Home > Passageiros > FOCUS > Características > Experiência de Condução

Experiência de Condução

Um carro que lhe entrega o comando

Graças a tecnologias e design inteligentes, todos os minutos dentro do novo Focus são passados com o maior conforto, segurança e prazer. 

Existem também tecnologias inovadoras que durante as suas viagens lhe permitem estar tão ligado à estrada, como à sua música, mensagens e chamadas telefónicas. Tudo isto sem nunca desviar os olhos do que realmente importante: a estrada.

Deteta os veículos que podem passar despercebidos ao condutor

O Alerta de Táfego Cruzado faz parte do Sistema de Deteção do Ângulo Morto. Quando fizer uma manobra de marcha-atrás para sair de um lugar e tiver visibilidade reduzida do local, o Alerta de Tráfego Cruzado consegue detetar os veículos que se aproximam e emite um aviso sonoro. Esta tecnologia também acende uma luz no espelho retrovisor (esquerdo ou direito, dependendo do sentido do veículo que se aproxima).

Estacionamento ainda mais fácil

O Sistema de Estacionamento Automático consegue estacionar em lugares com apenas mais 20% de comprimento ou largura que o veículo. Basta premir um botão e os sensores deste sistema inovador identificam um espaço adequado quando passar no local. Em seguida, o sistema manobra o veículo, bastando ao condutor tratar do acelerador, das mudanças e dos travões (seguindo as instruções no ecrã e os sinais sonoros).

Um sistema avançado para permanecer na faixa de rodagem

O Aviso de Saída de Faixa utiliza uma câmara frontal para detetar se está a afastar-se acidentalmente da sua faixa de rodagem. O Assistente de Manutenção em Faixa alerta-o através de uma vibração suave do volante e de um indicador visual de aviso. Se demorar a reagir ou se não houver resposta, o Assistente de Manutenção em Faixa dispõe de assistência à direção para o ajudar a regressar à faixa de rodagem em segurança. Esta tecnologia foi concebida para estradas com várias faixas de rodagem (como as autoestradas), pelo que é desativada automaticamente a velocidades inferiores a 65 km/h ou pode ser desativada manualmente.

Ajudar o condutor a manter a distância de segurança

O painel de instrumentos dispõe de Indicação da distância. Este sistema apresenta constantemente a distância do veículo à sua frente e ilumina um sistema de semáforos de ícones de cor, dependendo das definições de distância selecionadas pelo condutor. O alerta de distância também consegue alertar o condutor com um aviso vermelho, se este se aproximar demasiado do veículo à frente.

Ford Focus from bird's perspective
Traffic Sign Recognition scans signs on the road ahead

Vê os sinais de trânsito que o condutor poderá não conseguir ver

Quer os sinais se encontrem na beira ou acima da estrada, quer sejam permanentes, quer temporários, o Reconhecimento de Sinais de Trânsito consegue identificá-los. Um ícone com o sinal de velocidade ou de proibição de ultrapassar aparece no painel de instrumentos e muda quando entrar numa zona com um limite diferente.

Facilitar as travagens a alta velocidade

O sistema de Travagem Ativa é uma funcionalidade de segurança inovadora, que é acionado quando se deslocar a velocidades superiores a 50 km/h (por exemplo, numa auto-estrada). Esta tecnologia utiliza um radar para monitorizar a estrada e se detetar a probabilidade de uma colisão, avisa o condutor. Se o condutor não reagir, o sistema efetua o pré-enchimento dos travões e depois começa lentamente a travar para reduzir a velocidade. A uma velocidade inferior a 50 km/h existe outra tecnologia para o ajudar: a Travagem Ativa em Cidade. Em conjunto, estas duas tecnologias garantem uma assistência à travagem em toda a gama de velocidades.

Focus on the road
Hands on the steering wheel with dashboard visible in Ford Focus

Controlo Automático de Velocidade que se adapta automaticamente

Com a tecnologia de Controlo Automático de Velocidade Adaptativo, pode selecionar a velocidade a que pretende conduzir, e o sistema mantém essa velocidade. Se o sensor de radar incorporado detetar um veículo à sua frente, reduzirá a velocidade do veículo, para manter uma distância predefinida. Quando a estrada estiver novamente desimpedida, voltará à velocidade selecionada pelo condutor.

Visual showing Ford Bi-Xenon Headlights

Faróis de bi-xénon ultra brilhantes de baixo consumo

Os faróis de bi-xénon com um sistema de Iluminação Adaptativa mudam automaticamente o padrão do feixe, para aplicar a melhor distribuição de luz em determinadas condições de condução. Isso garante a projeção automática do padrão de iluminação mais eficaz para quaisquer condições de condução, em auto-estrada ou em vias urbanas. Esta tecnologia inclui uma função de comutação automática entre médios e máximos ao detetar um veículo em sentido contrário.

Espelhos retrovisores que vêem o que o condutor não consegue ver

O Sistema de Deteção do Ângulo Morto (BLIS) pode ajudar a mudar de faixa de forma mais segura. Isto, porque os sensores de monitorizam os locais de ângulo morto, de ambos os lados do veículo. Se detetarem um veículo que o condutor não consegue ver, alertam-no, através de uma luz cor-de-laranja que é apresentada de forma bem visível no respetivo espelho retrovisor da porta. O sistema BLIS dispõe também de uma nova tecnologia, o Alerta de Tráfego Cruzado.

Visual showing Ford Bi-Xenon Headlights

Ajudam-no a ver sem encadear os outros veículos

Uma funcionalidade útil para a condução noturna. Os faróis mudam temporariamente de máximos para médios, quando detetam o trânsito à frente ou os veículos em sentido contrário, evitando que encadeie outros condutores. Em seguida, voltam automaticamente para os máximos proporcionando-lhe máxima visibilidade. 

O Alerta do Condutor deteta os sinais de fadiga

O Alerta do Condutor monitoriza de forma contínua a condução através de diferentes parâmetros de segurança. Este sistema, ao detetar desvios causados pela fadiga, por quebras de concentração ou pela menor vigilância ao volante, mostrará um ícone de aviso no painel de instrumentos que alertará o condutor para uma pausa na condução. Se os níveis de atenção continuarem a diminuir, a mensagem é repetida, juntamente com um alarme sonoro.

Hands holding Ford Focus steering wheel
Ford Focus cars going up a road

Controlo adicional no arranque em subidas

A Assistência no Arranque em Subidas impede temporariamente que o automóvel descaia quando arrancar numa subida íngreme. Este sistema mantém a pressão no sistema de travagem durante mais 2 ou 3 segundos, proporcionando-lhe assim mais tempo e controlo quando muda o pé do pedal do travão para o acelerador. Também é muito útil quando pára e arranca em superfícies escorregadias.

Top