Home > Experiência Ford > Ford Blog > Os condutores europeus optam cada vez mais pela transmissão automática
Ford interior view

Agosto 7, 2020

Condutores europeus optam cada vez mais pela transmissão automática

Dados recolhidos pela Ford durante os últimos anos indicam que os clientes europeus optam cada vez mais pelos veículos equipados com transmissão automática.

Pode ser que os condutores mais puristas ainda defendam as caixas de velocidades manuais, mas os dados indicam que a transmissão automática conquistou protagonismo nas compras dos clientes europeus. No caso da Ford, passou-se de um volume de vendas de 10,4% de veículos automáticos em 2017 para 31,3% no primeiro mês de 2020.

Atualmente, as mudanças automáticas oferecem diversas vantagens: reduzem o ruído no interior do habitáculo, funcionam com uma suavidade tal que, inclusive, podem prevenir enjoos e, além disso, dão espaço à presença de ajudas à condução de última geração, como o Controlo Automático de Velocidade Adaptativo. Tudo isto e não só. Com a aplicação FordPass, alguns modelos da marca permitem um arranque à distância, algo útil, por exemplo, para ligar o ar condicionado antes de chegar ao carro.

“Entre os muitos benefícios da transmissão automática está o facto de permitir usufruir das últimas tecnologias de assistência ao condutor, fazendo com que tudo, do estacionamento ao tráfego intermitente, seja mais fácil e cómodo de gerir. Esperamos que esta tendência continue, uma vez que no futuro cada vez mais pessoas se deslocarão em veículos elétricos e este tipo de transmissões passará a ser comum”, disse Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviço da Ford Europa.

O Ford Focus é o modelo em que o cliente mais claramente opta pela caixa automática. Concretamente, 30,9% das unidades foram equipadas com este tipo de caixa, um aumento considerável quando comparado com os 7% que se registava em 2017. O Fiesta e o Puma também se destacam neste tipo de tendência, algo que tem um reflexo direto na melhoria da eficiência do consumo de combustível.

A nível de países, a Alemanha conquista a palma de ouro no que se refere à compra de veículos Ford dotados de transmissão automática. Lidera os cinco grandes mercados europeus, à frente da França, do Reino Unido, da Espanha e da Itália.

Este aumento da importância das caixas de velocidades automáticas é também um sinal de que pouco a pouco a população se vai preparando para o futuro dos automóveis elétricos que espera por nós, pois este tipo de veículos não requer transmissões manuais.

Ford infographic
Top