Home > Pòs Venda > Produtos e Serviços > FordPass Connect Support & FAQs
FordPass Connect

FordPass Connect

Suporte & FAQs

O novo modem FordPass Connect e a aplicação FordPass permitem-lhe interagir com o seu veículo como nunca antes tinha acontecido. Isto é possível graças a um conjunto de serviços conectados no veículo e smartphone, que funcionam de forma integrada, para mantê-lo facilmente conectado em todas as viagens. Saiba mais sobre a tecnologia FordPass Connect aqui.

Tecnologia FordPass Connect

Descubra como pode aproveitar ao máximo o FordPass Connect com os nossos vídeos explicativos.

FAQs

Precisa de ajuda? Aquí pode encontrar as respostas às perguntas mais frequentes.

  • Qual é a diferença entre a FordPass, a FordPass Pro e o FordPass Connect?

    A FordPass é uma aplicação concebida para proprietários de veículos de passageiros. Permite-o interagir com o veículo utilizando um conjunto de funcionalidades na aplicação.

    A FordPass Pro foi concebida para proprietários de pequenas empresas/pequenas frotas. Permite-o interagir com veículos comerciais, utilizando funcionalidades na aplicação criadas especificamente para o trabalho na estrada.

    O FordPass Connect é o modem incorporado que permite a ligação e transferência de dados de e para o veículo, permitindo a ativação e utilização de funcionalidades de veículos conectados.

    Nos detalhes importantes sobre as funcionalidades do modem incluem-se:

    • O serviço eCall é gratuito durante todo o tempo de vida útil do veículo.
    • As funcionalidades básicas da FordPass Connect (Arranque remoto, Bloqueio e Desbloqueio remotos) são oferecidas gratuitamente durante os primeiros 10 anos de propriedade do veículoTooltip.
    • As funcionalidades melhoradas como Live Traffic e as Informações de perigo local estão sujeitas a pagamento após 12 meses de avaliação gratuitaTooltip.
    • A Vodafone é o fornecedor de dados atual do ponto de acesso Wi-Fi do FordPass Connect. A Vodafone oferece atualmente uma avaliação de 3 meses ou 3 GBTooltip do ponto de acesso Wi-Fi. Para comprar Pacotes de dados adicionais, basta iniciar sessão na sua conta Vodafone online.

    Para mais informações sobre cada funcionalidade do modem FordPass Connect, consulte as secções no menu pendente desta página.

    Como é que começo e utilizo o FordPass Connect?

    Ao adquirir um veículo Ford com o FordPass Connect, terá de transferir a aplicação FordPass (para veículos de passageiros) ou a FordPass Pro (para veículos comerciais) para o seu smartphone, a partir da App Store ou do Google Play.

    Como é que posso ativar o FordPass Connect no meu smartphone?

    Pode ativar o FordPass Connect a partir da secção Início da aplicação FordPass ou FordPass Pro. Em seguida, é necessário confirmar a ativação a partir do interior do veículo, utilizando o ecrã. Veja os nossos vídeos explicativos para obter instruções mais detalhadas https://www.youtube.com/user/FordPortugalOficial

    Se comprou um Ford usado com FordPass Connect a um particular, não se esqueça de fazeres uma reposição de fábrica do sistema SYNC e, em seguida, criar uma conta FordPass na aplicação ou iniciar sessão com uma conta existente. Pode ver o nosso vídeo explicativo para efetuar a reposição de fábrica: https://www.youtube.com/user/FordPortugalOficial

    Como é que confirmo se o meu carro tem um modem FordPass Connect?

    FordPass Connect logo

    Se o ecrã SYNC do veículo mostrar este mosaico na secção Definições, isso significa que o seu veículo tem um modem FordPass Connect.

    Posso instalar o FordPass Connect no meu carro atual?

    Infelizmente, não é possível atualizar um veículo pós-venda para incluir o modem FordPass Connect.

    Haverá custos adicionais para utilizar as funcionalidades FordPass Connect quando viajar para o estrangeiro?

    • A nossa funcionalidade automática de chamadas de emergência, o eCall, nunca implicará custos adicionais. Esta funcionalidade é gratuita durante toda a vida útil do veículo. O eCall é uma iniciativa da Comissão Europeia que exige um sistema no veículo que ligue para os serviços de emergência se for ativado um evento do sistema eCall automático através da deteção de um acidente rodoviário grave ou se um evento eCall manual for acionado por um ocupante do veículo. 
    • Não há custos adicionais pela utilização das funcionalidades remotas do FordPass Connect (Arranque remoto, Bloqueio e Desbloqueio remotos) durante os primeiros 10 anos após o primeiro registo, seja no país de origem ou no estrangeiro.
    • A ligação pelo ponto de acesso Wi-Fi poderá variar de país para país. Estes serviços e o roaming de dados estão disponíveis nos seguintes países: Reino Unido, Espanha, Alemanha, Itália, França, Áustria, Bélgica, Finlândia, Irlanda, Países Baixos, Polónia, Portugal, Suécia, Dinamarca e Noruega. 

    Os pacotes de ponto de acesso Wi-Fi que adquirires estão sujeitos aos termos do pacote de dados Vodafone.

  • O que é uma subscrição FordPass?

    A subscrição paga FordPass é um pacote adicional que fornece atualizações Live Traffic e Informações de perigo local. Este serviço está disponível através da aplicação FordPass e FordPass Pro.

    O que inclui a minha versão de avaliação gratuita da subscrição FordPass?

    A versão de avaliação gratuita da subscrição inclui Live Traffic e Informações de perigo local que são gratuitos nos primeiros 12 meses após a data de registo do veículo. Depois desse período, estão sujeitos ao pagamento de uma taxa de subscrição.

    Qual será o custo da subscrição FordPass após a versão de avaliação gratuita?

    Após o período inicial da versão de avaliação gratuita de 12 meses, uma subscrição adicional pode ser adquirida por €4,75 (3,99 £) por mês. Estes preços são indicativos e atuais à data de publicação. Reservamo-nos o direito de alterar os preços em qualquer momento sem aviso prévio. Este preço não inclui quaisquer planos de dados Wi-Fi.

    A minha subscrição FordPass é automaticamente cancelada se eu vender o veículo?

    Se vender o veículo nos primeiros 12 meses após o registo do veículo, o saldo da versão de avaliação gratuita da FordPass será transferido para o novo proprietário. Após os 12 meses iniciais, e se tiver adquirido uma subscrição paga, terá de cancelar a subscrição acedendo à Conta Ford online.

    Posso transferir uma subscrição entre veículos Ford ligados?

    Não é possível transferir subscrições entre veículos.

    O meu veículo é compatível com o Live Traffic?

    O Live Traffic é compatível com todos os veículos equipados com um modem FordPass Connect e está disponível através de atualizações sem fios para utilizadores que ativaram o veículo através da aplicação FordPass ou FordPass Pro.

    Para veículos sem um modem FordPass Connect, o Live Traffic está disponível emparelhando o smartphone e o sistema de navegação SYNC 3 através do AppLink.

    O meu veículo é compatível com as Informações de perigo local?

    A partir de fevereiro de 2020, estarão disponíveis Informações de perigo local para todos os veículos equipados com um modem FordPass Connect compatível e painel do condutor adequado. Estarão disponíveis através de atualizações sem fios para os utilizadores que ativaram o respetivo veículo através da aplicação FordPass ou FordPass Pro.

  • Qual a data de início do período de três meses de avaliação gratuita do Hotspot Wi-Fi 3G?

    A subscrição gratuita do Hotspot Wi-Fi começa apenas quando fizer a ativação através do website do nosso parceiro e da FordPass. Veja os nossos vídeos da série "How To..." para obter mais informações.

    Não está ligada à data de início da Garantia nem a outras subscrições. 

    Como é que compro mais dados quando a versão de avaliação gratuita terminar?

    Para comprar Pacotes de dados adicionais, basta iniciar sessão na sua conta, no website do nosso parceiro. Pode conectar-se através da FordPass, clicando no botão Hotspot do veículo ou com um dispositivo ligado ao Hotspot Wi-Fi do seu veículo. Quando estiver no site, aceda a “O meu plano e utilização" e selecione o Pacote de dados adequado às suas necessidades, bem como o método de pagamento. Deve ter em conta que o Pacote de dados adquirido pode demorar algum tempo a estar disponível para ser utilizado no veículo.

    Qual será a velocidade do Wi-Fi? Velocidade da transferência? Velocidade de carregamento? 

    O Hotspot Wi-Fi FordPass Connect terá velocidades até LTE 4G. A tecnologia LTE (Long Term Evolution) é um tipo de tecnologia 4G que fornece o melhor desempenho e velocidades disponíveis. Isto significa que a LTE 4G é cerca de dez vezes mais rápida do que a tecnologia 3G anterior. Contudo, as velocidades variam, dependendo da cobertura de rede.

    É fácil cancelar uma subscrição de um Hotspot Wi-Fi?

    Quando comprar dados para o seu Hotspot Wi-Fi, estará a comprar pacotes e não uma subscrição regular. Os pacotes terminam quando já não tiverem dados ou quando atingirem a data limite. Se vender o veículo quando um pacote de dados ainda estiver ativo, pode transferir os restantes dados para outro veículo Ford. Não é possível transferir dados para um veículo que não seja um Ford

    Posso mudar o SIM para outro fornecedor?

    Não, o SIM está integrado no sistema FordPass Connect. Isto serve para garantir uma experiência sem problemas quando viajar para o estrangeiro.

    Posso ter uma conta Vodafone para Wi-Fi e usá-la em vários veículos Ford? 

    Sim, pode usar a sua conta Vodafone e os pacotes de dados em vários veículos Ford, mas não podem ser utilizados ao mesmo tempo. 

    Posso utilizar o Hotspot Wi-Fi do veículo com a ignição desligada? 

    Sim, o sistema funcionará durante algum tempo após desligar a ignição. O Hotspot Wi-Fi do veículo funcionará durante 30 minutos, depois de a ignição ser desligada, desde que a chave se encontre no veículo. Se a saúde da bateria estiver em risco, o período de 30 minutos pode ser reduzido.

    Posso alterar a palavra-passe do Hotspot Wi-Fi?

    Sim. Veja o vídeo Hotspot Wi-Fi , da série "Como...".

    Posso alterar o nome da rede Hotspot Wi-Fi do veículo?

    Sim. Veja o vídeo Hotspot Wi-Fi, da série "Como...".

    Posso desligar o Hotspot Wi-Fi?

    Sim, pode fazê-lo no menu Hotspot do veículo.

    Posso configurar o meu Hotspot Wi-Fi como invisível para outros dispositivos? 

    Sim, pode fazê-lo no menu Hotspot do veículo.

  • Onde está situado o botão eCall?

    No novo Focus, o botão eCall está situado na consola superior do tejadilho. O botão está assinalado com um SOS vermelho. Para ativar uma eCall manualmente, deve abrir a tampa SOS com um clique e premir o botão vermelho no interior.

    Como funciona o sistema eCall da FordPass Connect?

    O sistema eCall efetua automaticamente uma chamada para os serviços de emergência após um acidente grave. O sistema comunicará a localização do veículo e permitirá aos destinatários da chamada de emergência contactar o veículo e verificar se o condutor está consciente ou não. Tal como a Assistência de Emergência Ford, isto acontece quando o airbag for acionado ou quando a bomba de combustível for desativada. Contudo, o sistema eCall funcionará sem ter de se ligar a um telemóvel, proporcionando uma conectividade perfeita.

    Efetuar uma chamada eCall tem custos? 

    Não. A Ford comprometeu-se a cobrir os custos de dados relacionados com as eCall, durante todo o tempo de vida útil do veículo.

    Preciso de renovar a minha subscrição FordPass Connect, para continuar a utilizar o sistema eCall após os dois anos?

    Não. A Ford comprometeu-se a cobrir os custos de dados relacionados com as eCall, durante todo o tempo de vida útil do veículo.

    E se eu premir o botão SOS vermelho sem querer?

    Não se preocupe. Quando a eCall estiver a ser efetuada, receberá um aviso sonoro e visual do veículo e terá 15 segundos para a cancelar, voltando a premir o botão SOS vermelho.

    O que acontece se eu tiver um acidente num local onde a receção é deficiente ou onde não houver cobertura de rede móvel?

    Uma eCall só não poderá ser efetuada se não houver absolutamente sinal nenhum, o que poderá ser o caso em algumas zonas da Europa.

    Qual o tipo de emergências em que o sistema eCall poderá ajudar-me?

    O sistema eCall e o botão SOS podem ajudá-lo em qualquer tipo de emergência que possa ocorrer no veículo. Quer em caso de acidente grave, emergência médica ou se vir um acidente na estrada e pretender alertar os serviços de emergência, basta premir o botão SOS vermelho.

    O sistema eCall funciona sempre?

    Os acidentes que envolvem veículos são eventos muito imprevisíveis. Para o sistema funcionar, o sistema elétrico do veículo e o sinal do fornecedor do serviço móvel têm de estar disponíveis. Apesar de termos tomado uma série de medidas para assegurar o funcionamento mesmo em caso de acidente (entre as quais uma bateria de reserva), dependendo da gravidade do acidente, os sistemas elétricos do veículo podem ficar danificados de tal forma que deixe de ser possível efetuar ou manter uma Call. 

  • É possível conduzir imediatamente um veículo que tenha sido ligado por comando à distância utilizando a App FordPass?

    Apenas se a chave estiver dentro do veículo; não será possível conduzir um veículo ligado por comando à distância enquanto a chave não for detetada dentro do veículo.

    Que funcionalidades é possível ativar através da Ligação por comando à distância (por exemplo, para-brisas aquecido)?

    Quando um veículo é ativado através de Ligação por comando à distância utilizando as predefinições, ativará o controlo de climatização, os bancos e o volante aquecidos, como se estivem definidos para modo automático. Pode alterar estas predefinições para as últimas definições do veículo.

    Posso usar a Ligação por comando à distância num novo Focus com uma caixa de velocidades manual?

    Não. Pode usar outras funcionalidades de comando à distância FordPass Connect através da App FordPass, tais como: abertura e fecho por comando à distância, Estado do veículo, Estado do veículo e alertas, etc. 

    Existe alguma desativação automática integrada? 

    Sim. A Ligação por comando à distância funcionará apenas durante 5 minutos após a ativação.

    Não é ilegal ligar o veículo por comando à distância na Europa?

    Não. Por lei, é permitido usar a Ligação por comando à distância nos mercados europeus da FordPass Connect. O utilizador deve usar a funcionalidade de forma responsável e compreender o que é permitido e razoável em determinada situação. A funcionalidade foi concebida para ser utilizada de forma razoável, segura e não excessiva.

    Posso agendar uma Ligação por comando à distância para todas as manhãs no novo Focus? 

    Não é possível agendar uma Ligação por comando à distância. A funcionalidade foi concebida para ser utilizada de forma razoável, segura e não excessiva. Terá de reiniciar cada Ligação por comando à distância na App FordPass.

  • Quais são as vantagens da FordPass Connect em comparação com o tethering móvel para o Alerta de Tráfego?

    A FordPass Connect proporciona atualizações de trânsito a cada 2 minutos para todas as estradas e não apenas para as estradas principais, sendo os custos de dados associados cobertos pela subscrição da FordPass Connect.

    Como utilizo o Alerta de Tráfego?

    Veja o nosso vídeo Alerta de Tráfego, da série "Como..." para obter todas as informações

    Há alguma diferença entre o Alerta de Tráfego da FordPass Connect e o Alerta de Tráfego disponível atualmente na FordPass através de AppLink?

    Sim. O Alerta de Tráfego da FordPass Connect está totalmente integrado no sistema de Navegação SYNC e proporciona uma experiência eficiente, pelo que os fios deixam de ser necessários. O Alerta de Tráfego da FordPass Connect apresenta também os incidentes de trânsito em todas as estradas, enquanto o Alerta de Tráfego FordPass através de AppLink cobre apenas as estradas principais.

    Alerta de Tráfego - o utilizador recebe uma notificação para aceitar um percurso melhor ou o sistema seleciona automaticamente o novo percurso?

    O sistema altera automaticamente o percurso durante a viagem. No início da viagem é possível visualizar os vários percursos e depois escolhê-los, marcando a opção "Lista de trânsito" no menu Navegação.

    Quem fornece os dados para as atualizações do Alerta de Tráfego? 

    As informações do Alerta de Tráfego recorrem a mais de cem fontes diferentes. Utilizam informações recolhidas de um conjunto de dispositivos, entre os quais dados do sensor do veículo, smartphones, PND, sensores na estrada e veículos conectados. Os incidentes, como acidentes e trabalhos na estrada, são monitorizados, dado que acontecem 24/24 horas.

  • Que dados (pessoais) são partilhados com a Ford e para que finalidades?

    Consulte as informações completas na nossa página de Política de Privacidade Veículo Conectado, no website da Ford.

    O meu concessionário informou-me de que o meu veículo será ligado quando chegar. O que é que isto significa?

    O seu veículo será entregue num modo parcialmente ativado, ligado à nuvem da Ford, para que possa ter o software mais recente do modem no veículo, aquando da entrega e para lhe permitir uma experiência de ativação da FordPass Connect mais eficiente. Neste modo, o veículo partilhará informação com a Ford sobre o estado de conectividade. Estes dados são anonimizados, para fins de melhoria do produto.

    Posso impedir que a FordPass Connect utilize os meus dados?

    Pode definir determinadas preferências para a recolha de informações do veículo conectado através das definições do sistema de infoentretenimento do veículo. Para mais informações, consulte a Política de Privacidade do Veículo conectado, no website da Ford.

    E no que diz respeito à FordPass Connect monitorizar-me e conhecer a minha localização?

    A FordPass Connect não monitoriza o utilizador. O utilizador controla quando a FordPass Connect utiliza a localização para lhe prestar serviços, como as atualizações do Alerta de Tráfego. Se desativar a partilha de Localização, esta será apenas ignorada se o veículo estiver equipado com o sistema eCall e esta funcionalidade for acionada por um acidente grave. Nesta situação de emergência, a sua localização será comunicada aos serviços de emergência, de acordo com a legislação da UE.

    Que dados são recolhidos?

    Dependendo dos serviços e das funcionalidades que os clientes selecionarem, a FordPass Connect pode enviar dados, como a localização e informações operacionais para diagnóstico. Os números de versões do software e as informações de ligação podem ser-nos enviados a partir do veículo, para fornecer as funcionalidades de conectividade e realizar atualizações sem fios. Poderá encontrar informações mais detalhadas na Política de Privacidade do Veículo Conectado, no website da Ford. 

    Posso decidir que dados são recolhidos?

    Sim, pode. O sistema SYNC mantém-no no controlo. Pode definir as suas preferências no veículo, incluindo relativamente às informações do veículo conectado que são partilhadas connosco, nas definições de Conectividade, em qualquer momento. Pode encontrar mais informações sobre os controlos no veículo no Manual do Proprietário.  

    Deve ter em conta que desconectar o veículo ou fazer alterações às definições de partilha de dados poderá ter impacto na qualidade ou disponibilidade de determinados serviços, como o Alerta de Tráfego ou Fecho e abertura por comando à distância.

    Como é que sei que dados são partilhados pela FordPass Connect?

    Dependendo da forma como o veículo estiver equipado, algumas informações poderão ser fornecidas no veículo. Pode ler todas as informações sobre a forma como os dados são recolhidos através da FordPass Connect, na política de privacidade do Veículo conectado, no website da Ford, e pode gerir a partilha de dados nas definições de Conectividade, no ecrã SYNC.

    Como é que estas dados serão utilizados?

    Comprometemo-nos a gerir os seus dados pessoais, incluindo as informações do veículo conectado, de forma justa e de acordo com as nossas políticas de privacidade e a lei. Para obter todas as informações, consulte a nossa política de privacidade do Veículo conectado no website da Ford.

    Os dados são transferidos para outros países?

    Os dados são transferidos e armazenados nos servidores operados pela nossa empresa e pelos nossos prestadores de serviços. Os seus dados serão tratados de acordo com a legislação local sobre proteção de dados e poderão ser transferidos dentro do Espaço Económico Europeu (EEE), bem como para países fora do EEE (incluindo os EUA). Poderá encontrar mais informações na política de privacidade do Veículo conectado, no website da Ford. 

Top