Home > Experiência Ford > Ford Blog > Rota alentejana pelas praias mais cobiçadas de 2019
Ford Kuga junto a lago

16 Janeiro, 2020

Rota alentejana pelas praias mais cobiçadas de 2019

Dizem-no as publicações da especialidade, os famosos e os turistas que as conhecem: as praias do Alentejo são as melhores do mundo. Tome nota da nossa rota para as aproveitar ao máximo.

O oceano Atlântico bate com força e elegância contra a faixa litoral da região, a mais extensa do país. Este verão não há um plano melhor do que sentar-nos ao volante do nosso Ford e confirmar na primeira pessoa que as praias do Alentejo são ainda mais espetaculares do que imaginamos.

O grande escritor Miguel Torga cantou este Alentejo infinito. Uma região onde parece, da estrada, que cabe Portugal inteiro. De facto, o Alentejo ocupa quase um terço do país, apesar de ter apenas 5% da população nacional. Mas sabe o que isto significa? Que vai poder usufruir com toda a tranquilidade da região e da sua incrível coleção de praias!

O litoral alentejano tem imensos areais, perfeitos para usufruir com calma, e pequenas angras e praias escondidas entre falésias. Nelas, o oceano irrompe com força e sempre estão pinceladas de surfistas vindos de todos os recantos do mundo. De Tróia a Melides, de São Torpes a Porto Covo, de Vila Nova de Milfontes à Zambujeira do Mar, no Alentejo há muitas praias fantásticas para passar umas férias fantásticas. Só precisa das nossas dicas e do seu Ford!

Tróia e Comporta: entre as melhores praias da Europa

As praias alentejanas estão na moda pelo sabor natural, quase imaculado, pelas aldeias de pescadores, que parecem ancorados no tempo, pelos hotéis elegantes… Com 165 quilómetros de comprimento, o litoral alentejano é o paraíso de quem ama o mar. Um bom lugar para começar a explorar a região está muito perto de Lisboa. Falamos da península de Tróia, com mais de 25 quilómetros de praias, perfeitas para aproveitar de qualquer maneira: em família, em casal, sozinho… Contornando as marismas do estuário do Sado chega-se a uma imensa linha de costa que, entre a ponta de Tróia e o cabo de Sines, configura um longo areal. O porto desportivo da zona, a famosa Marina de Tróia, é a base ideal para quem adora praticar surf, vela ou paddle surf. Aqui vai encontrar alguns dos hotéis mais espetaculares do país, como o futurista Tróia Design Hotel, um resort de cinco estrelas e linhas arquitetónicas vanguardista. É onde as celebrities se costumam alojar.

O estuário do rio Sado, o ponto mais meridional da península, é um autêntico paraíso natural. Aqui, vai encontrar surpresas tão peculiares como os golfinhos portugueses, golfinhos que partilham o estuário com uma das maiores colónias de flamingos do hemisfério norte. Tudo isto poderá contemplar sem grande dificuldade de um modo muito tradicional e divertido a bordo de um galeão do sal.

A Comporta é o lugar da moda entre os lisboetas para passar o verão. Madona, uma das residentes mais famosas da capital, é uma das habituais neste autêntico paraíso exclusivo. A zona começou a fazer parte dos planos dos viajantes mais cool há um par de décadas, quando nos arredores da pequena aldeia da Comporta começaram a ser construídos alguns hotéis e resortsde luxo. Estas construções respeitaram muito o carácter tranquilo e tradicional da zona e, sobretudo, das imensas praias. Entre estas, não poderá perder as da Comporta, Pego e Carvalhal, perfeitas tanto se quiser passar um dia tranquilo – mergulho, arroz num bar de praia, novo mergulho – como se é um aficionado do surf. Além disso, não lhe vão faltar beach clubs, restaurantes, zonas chill out e lojas cheias de artesanato e criações de artesãos locais.

Um não acabar de angras

Mais a sul, em Grândola, espera por si a praia da Galé, com uma areia fina incrível e águas transparentes, muito popular entre os surfistas e praticantes de bodyboard. É uma praia que se estende até ao cabo de Sines. Rumo a sul ao volante do seu Ford e sempre com o oceano ao lado, chegará a uma das paragens naturais mais espetaculares da Europa, o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, com dezenas de praias para todos os gostos e paixões. Anote estas no seu diário de viagem: a das Furnase Malhão e as de Portinho do Canal, perfeitas para dar um mergulho, passar um dia de pesca desportiva ou conhecer a costa de barco e apreciar a paisagem.

O que também não pode faltar numas férias no Alentejo é uma visita ao Cais Palafítico de Carraqueira– erigido pelos pescadores com estacas de madeira –, as fantásticas dunas da praia de Monte Velho e as praias de Porto Covo, que além disso é um dos melhores lugares da zona para fazer mergulho e perder a noção do tempo a contemplar a rica flora e fauna marinhas da região.

Top