Home > Passageiros > FOCUS ST > Características > Experiência de Condução

Experiência de Condução

A equipa Ford Team RS dedica-se ao desenvolvimento de carros de alto desempenho. O novo Focus ST constitui o paradigma da competência técnica, engenharia e visão criativa desta equipa altamente especializada. 

Desde a suspensão à direção, do chassis à potência, o novo Focus ST foi primorosamente ajustado para proporcionar uma experiência de condução empolgante com uma resposta e controlo excecionais.

Red Ford Focus ST in motion cornering left, driving down the hill

Controlo máximo nas curvas

O Controlo de Vetores de Binário reage à superfície da estrada 100 vezes por segundo. (Isto é 33 vezes mais rápido do que um piscar de olhos.) Com esta informação, o sistema equilibra de forma contínua a potência fornecida às rodas dianteiras. Desta forma, maximiza a aderência e a manobrabilidade, ajudando-o nas curvas e ondulações da estrada.

Suspensão desportiva

Uma suspensão renovada inclui casquilhos mais rígidos na dianteira e na traseira do braço inferior e ligações da molas traseiras, além de um novo design da barra estabilizadora. Esta configuração rebaixa o chassis, tornando o centro de gravidade mais próximo da estrada permitindo uma maior precisão nas curvas.

Ford Sports Suspension

Deteta os veículos que podem passar despercebidos ao condutor

O Alerta de Táfego Cruzado faz parte do Sistema de Deteção do Ângulo Morto. Quando fizer uma manobra de marcha-atrás para sair de um lugar e tiver visibilidade reduzida do local, o Alerta de Tráfego Cruzado consegue detetar os veículos que se aproximam e emite um aviso sonoro. Esta tecnologia também acende uma luz no espelho retrovisor (esquerdo ou direito, dependendo do sentido do veículo que se aproxima).

Vê os sinais de trânsito que o condutor poderá não conseguir ver

Quer os sinais se encontrem na beira ou acima da estrada, quer sejam permanentes, quer temporários, o Reconhecimento de Sinais de Trânsito consegue identificá-los. Um ícone com o sinal de velocidade ou de proibição de ultrapassar aparece no painel de instrumentos e muda quando entrar numa zona com um limite diferente.

Silver Ford Focus ST at night showing the traffic sign recognition
Red Ford Focus ST black alloy wheel in detail

Mudar de direção: manter o controlo

O novo Focus ST está equipado com uma nova tecnologia designada por Estabilidade Transitória Electrónica (parte do programa avançado ESP de três fases). Ao detetar as informações de estabilidade do automóvel e do condutor, o sistema reage e responde, contribuindo para manter a precisão e o controlo quando muda de velocidade ou em ultrapassagens.

Um sistema avançado para permanecer na faixa de rodagem

O Aviso de Saída de Faixa utiliza uma câmara frontal para detetar se está a afastar-se acidentalmente da sua faixa de rodagem. O Assistente de Manutenção em Faixa alerta-o através de uma vibração suave do volante e de um indicador visual de aviso. Se demorar a reagir ou se não houver resposta, o Assistente de Manutenção em Faixa dispõe de assistência à direção para o ajudar a regressar à faixa de rodagem em segurança. Esta tecnologia foi concebida para estradas com várias faixas de rodagem (como as autoestradas), pelo que é desativada automaticamente a velocidades inferiores a 65 km/h ou pode ser desativada manualmente.

Red Ford Focus ST smart light

Faróis de bi-xénon ultra brilhantes de baixo consumo

Os faróis de bi-xénon com um sistema de Iluminação Adaptativa mudam automaticamente o padrão do feixe, para aplicar a melhor distribuição de luz em determinadas condições de condução. Isso garante a projeção automática do padrão de iluminação mais eficaz para quaisquer condições de condução, em auto-estrada ou em vias urbanas. Esta tecnologia inclui uma função de comutação automática entre médios e máximos ao detetar um veículo em sentido contrário.

Controlo adicional no arranque em subidas

A Assistência no Arranque em Subidas impede temporariamente que o automóvel descaia quando arrancar numa subida íngreme. Este sistema mantém a pressão no sistema de travagem durante mais 2 ou 3 segundos, proporcionando-lhe assim mais tempo e controlo quando muda o pé do pedal do travão para o acelerador. Também é muito útil quando pára e arranca em superfícies escorregadias.

Red Ford Focus ST red car
Red Ford Focus ST yellow car alert system

O Alerta do Condutor deteta os sinais de fadiga

O Alerta do Condutor monitoriza de forma contínua a condução através de diferentes parâmetros de segurança. Este sistema, ao detetar desvios causados pela fadiga, por quebras de concentração ou pela menor vigilância ao volante, mostrará um ícone de aviso no painel de instrumentos que alertará o condutor para uma pausa na condução. Se os níveis de atenção continuarem a diminuir, a mensagem é repetida, juntamente com um alarme sonoro.

Deteta veículos que o condutor pode não ver

O Alerta de Tráfego Cruzado é uma tecnologia totalmente nova que agora faz parte do Sistema de Deteção do Ângulo Morto (BLIS). Quando fizer uma manobra de marcha-atrás para sair de um lugar e tiver visibilidade reduzida do local, o Alerta de Tráfego Cruzado consegue detectar os veículos que se aproximam e emite um aviso sonoro. Esta tecnologia também acende uma luz no espelho retrovisor (esquerdo ou direito, dependendo do sentido do veículo que se aproxima).

Red Ford Focus ST driver station

Defina o seu limite de velocidade

 

Através do controlo automático de velocidade com limitador de velocidade ajustável pode escolher qual a sua velocidade máxima. O carro mantém essa velocidade e, assim, pode concentrar-se na estrada. Quando necessitar de aumentar a velocidade, basta premir o acelerador para sobrepor o sistema. 

Top