Home > Experiência Ford > Ford Blog > Nova tecnologia SYNC da Ford é o assistente de condução perfeito
Ford interior dashboard detail

Outubro 9, 2020

Nova tecnologia SYNC da Ford é o assistente de condução perfeito

A Ford vai estrear a sua nova tecnologia SYNC no Mustang Mach-E. Este novo sistema é capaz de aprender com os comportamentos dos condutores e fazer sugestões inteligentes, graças ao reconhecimento de voz, aos resultados de pesquisas na Internet e à inteligência de aprendizagem automática.

 

Nova tecnologia SYNC da Ford é o assistente de condução perfeito

A nova tecnologia SYNC da Ford foi apresentada pela primeira vez no novo elétrico da marca, o Mustang Mach-E. A sua principal característica é ser capaz de aprender através dos comportamentos dos condutores e fazer sugestões inteligentes. No caso do Mustang Mach-E, o sistema permite ainda personalizar mais de 80 afinações do veículo, da temperatura do habitáculo à posição do assento, passando pela iluminação ambiente.

Outra das características deste novo sistema é a capacidade para identificar cada um dos condutores através dos seus smartphones ou da chave, de forma a aplicar as respetivas afinações personalizadas antes do condutor entrar no carro. O SYNC usa um algoritmo para aprender automaticamente os hábitos de cada um. Isto acontece de tal forma que as rotinas seguidas servem de base para oferecer sugestões de navegação e comunicação no momento apropriado.

O Ford Mustang Mach-E vem equipado com um ecrã tátil Full HD de 15,5 polegadas através do qual se pode usar a nova geração do sistema SYNC. Além disso, o ecrã põe à disposição do utilizador uma interface pensada para proporcionar uma utilização fácil e simples. E mais, os condutores podem até pré-configurar o seu novo veículo antes da entrega com a inédita Configuração Remota do Veículo. E isto não é tudo, pois é ainda possível personalizar os modos de condução, selecionando entre Engage, Whisper e Unbridled. O smartphone, já agora, pode ser usado como chave para desbloquear o carro.

O sistema SYNC de nova geração responde perante um reconhecimento avançado de comando de voz em linguagem natural. Entende até 15 línguas europeias. O Apple CarPlay e Android Auto vêm instalados de série, de tal forma que se poderá reproduzir facilmente o ecrã do nosso telemóvel no ecrã multimédia.

Os veículos elétricos da Ford vão servir-se do novo SYNC, pois esta tecnologia pode indicar onde e quando recarregar as baterias durante um trajeto, fornecer dados sobre a autonomia do veículo, em função dos fatores que possam alterar uma rota, e mostrar  como aceder à maior rede pública de carregamentos da Europa, graças à aplicação FordPass. Além disso, a informação fornecida por todos os condutores servirá para melhorar a precisão das informações futuras.

O sistema de navegação vai aperfeiçoando o que se viu até ao momento, inclusive nos lugares onde não exista conexão à rede. Além dos dados típicos, são disponibilizados outros como a possibilidade de estacionamento, tanto na rua como num parque.

A Ford assegura além disso que este SYNC de nova geração se irá atualizando progressivamente de forma completamente sem fios, melhorando as suas prestações. As atualizações são ativadas em menos de dois minutos e a descarga acontece sempre em segundo plano. Estas atualizações podem inclusive ser programadas para se efetuarem durante a noite a fim de não ser necessário atrasar o início de um hipotético trajeto.

O novo SYNC chegará paulatinamente aos demais modelos da marca norte-americana, depois da mencionada estreia no Mustang Mach-E, um SUV que é um dos 17 modelos eletrificados que o fabricante pretende lançar na Europa até finais de 2021.

Top