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Alternativas ao combustível Diesel

Introdução

Para muitos dos nossos clientes, o combustível dos veículos representa a maior parte dos custos operacionais, pelo que a redução do consumo de combustível e das emissões de CO2 é uma grande prioridade.

O Óleo Vegetal com Hidrotratamento (HVO) e o Gás para Líquido (GTL) são ambos combustíveis alternativos aprovados pela Ford para veículos comerciais com motor Diesel, para ajudar a ter uma frota mais amiga do ambiente.

São combustíveis inflamáveis mais limpos que permitem melhorar as emissões e reduzir a carga de fuligem/Filtro de Partículas Diesel (DPF). Por conseguinte, são vistos como mais amigos do ambiente do que o Diesel convencional EN590.

 A tabela abaixo mostra os veículos Ford aprovados para utilização de HVO e GTL:

VeículoCompatível com HVO e GTL desde MYMotor
Transit19.75MY+2.0L EcoBlue
Transit Custom19.75MY+ (incl. 24MY+)2.0L EcoBlue
Tourneo Custom19.75MY+ (incl. 24MY+)2.0L EcoBlue
Ranger20MY+2.0L EcoBlue
3.0L EcoBlue
Transit/Tourneo Connect19.75MY+1.5L EcoBlue
Novo Transit Connect24.5MY+2.0L EcoBlue
Novo Tourneo Connect22.5MY+2.0L EcoBlue
Transit Courier21.25MY+1.5L Duratorq
Novo Transit Courier24MY+1.5L EcoBlue

Óleo Vegetal com Hidrotratamento (HVO)

O que é o HVO?

  • O HVO é uma forma de combustível Diesel parafínico renovável produzido a partir de uma grande variedade de matérias-primas, incluindo óleo alimentar usado, utilizando processos convencionais de refinamento de óleo. (Não se trata do óleo alimentar não processado que se compra nas lojas)
  • Os combustíveis HVO são abrangidos pela norma europeia EN 15940 para combustíveis Diesel parafínicos nos mercados da UE 
  • O HVO não é equivalente aos combustíveis de Biodiesel de "1.ª geração" (B5-B30) utilizados atualmente em alguns mercados da UE
  • Os processos de refinação do HVO utilizam hidrogénio em vez de metanol (utilizado na produção de Biodiesel) como catalisador, para um combustível mais estável e de combustão mais limpa 
  • Os produtos HVO são combustíveis de alta qualidade com propriedades muito semelhantes às do Diesel de bomba à base de petróleo

Quais são as vantagens do HVO?

  • O combustível HVO é uma alternativa ecológica ao Diesel tradicional e aos combustíveis Biodiesel
  • O HVO pode reduzir significativamente as emissões de gases com efeito de estufa em comparação com o Diesel de bomba, especialmente se for produzido a partir de matérias-primas recicladas
  • O HVO é mais estável do que o Biodiesel, sem os potenciais inconvenientes como o aumento das emissões de NOx, a formação de depósitos, os problemas de estabilidade no armazenamento, as fracas propriedades a frio ou o envelhecimento mais rápido do óleo do motor (exceto que pode haver um ligeiro impacto negativo na vida útil do óleo para os condutores de entregas urbanas a velocidades muito baixas)
  • O HVO não requer atualizações do veículo nem tem quaisquer limitações de desempenho
  • O HVO pode ser misturado com Diesel de petróleo em qualquer proporção até 100%.
  • O intervalo de manutenção/garantia não é afetado pela utilização de HVO

Disponibilidade do HVO

Espera-se que a utilização de HVO registe um crescimento constante na Europa nos próximos 5 anos, à medida que mais produção se torna disponível

Gama de matérias-primas renováveis

  • Óleo alimentar usado
  • Resíduos de gordura animal da indústria de transformação de alimentos
  • Resíduos de gordura da indústria de transformação de peixe
  • Óleo de milho técnico
  • Tall Oil
  • Óleo de camelina
  • Óleo de jatrofa
  • Óleo de soja
  • Óleo de colza

Marcas de HVO nos mercados da UE

  • Neste
  • Care Diesel
  • HVO 100
  • XTL
  • NExBTL
  • Evolution Diesel (mistura HVO/EN590)
  • Blauwe Diesel (mistura HVO/EN590)
  • R33 BlueDiesel (mistura HVO/EN590)

Podem estar disponíveis outras misturas HVO/EN590

Gás para Líquido (GTL)

O que é o GTL?

  • O GTL é outra forma de combustível parafínico que utiliza o gás natural (metano) para sintetizar uma gama de combustíveis petroquímicos, incluindo o Diesel
  • O gás natural é frequentemente um produto residual das refinarias de petróleo ou produzido em regiões onde o seu transporte é difícil e dispendioso devido ao arrefecimento extremo necessário.
  • O estado líquido do GTL facilita o seu transporte e manuseamento
  • O GTL pode ser utilizado como combustível de substituição, substituindo o Diesel normal sem modificações no motor
  • Os combustíveis GTL são abrangidos pela norma europeia EN 15940 para combustíveis Diesel parafínicos nos mercados da UE 
  • O GTL é inodoro e facilmente biodegradável

Quais são as vantagens do GTL?

  • O combustível GTL é praticamente isento de impurezas, como enxofre, metais, nitrogénio e aromáticos, o que o torna menos nocivo para o ambiente e permite que o motor funcione de forma mais suave e silenciosa.
  • Esta pureza significa que a combustão é mais limpa – a redução das emissões de fuligem diminui consideravelmente a necessidade de renovação dos filtros de partículas Diesel, pelo que é ideal para veículos utilizados predominantemente a baixas velocidades
  • A redução de poluentes contribui para o cumprimento dos regulamentos ambientais locais
  • Está provado que o GTL tem um melhor desempenho no arranque a baixas temperaturas devido à sua baixa densidade e maior índice de cetano (velocidade de combustão de um combustível Diesel), pelo que é excelente para a fiabilidade durante todo o ano
  • O GTL não requer atualizações do veículo nem tem quaisquer limitações de desempenho
  • O intervalo de manutenção/garantia não é afetado pela utilização de GTL

Disponibilidade do GTL

  • O GTL ainda não está amplamente disponível para o público em geral nas bombas de combustível – atualmente destina-se mais a frotas cativas com as suas próprias instalações de reabastecimento.
  • Pode ser entregue em depósitos ou locais de trabalho tal como o Diesel normal, pelo que é especialmente adequado para centros de frotas (aeroportos, autarquias locais, serviços postais, veículos de construção) 

Marcas de GTL nos mercados da UE

  • Shell GTL

 

 Nota: Não utilize óleo vegetal normal, dado que tal poderá originar uma reação química e provocar danos no motor que não estejam abrangidos pela Garantia do veículo.

 Nota: Não recomendamos a utilização de aditivos extra para evitar a formação de cera no combustível.

Para obter informações específicas sobre o seu veículo, consulte a secção "Qualidade do combustível" no Manual do Proprietário.

 

Informações adicionais

Combustíveis alternativos

Biodiesel

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