Home > Passageiros > NOVO TOURNEO CUSTOM > Características > Experiência de Condução

Experiência de Condução

Existe um conjunto de funcionalidades no novo Ford Tourneo Custom que melhoram a condução e a sensação. Por exemplo, o banco aquecido com regulação elétrica e o volante ajustável proporcionam o espaço de condução ergonómico perfeito para si. Além disso, a resposta e a reação através dos controlos dão-lhe confiança em todas as condições, a alta velocidade, em pavimento molhado ou seco e com ou sem carga. Existe também um conjunto de tecnologias de assistência ao condutor, incluindo Assistência ao Arranque em Subida, Controlo de Vetores de Binário e Controlo do Vento Lateral.

Ajuda para respeitar os limites de velocidade

O Controlo Automático de Velocidade Adaptativo foi concebido para melhorar o controlo de velocidade, para que se possa concentrar na estrada. A câmara de Reconhecimento de Sinais de Trânsito deteta automaticamente o limite de velocidade atual (quando ativada) e, depois, o sistema ajusta automaticamente a sua velocidade máxima a esse limite.

Controlo Automático de Velocidade que se adapta automaticamente

Com a tecnologia de Controlo Automático de Velocidade Adaptável, tem a possibilidade de escolher a velocidade a que quer conduzir e o sistema irá mantê-la. Se o sensor interno de radar e a câmara detetarem um veículo à sua frente, vai abrandar o seu veículo para manter uma distância pré-definida. Uma vez que a estrada esteja desimpedida, o sistema irá acelerar novamente até à velocidade escolhida.

New Ford Tourneo side door mirror close up

Tecnologia que vê o que o condutor não consegue ver

O Sistema de deteção de ângulo morto usa sensores radar para ver os veículos que podem estar num ângulo morto. Estão colocados em cada um dos lados do seu novo Ford Tourneo Custom e alertam-no com uma luz laranja, visível nos espelhos retrovisores.

Deteta os veículos que podem passar despercebidos ao condutor

O Alerta de Táfego Cruzado faz parte do Sistema de Deteção do Ângulo Morto. Quando fizer uma manobra de marcha-atrás para sair de um lugar e tiver visibilidade reduzida do local, o Alerta de Tráfego Cruzado consegue detetar os veículos que se aproximam e emite um aviso sonoro. Esta tecnologia também acende uma luz no espelho retrovisor (esquerdo ou direito, dependendo do sentido do veículo que se aproxima).

New Ford Tourneo side door mirror close up

Vê os sinais de trânsito que o condutor poderá não conseguir ver

Quer os sinais se encontrem na beira ou acima da estrada, quer sejam permanentes, quer temporários, o Reconhecimento de Sinais de Trânsito consegue identificá-los. Um ícone com o sinal de velocidade ou de proibição de ultrapassar aparece no painel de instrumentos e muda quando entrar numa zona com um limite diferente.

Um veículo fácil de manobrar

O novo Ford Tourneo Custom possui um círculo de viragem de apenas 10,6 metros, o que facilita as inversões de marcha em ruas movimentadas, mesmo quando estão estacionados carros de ambos os lados.

Ford Tourneo Custom turning circle
Ford Tourneo close-up of the new signature HID headlamps

Novos faróis de assinatura 

Os faróis HID proporcionam um padrão de luz preciso e com brilho intenso. Foram concebidos com um determinado objetivo e criados para conferir ao novo Ford Tourneo Custom um visual distinto, graças às luzes de condução diurna LED. Além disso, os Máximos Anti-Reflexo ajustam-se automaticamente para evitar encandear os outros condutores e com luzes de curva estáticas, contribuem para maior visibilidade nas curvas.

Um sistema avançado para permanecer na faixa de rodagem

Se o sistema detetar que está a afastar-se acidentalmente da sua faixa de rodagem, o Aviso de Saída de Faixa alerta-o imediatamente, fazendo vibrar o volante e apresentando um alerta visual. 

Ford Tourneo Custom driving through desert
Ford Tourneo in front of house

Controlo adicional no arranque em subidas

A Assistência no Arranque em Subidas impede temporariamente que o automóvel descaia quando arrancar numa subida íngreme. Este sistema mantém a pressão no sistema de travagem durante mais 2 ou 3 segundos, proporcionando-lhe assim mais tempo e controlo quando muda o pé do pedal do travão para o acelerador. Também é muito útil quando pára e arranca em superfícies escorregadias.

O Alerta do Condutor deteta os sinais de fadiga

O Alerta do Condutor monitoriza de forma contínua a condução através de diferentes parâmetros de segurança. Este sistema, ao detetar desvios causados pela fadiga, por quebras de concentração ou pela menor vigilância ao volante, mostrará um ícone de aviso no painel de instrumentos que alertará o condutor para uma pausa na condução. Se os níveis de atenção continuarem a diminuir, a mensagem é repetida, juntamente com um alarme sonoro.

Ford Tourneo Custom driver alert
Ford Tourneo centre console display close-up

Inversões de marcha mais fáceis e seguras

Pilares, bicicletas, muros baixos, etc. A câmara de visão traseira apresenta tudo o que estiver atrás de si num ecrã incorporado na consola central. Além de o ajudar a ver aquilo que poderá não conseguir ver apenas pelo retrovisor, o sistema apresenta linhas de estacionamento virtuais para o ajudar a estacionar até nos lugares mais apertados. A câmara é ativada automaticamente quando seleciona a marcha-atrás.

Suspensão autonivelante

Este sistema adapta-se automaticamente para manter uma altura de condução constante, independentemente das condições de carga. Isto significa que desfrutará de uma condução mais suave, quer viaje sozinho, com passageiros ou na carrinha completamente carregada.

Ford side wind stabilisation

Estabilização do Vento Lateral

Contribui para manter o condutor na faixa de rodagem em condições de vento forte e de rajada, graças aos sensores do sistema de Controlo Eletrónico de Estabilidade. Ao detetar que o veículo está a ser afetado por ventos laterais, os sistemas do Controlo Electrónico de Estabilidade ajudam o veículo a manter a sua trajetória.

Ford SYNC com Assistência de Emergência

A Assistência de Emergência é uma inovadora característica do SYNC que funciona apenas em casos de colisão nos quais os airbags frontais são acionados (exclui airbags de joelho ou cintos de segurança insufláveis) ou quando, devido ao impacto, é acionado o corte automático de combustível. (O telefone necessita estar no interior do veículo e ligado através do Bluetooth® ao sistema SYNC). É uma tecnologia que pode salvar vidas, pois realizará automaticamente uma chamada aos serviços de emergência locais, fornecendo  informação vital, como as coordenadas GPS do veículo, mesmo que o condutor e/ou passageiros se encontrem inconscientes.

*A Assistência de Emergência Ford funciona em mais de 40 países europeus. Esta funcionalidade é ativada quando é emparelhada com um telemóvel compatível, acionada por um airbag (exclui os airbags dos joelhos) ou por um sensor que regista um acidente e desativa a bomba de combustível. A Assistência de Emergência não é suportada por todos os idiomas europeus. 

Ford SYNC logo
Top