Home > Informação útil > Economia de Combustível

Economia de combustível e emissões de CO2

A eficiência de combustível é a relação entre a distância percorrida num veículo e a quantidade de combustível consumido. A tecnologia avançada de motores e transmissões, a aerodinâmica e as ações de redução do peso contribuem para reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2 e proporcionam ao mesmo tempo excelentes níveis de potência e desempenho.

A nossa família de motores inclui o premiado motor a gasolina Ford EcoBoost com Auto-Start-Stop e um turbo-compressor inovador, que aumenta ainda mais a economia de combustível e reduz as emissões de CO2. Além disso, quer se trate de um motor a gasolina ou diesel, todos os nossos motores cumprem os mais recentes e mais rigorosos requisitos ambientais europeus.

Fuel consumption graph

Ligação entre as emissões de CO2 e o consumo de combustível

Os veículos a gasolina ou diesel emitem CO2 e outras substâncias através dos tubos de escape. Devido à sua importância para o ambiente, as emissões de CO2 são a base para a legislação relativa a emissões atual e futura, assim como para os regimes fiscais de automóveis em muitos países. A quantidade de emissões de CO2 emitidas por um automóvel está diretamente relacionada com a quantidade de combustível que consome. Quanto maior for o consumo de combustível de um automóvel, maior é a quantidade de emissões de CO2.

No entanto, nem todos os condutores obterão a mesma eficiência de combustível do motor de um determinado fabricante. Dependendo do design do motor, tamanho e peso do veículo, estilo de condução e condições da estrada, o consumo de combustível será diferente.

Quanto maior for o consumo de combustível de um automóvel, maior é o nível de emissões de CO2.

Fuel economy video

Mudança do procedimento de ensaio do consumo de combustível oficial

Em setembro de 2017, foi introduzido na Europa um novo procedimento de ensaio oficial e padronizado de consumo de combustível, designado Procedimento de Ensaio Harmonizado a Nível Mundial para Veículos Ligeiros (WLTP). Este novo ensaio foi desenvolvido para refletir melhor o comportamento de condução no mundo real e substitui o antigo ciclo de ensaio NEDC. Isto significa que os valores de economia de combustível publicados foram criados para estarem mais próximos dos constatados em estrada.

O novo procedimento de ensaio inclui:

  • Um comportamento de condução mais real (mais rápido e mais dinâmico e uma gama de temperatura mais vasta).
  • Uma média superior e velocidades máximas.
  • Uma gama mais vasta de cenários de condução.
  • Equipamento e carga útil opcionais e motores, transmissões e tamanhos das rodas diferentes.
  • Valor de emissões de CO2 dos veículos

Quando vir os novos valores publicados, pode pensar que a eficiência de combustível do seu automóvel piorou, mas não é esse o caso. Embora os valores publicados visem refletir a economia de combustível do seu automóvel de forma mais precisa, trata-se de um ensaio de laboratório, o que significa que não tem em conta as condições de trânsito, as condições atmosféricas, as cargas do veículo ou os estilos de condução.

6 dicas de condução que podem reduzir a sua conta de combustível

Estas técnicas podem reduzir significativamente a sua conta de combustível.

Fuel saving tips from Ford
Service your car icon

Faça a revisão do seu automóvel e verifique regularmente o nível de óleo. Os automóveis mantidos em boas condições funcionam de forma mais eficaz.

tyre pressure icon

Verifique e ajuste todos os meses a pressão dos pneus. Os pneus com pouca pressão podem aumentar o consumo de combustível até 4%.

Vehicle weight icon

O peso do automóvel é um fator importante na eficiência de combustível. Não transporte peso desnecessário na bagageira ou na cabina.

Empty roof rack icon

Retire as barras de tejadilho vazias e mantenha os vidros fechados. Isto reduzirá a resistência ao vento e contribuirá para poupar combustível.

Drive smoothly icon

Conduza suavemente, olhando o mais para a frente possível. A aceleração e a travagem repentinas prejudicam a economia de combustível.

Gears icon

Quando acelerar, selecione as mudanças de velocidade mais altas o mais cedo possível. Os modelos Ford estão equipados com luzes indicadoras de mudanças para otimizar a seleção das mudanças de velocidade.

Top