obter mais informação sobre as nossas políticas de conservação, entre em contacto connosco através dos dados de contacto que estão disponibilizados mais abaixo.

Os seus direitos e como contactar-nos

Tem o direito, como indivíduo, a saber que informação temos sobre si e para que fins, assim como a realizar correções se for necessário. Também tem o direito, em alguns casos, de objetar que continuemos a proceder ao tratamento da sua informação pessoal, ou de pedir-nos que eliminemos e restrinjamos o uso da sua informação. Em alguns casos, também pode solicitar que a sua informação pessoal lhe seja proporcionada num formato eletrónico de uso comum para que possa partilhá-la com outras organizações (isto frequentemente denomina-se direito de «portabilidade de dados»).

Recomendamos que entre em contacto connosco para atualizar ou corrigir a sua informação pessoal se alterar ou se a informação pessoal que dispomos sobre si for incorreta.

Se não estiver satisfeito com a forma como usamos a sua informação, esperamos que em primeiro lugar nos comunique esse facto para que possamos esclarecer as suas dúvidas e responder às suas solicitações. Contudo, também tem o direito de apresentar uma reclamação perante a autoridade nacional de controlo de proteção de dados.

Se tiver perguntas ou dúvidas relativamente ao uso que fazemos da sua informação, ou desejar exercer algum dos seus direitos, em primeiro lugar, entre em contacto com a FORD LUSITANA, UNIPESSOAL LDA.

Pode encontrar os dados de contacto da FORD LUSITANA, UNIPESSOAL LDA. aqui:

FORD LUSITANA, UNIPESSOAL LDA
Parque Tejo, nº5 , 2625-437
Forte da Casa (Portugal)
800 210 373 (número gratuito).

Também poderá entrar em contacto com a Ford Motor Company pelo número +001- 800-392-3673, 800-232-5952 (número gratuito) (DTS para pessoas com problemas de audição), ou

Customer Relationship Center
P.O. Box 6248
Dearborn, MI 48126

Também pode entrar em contacto com o responsável europeu de proteção de dados diretamente através do endereço de correio eletrónico

dpeurope@ford.com

Alterações

É possível que esta informação seja modificada ou atualizada em algum momento. Quando as alterações tiverem um impacto fundamental na natureza do tratamento ou tiverem um impacto substancial sobre si, será avisado com antecedência suficiente para que tenha a oportunidade de exercer os seus direitos relativamente à sua informação pessoal (por exemplo, opor-se ao tratamento).