Home > Passageiros > NOVO FOCUS > Características > Experiência de Condução

Tecnologias com uma finalidade

O novo Focus foi concebido para melhorar a experiência de condução em todos os aspetos.

Este automóvel de nova geração está equipado com funcionalidades avançadas como o Ford Co-Pilot360, um conjunto excecional de Tecnologias de assistência ao condutor, incluindo Controlo de velocidade adaptativo com sistema stop & go e Sistema de centragem na faixa e Sistema de estacionamento automático 2. Em conjunto, estas tecnologias inteligentes contribuem para gerir a aceleração, a travagem e até a direção.

São tecnologias tão simples e úteis, que não compreenderá como é que conseguiu viver sem essa ajuda preciosa.

Ford Focus Ford Co-Pilot 360

O seu assistente de condução pessoal

O Ford Co-Pilot360 combina um conjunto de tecnologias que, no seu conjunto, funcionam para lhe proporcionar uma experiência de condução mais confortável e mais relaxante do que nunca. Por exemplo, o Controlo de velocidade adaptativo com sistema stop & go ajusta automaticamente a velocidade de cruzeiro com base no veículo que circula à sua frente. Se o trânsito parar, o motor parará automaticamente e arrancará outra vez quando o trânsito começar a fluir. Este sistema consegue até reconhecer sinais de velocidade e ajustar a velocidade do controlo de cruzeiro, em conformidade. A tecnologia de Centragem na faixa também fornece assistência à direção, seguindo as marcações na estrada para o ajudar a manter-se no centro da faixa de rodagem.

 

Estacionar e arrancar sem stress

A última geração do Sistema de estacionamento automático não só identifica lugares de estacionamento livres, como também controla a aceleração, a engrenagem de velocidades e a travagem. Disponível nos modelos Focus com transmissão automática, esta tecnologia inteligente permite estacionar sem esforço. Depois de a ativar, basta selecionar um lado da via e indicar se quer estacionar em paralelo ou em perpendicular. Em seguida, prima e mantenha premido o botão e o automóvel realiza a manobra sozinho.

Faróis para melhor visibilidade nas curvas

Os faróis dinâmicos LED Ford adaptativos e as luzes diurnas proporcionam padrões de luz precisos e com brilho intenso, que se adaptam automaticamente às várias condições de estrada e de condução. Além disso, os faróis máximos anti-encadeamento ajustam-se automaticamente para evitar encandear os outros condutores e o novo sistema consegue até seguir a curvatura da estrada para iluminar as curvas e os cruzamentos antes de entrar neles.

Dinâmica de condução adaptada ao condutor

Personalize a sua experiência de condução, alterando a resposta do acelerador, a direção e até o comportamento da engrenagem de velocidades do Focus, para se adaptarem ao seu estilo de condução. Os modos de condução selecionáveis incluem "Normal", "Eco" e "Sport".

Ford Focus selectable drive mode
Ford Focus Electronic Handbrake

Inteligente, conveniente e compacto

O travão de mão elétrico é uma adição simples, mas que proporciona vantagens surpreendentes. Por exemplo, oferece mais espaço no interior, é fácil de usar e os travões não estão sujeitos a uma manutenção tão regular. Para travar, basta premir um botão na consola central.

Indicação de informações importantes

O Head-up Display (HUD) projeta as informações do painel de instrumentos do veículo no campo de visão do condutor, para que este se mantenha informado, sem se distrair a olhar para baixo para o painel de instrumentos. As informações apresentadas no HUD a cores podem ser totalmente personalizadas de acordo com as suas preferências.

Ford Focus Heads-Up Display detail
White Ford Focus driving around the bend with traffic sign

Vê os sinais de trânsito que o condutor poderá não conseguir ver

Quer os sinais se encontrem na beira ou acima da estrada, quer sejam permanentes, ou temporários, o Reconhecimento de sinais de trânsito consegue identificá-los. O painel de instrumentos exibe ícones de limite de velocidade e sinais de proibição de ultrapassagem, que alertam o condutor para alterações de restrições.  

Manobras mais rápidas em emergências

A Assistência de direção em emergências ajuda o condutor a contornar veículos mais lentos ou que estejam parados, para evitar colisões. Este sistema utiliza um radar e uma câmara para detetar veículos mais lentos ou que estejam parados à frente e proporciona apoio na direção para o ajudar a evitar um veículo na iminência de uma colisão. Esta tecnologia é ativada se não houver espaço suficiente para evitar uma colisão através de travagem e o condutor inicia as manobras evasivas.

Emergency Steer Assist diagram

Sistema avançado para permanecer na faixa de rodagem

O Sistema de mudança de faixa utiliza uma câmara frontal para detetar se está a afastar-se acidentalmente da faixa de rodagem. Por sua vez, o Alerta de mudança de faixa dispõe de assistência à direção para o ajudar a regressar à faixa de rodagem. Se a roda tocar no traço ou na berma da estrada, o Alerta de mudança de faixa alerta-o através da vibração do volante e apresenta um aviso visual. Esta tecnologia é desativada automaticamente a velocidades inferiores a 64 km/h ou pode ser desativada manualmente.

Tecnologia que pode evitar várias colisões

A Travagem pós-colisão contribui para reduzir a probabilidade de uma segunda colisão em caso de acidente. Se o sistema detetar um acidente, aplica automaticamente os travões de emergência. Isto contribui para evitar que o automóvel se desvie em direção aos veículos que vêm de frente ou outros obstáculos na estrada.

Ford Focus on the motorway

Contribui para conduzir no sentido correto

O Alerta de sentido incorreto utiliza uma câmara frontal e informações do sistema de navegação para detetar se está a conduzir no sentido oposto ao do tráfego. Este sistema emite avisos sonoros e visuais se conduzir no sentido incorreto, para que possa parar e tomar as medidas necessárias.

Controlo adicional no arranque em subidas

A Assistência no arranque em subidas impede temporariamente que o carro descaia quando arrancar numa subida íngreme. Este sistema mantém a pressão no sistema de travagem durante mais 2 ou 3 segundos, proporcionando-lhe assim mais tempo e controlo quando muda o pé do pedal do travão para o acelerador. Também é muito útil quando parar e arrancar em superfícies escorregadias.

Ford Focus on the hill
Ford Focus on the road in green countryside

Controlo máximo nas curvas

O Controlo de vetorização do binário reage à superfície da estrada 100 vezes por segundo. (Isto é 33 vezes mais rápido do que um piscar de olhos.) Com esta informação, o sistema equilibra de forma contínua a potência fornecida às rodas dianteiras. Desta forma, maximiza a aderência e a manobrabilidade, ajudando-o nas curvas e ondulações da estrada.

5-Star Euro NCAP safety

O Novo Ford Focus está equipado com tecnologia de segurança avançada. Alguns sistemas foram especialmente projetados para ajudar a reduzir a gravidade das colisões, enquanto outros podem ajudar a evitá-las completamente. Para provar a sua capacidade de o proteger, a si, aos seus passageiros e aos outros transeuntes, o Novo Ford Focus foi premiado com uma classificação máxima de 5 estrelas pela Euro NCAP, de acordo com os seus novos e exigentes protocolos de avaliação e teste de 2018.

Ford Focus on the road
Top