Home > Passageiros > NOVO FOCUS > Características > Experiência de Condução

Tecnologias com uma finalidade

O novo Focus foi concebido para melhorar a experiência de condução em todos os aspetos.

Este automóvel de nova geração está equipado com funcionalidades avançadas como o Ford Co-Pilot360, um conjunto excecional de Tecnologias de assistência ao condutor, incluindo Controlo de velocidade adaptativo com sistema stop & go e Sistema de centragem na faixa e Sistema de estacionamento automático 2. Em conjunto, estas tecnologias inteligentes contribuem para gerir a aceleração, a travagem e até a direção.

São tecnologias tão simples e úteis, que não compreenderá como é que conseguiu viver sem essa ajuda preciosa.

Ford Focus Ford Co-Pilot 360

O seu assistente de condução pessoal

O Ford Co-Pilot360 combina um conjunto de tecnologias que, no seu conjunto, funcionam para lhe proporcionar uma experiência de condução mais confortável e mais relaxante do que nunca. Por exemplo, o Controlo de velocidade adaptativo com sistema stop & go ajusta automaticamente a velocidade de cruzeiro com base no veículo que circula à sua frente. Se o trânsito parar, o motor parará automaticamente e arrancará outra vez quando o trânsito começar a fluir. Este sistema consegue até reconhecer sinais de velocidade e ajustar a velocidade do controlo de cruzeiro, em conformidade. A tecnologia de Centragem na faixa também fornece assistência à direção, seguindo as marcações na estrada para o ajudar a manter-se no centro da faixa de rodagem.

 

Estacionar e arrancar sem stress

A última geração do Sistema de estacionamento automático não só identifica lugares de estacionamento livres, como também controla a aceleração, a engrenagem de velocidades e a travagem. Disponível nos modelos Focus com transmissão automática, esta tecnologia inteligente permite estacionar sem esforço. Depois de a ativar, basta selecionar um lado da via e indicar se quer estacionar em paralelo ou em perpendicular. Em seguida, prima e mantenha premido o botão e o automóvel realiza a manobra sozinho.

Ford Focus Active Park Assist
Ford Focus dynamic LED headlights

Faróis para melhor visibilidade nas curvas

Os faróis dinâmicos LED Ford adaptativos e as luzes diurnas proporcionam padrões de luz precisos e com brilho intenso, que se adaptam automaticamente às várias condições de estrada e de condução. Além disso, os faróis máximos anti-encadeamento ajustam-se automaticamente para evitar encandear os outros condutores e o novo sistema consegue até seguir a curvatura da estrada para iluminar as curvas e os cruzamentos antes de entrar neles.

Dinâmica de condução adaptada ao condutor

Personalize a sua experiência de condução, alterando a resposta do acelerador, a direção e até o comportamento da engrenagem de velocidades do Focus, para se adaptarem ao seu estilo de condução. Os modos de condução selecionáveis incluem "Normal", "Eco" e "Sport".

Ford Focus selectable drive mode
Ford Focus Electronic Handbrake

Inteligente, conveniente e compacto

O travão de mão elétrico é uma adição simples, mas que proporciona vantagens surpreendentes. Por exemplo, oferece mais espaço no interior, é fácil de usar e os travões não estão sujeitos a uma manutenção tão regular. Para travar, basta premir um botão na consola central.

Indicação de informações importantes

O Head-up Display (HUD) projeta as informações do painel de instrumentos do veículo no campo de visão do condutor, para que este se mantenha informado, sem se distrair a olhar para baixo para o painel de instrumentos. As informações apresentadas no HUD a cores podem ser totalmente personalizadas de acordo com as suas preferências.

Ford Focus Heads-Up Display detail
White Ford Focus driving around the bend with traffic sign

Vê os sinais de trânsito que o condutor poderá não conseguir ver

Quer os sinais se encontrem na beira ou acima da estrada, quer sejam permanentes, ou temporários, o Reconhecimento de sinais de trânsito consegue identificá-los. O painel de instrumentos exibe ícones de limite de velocidade e sinais de proibição de ultrapassagem, que alertam o condutor para alterações de restrições.  

Manobras mais rápidas em emergências

A Assistência de direção em emergências ajuda o condutor a contornar veículos mais lentos ou que estejam parados, para evitar colisões. Este sistema utiliza um radar e uma câmara para detetar veículos mais lentos ou que estejam parados à frente e proporciona apoio na direção para o ajudar a evitar um veículo na iminência de uma colisão. Esta tecnologia é ativada se não houver espaço suficiente para evitar uma colisão através de travagem e o condutor inicia as manobras evasivas.

Emergency Steer Assist diagram
Ford Focus car driving next to lake

Sistema avançado para permanecer na faixa de rodagem

O Sistema de mudança de faixa utiliza uma câmara frontal para detetar se está a afastar-se acidentalmente da faixa de rodagem. Por sua vez, o Alerta de mudança de faixa dispõe de assistência à direção para o ajudar a regressar à faixa de rodagem. Se a roda tocar no traço ou na berma da estrada, o Alerta de mudança de faixa alerta-o através da vibração do volante e apresenta um aviso visual. Esta tecnologia é desativada automaticamente a velocidades inferiores a 64 km/h ou pode ser desativada manualmente.

Tecnologia que pode evitar várias colisões

A Travagem pós-colisão contribui para reduzir a probabilidade de uma segunda colisão em caso de acidente. Se o sistema detetar um acidente, aplica automaticamente os travões de emergência. Isto contribui para evitar que o automóvel se desvie em direção aos veículos que vêm de frente ou outros obstáculos na estrada.

Ford Focus on the motorway
Ford Focus on the motorway

Contribui para conduzir no sentido correto

O Alerta de sentido incorreto utiliza uma câmara frontal e informações do sistema de navegação para detetar se está a conduzir no sentido oposto ao do tráfego. Este sistema emite avisos sonoros e visuais se conduzir no sentido incorreto, para que possa parar e tomar as medidas necessárias.

Controlo adicional no arranque em subidas

A Assistência no arranque em subidas impede temporariamente que o carro descaia quando arrancar numa subida íngreme. Este sistema mantém a pressão no sistema de travagem durante mais 2 ou 3 segundos, proporcionando-lhe assim mais tempo e controlo quando muda o pé do pedal do travão para o acelerador. Também é muito útil quando parar e arrancar em superfícies escorregadias.

Ford Focus on the hill
Ford Focus on the road in green countryside

Controlo máximo nas curvas

O Controlo de vetorização do binário reage à superfície da estrada 100 vezes por segundo. (Isto é 33 vezes mais rápido do que um piscar de olhos.) Com esta informação, o sistema equilibra de forma contínua a potência fornecida às rodas dianteiras. Desta forma, maximiza a aderência e a manobrabilidade, ajudando-o nas curvas e ondulações da estrada.

Top