Home > Experiência Ford > Ford Blog > Híbrido elétrico, HEV e Ford Mondeo
Híbrido elétrico HEV: tudo o que precisa de saber

Março 22, 2021

Híbrido elétrico HEV: tudo o que precisa de saber

Escolher uma tecnologia híbrida pode ser uma decisão complexa. Por isso, nesta secção, vamos esclarecer um pouco melhor o que é efetivamente um automóvel híbrido. E para nos ajudar a explicar, o Ford Mondeo HEV é um bom exemplo e pode mesmo ser o veículo que procura.

Está a chegar o momento de trocar de carro e ainda não se sente esclarecido relativamente aos PHEV, MHEV e HEV. Faz-lhe confusão a quantidade de termos estranhos e quer saber se um híbrido elétrico (HEV) é o que melhor se ajusta às suas necessidades. Não se preocupe, percebemos perfeitamente as suas dúvidas e estamos aqui para ajudar. 

A primeira coisa a saber é que todos os veículos com esta configuração têm um motor principal de combustão. Este é, por sua vez, suportado por um motor elétrico que pode, por si só, propulsionar o veículo a baixas velocidades e em distâncias reduzidas. Desta forma, um veículo HEV representa um meio termo entre os veículos PHEV – híbridos plug-in e aqueles que são conhecidos como mild hybrid (híbridos suaves) ou MHEV.

Quando comparados com estes últimos, os veículos com sistema de propulsão HEV dispõem de uma bateria de maior capacidade e de um sistema elétrico de potência superior. Se os compararmos com os híbridos plug-in, o mais interessante é que até pode esquecer-se de os conectar à rede elétrica, pois a bateria é carregada automaticamente pelo motor de combustão e por um evoluído sistema de travagem regenerativa.

Então, nada de cabos? Sim, é isso mesmo. E o mais recente veículo desta categoria é exatamente o novo Ford Mondeo híbrido, um automóvel que aposta em exclusivo nesta eficiente configuração mecânica. Ao volante deste carro, vai aperceber-se da sua eficiência em ambientes urbanos e ao circular a baixa velocidade, em especial nos engarrafamentos, situações que estão normalmente associadas a consumos de combustível elevados.

Nas zonas urbanas mais congestionadas, o Mondeo é uma excelente escolha. Isto, sem esquecer que um menor consumo de combustível representa também uma redução das emissões de CO2, beneficiando deste modo o meio ambiente como parte integrante dos projetos e desafios de sustentabilidade em curso na Ford.

Numa viagem mais longa, o Ford Mondeo HEV nunca será um problema, uma vez que dispõe de 187 cavalos de potência (gerida por uma transmissão automática) e de equipamento topo de gama. A única situação em que terá de parar é para o reabastecer, embora com menos frequência do que a que está habituado.

Top