Home > Passageiros > NOVO FIESTA ST > Características > Experiência de Condução

Experiência de Condução

Todos os sistemas e funcionalidades inteligentes do novo Fiesta ST têm uma finalidade. Desde facilitar o estacionamento, a condução em autoestrada e as manobras de marcha-atrás, até contribuir para permanecer na faixa de rodagem, identificar os sinais de trânsito e ver o que se passa no ângulo morto. Além disso, como se trata de um automóvel concebido para performance, as funcionalidades como o Controlo de Arranque também podem melhorar as capacidades de condução naturais.

Ford Fiesta-ST steering wheel detail

Adaptar a experiência de condução

Desde uma curta deslocação às compras até um dia exigente na estrada: tem à sua disposição uma série de Modos de Condução Selecionáveis (Normal, Sport e Sport+), que ajustam o mapeamento do motor e outros sistemas para otimizar a experiência de condução. Pode modificar manualmente a posição do acelerador e do pedal dos travões, assim como a resposta da direção. O Controlo de Vetores de Binário melhorado, o Controlo Eletrónico de Estabilidade de três modos e um chassis preparado para o desempenho proporcionam uma condução de precisão, enquanto a existência de molas, jantes e sistema de direção desportivos equipam um carro concebido para dar resposta aos seus requisitos de condução.

Afinado para o prazer

Inspirado na experiência em tecnologias e engenharia da Ford Performance, o chassis e a suspensão do novo Ford Fiesta ST foram afinados para maximizar a potência do automóvel e proporcionar uma precisão excecional na condução. Além disso, as definições de condução e suspensão são otimizadas com a seleção de um modo de condução. Por sua vez, os faróis traseiros de torção garantem que as rodas traseiras funcionam sempre numa harmonia sincronizada, enquanto o chassis permanece rígido nas curvas difíceis.

Ford Fiesta-ST driving in mountains

Um sistema avançado para permanecer na estrada

O Sistema de aviso de saída de estrada utiliza uma câmara frontal para detetar se o condutor se está a afastar acidentalmente da sua faixa de rodagem. O aviso de saída de estrada alerta-o através de uma vibração suave no volante e de um indicador visual de aviso. Se demorar a reagir ou se não houver resposta, o aviso de saída de estrada dispõe de assistência à direção para o ajudar a regressar à faixa de rodagem em segurança. Esta tecnologia foi concebida para estradas com várias faixas (como as autoestradas), pelo que é desativada automaticamente a velocidades inferiores a 65 km/h ou pode ser desativada manualmente.

Vê os sinais de trânsito que o condutor poderá não conseguir ver

Quer os sinais se encontrem na beira ou acima da estrada, quer sejam permanentes, quer temporários, o Reconhecimento de Sinais de Trânsito consegue identificá-los. Um ícone com o sinal de velocidade ou de proibição de ultrapassar aparece no painel de instrumentos e muda quando entrar numa zona com um limite diferente.

Ford Fiesta-ST side closeup at night

Ajudam-no a ver sem encadear os outros veículos

Uma funcionalidade útil para a condução noturna. Os faróis mudam temporariamente de máximos para médios, quando detetam o trânsito à frente ou os veículos em sentido contrário, evitando que encadeie outros condutores. Em seguida, voltam automaticamente para os máximos proporcionando-lhe máxima visibilidade.

Tecnologia que vê o que o condutor não consegue ver

O Sistema de deteção do Ângulo Morto (BLIS) utiliza sensores de radar que monitorizam os locais de ângulo morto, de ambos os lados do Fiesta. Se detetarem um veículo que o condutor não consegue ver, alertam-no, através de uma luz Cor de laranja, apresentada de forma bem visível no respetivo espelho retrovisor. Quando fizer uma manobra de marcha-atrás para sair de um lugar e tiver visibilidade reduzida do local, o Alerta de Trânsito Cruzado consegue detetar os veículos que se aproximam e emite um aviso sonoro. Esta tecnologia também acende uma luz no espelho retrovisor esquerdo ou direito, dependendo do sentido dos veículos que se aproximam.

Ford SYNC com Assistência de Emergência pode pedir ajuda mesmo se não for capaz de o fazer

O Ford SYNC 3 com Assistência de Emergência é uma tecnologia que pode salvar vidas. Em caso de ocorrer um acidente, quando o airbag dispara ou o consumo de combustível é desativado, a tecnologia automaticamente realiza uma chamada direta aos serviços de emergência local. Essencialmente, o sistema fornece informação vital, como as suas coordenadas GPS, mesmo que se encontre inconscienteFiesta ST Assistência de Emergência.

Inversões de marcha mais fáceis

Pilares, bicicletas, muros baixos, etc. A câmara de visão traseira apresenta tudo o que estiver atrás de si no ecrã. O sistema é acionado automaticamente quando seleciona a marcha-atrás e ajuda-o a estacionar até nos lugares mais apertados, através de linhas de estacionamento virtuais.

Ford Fiesta rear view camera turned on
Ford Fiesta ST driver alert

O Alerta ao Condutor avisa-o quando estiver cansado.

O Alerta ao Condutor monitoriza de forma contínua a sua condução, tendo sido concebido para detetar desvios causados por fadiga. Se o sistema verificar que está menos vigilante, aparece um ícone de aviso no ecrã que o alerta sugerindo que faça uma pausa. Se a sua atenção diminuir ainda mais, a mensagem é repetida, juntamente com um alarme sonoro.

Controlo adicional no arranque em subidas

A Assistência ao Arranque em Subidas impede temporariamente que o automóvel descaia, quando arranca numa subida íngreme. O sistema funciona mantendo a pressão no sistema de travagem durante mais 2,5 segundos, permitindo-lhe assim mais tempo e controlo quando muda o pé do pedal do travão para o acelerador. Também é muito útil quando para e arranca em superfícies escorregadias.

Ford Fiesta parked up hill
Ford Fiesta parked up hill

Viagens menos cansativas e mais económicas

O Controlo de Velocidade Automático com Limitador de Velocidade Ajustável ajuda-o a manter o veículo dentro do limite de velocidade predefinido. Este sistema pode poupar-lhe combustível, reduzir as probabilidades de ultrapassar o limite de velocidade. Além disso, tal como todos os sistemas de controlo de velocidade, permite manter a velocidade pretendida e ao mesmo tempo evita que tenha de manter o pé no acelerador.

Direção Assistida Elétrica que responde em todas as situações

A Direção Assistida Elétrica (EPAS) adapta-se automaticamente à velocidade e às condições de condução. A baixas velocidades, o sistema torna a direção mais leve e fácil para maior manobrabilidade. A altas velocidades, quando é necessário maior controlo, segura a direção. Agora com controlo anti-derrapagem, a EPAS também tem em consideração os ventos laterais e outras condições de condução, enquanto o controlo de oscilação da direção reduz a vibração indesejada no volante.

Ford Fiesta with close up of power assisted steering
Top