Home > Experiência Ford > Ford Blog > Veículos comerciais eletrificados da Ford: vantagens para o seu negócio
Un Transit plateado

Abril 12, 2021

Veículos comerciais eletrificados da Ford: vantagens para o seu negócio

As carrinhas híbridas oferecem uma série de vantagens do ponto de vista da utilização e também do ponto de vista da economia. Neste artigo, fazemos uma revisão dos mais interessantes.

Os profissionais freelance, dado o grande número de horas que passam ao volante, são dos utilizadores que mais beneficiam com as melhorias tecnológicas dos veículos. Atualmente, a este respeito, a estrela no mundo automóvel é a eletrificação nas suas diferentes formas, tal como a oferecida pela Ford aos seus clientes. As carrinhas híbridas, sejam híbridas leves (MHEV) ou híbridas plug-in (PHEV), têm uma série de características interessantes que vale a pena salientar.

Qualquer uma destas duas tecnologias pode ajudar a poupar muito dinheiro em termos de consumo de combustível. Especialmente quando se trata de uma carrinha híbrida plug-in, dado que esta opção oferece alcance suficiente em modo elétrico para fazer a maioria das viagens urbanas diárias sem gastar um único litro de combustível. No caso dos motores híbridos suaves auto-recarregados (MHEV), a poupança é conseguida graças ao apoio que a parte elétrica dá ao motor de combustão (em comparação a uma mecânica convencional de características e desempenho semelhantes).

Esta economia de combustível não é a única poupança dum motor híbrido. As emissões de CO2 também são reduzidas, obviamente mais no caso das carrinhas plug-in. Além disso, neste caso, há ainda a destacar a suavidade da condução oferecida durante a utilização em modo elétrico. Isto pode ser essencial para quem trabalha com este tipo de veículo, uma vez que reduzirá o stress da condução em ambientes urbanos.

Quando se utiliza qualquer uma destas tecnologias, também não há qualquer problema com o potencial stress de esgotamento da carga na bateria. Infelizmente, em Portugal, a infraestrutura de carregamento de baterias ainda está longe de ser a ideal, mas enquanto não melhora, num veículo híbrido plug-in, mesmo que a bateria se esgote, não haverá dificuldade em continuar a conduzir.

Vale a pena ainda notar as vantagens dos veículos comerciais híbridos em termos de manutenção. Em particular, os carros plug-in sofrem menos desgaste nas pastilhas e nos discos de travões, pois têm um sistema de regeneração de energia incorporado que faz com que não seja necessário tanto esforço nas desacelerações. Além disso, ao funcionar em modo totalmente elétrico, evita-se o desgaste das partes móveis do motor de combustão.

Top