Home > Experiência Ford > Ford Blog > O Novo Ford Puma: híbrido, espaçoso, SUV
Ford Explorer in the woods

1 Junho, 2020

Chegou o Ford Explorer, um SUV XL com motor híbrido

O Ford Explorer chega à Europa em formato híbrido plug-in com uma potência de 457 CV, uma bateria de 13,6 kWh e uma autonomia em modo eléctrico de 44 quilómetros.

O Ford Explorer entra no mercado europeu com uma imagem já conhecida em outras bandas… mas com algumas particularidades. A mais chamativa é o seu motor híbrido, o que impõe um detalhe específico na sua carroçaria, a porta para carregamento da bateria, localizada no painel dianteiro esquerdo.

O motor que impulsiona este SUV Ford é um V6 de 3 litros que, junto ao propulsor eléctrico, tem uma potência de 457 CV e um par máximo de 825 Nm. A bateria que incorpora tem 13,6 kWh de capacidade e é a responsável pela autonomia de 44 kilómetros em modo 100% eléctrico segundo WLTP, o mesmo protocolo que anuncia um gasto de combustível médio de 3,1 l/100 km e umas emissões de 71 g/km de CO2. Associado ao motor encontra-se uma caixa de mudanças automáticas de 10 velocidades, enquanto que o sistema de tracção é total.

Ford Explorer

O tempo de carregamento necessário para recuperar toda a autonomia da bateria varia em função da tomada utilizada. Por exemplo, numa de 230 v são necessárias menos de 5 horas e 50 minutos, enquanto que a partir de uma Ford Connected Wallbox opcional (ou em uma estação de carregamento pública compatível com a rede FordPass Charging Network) este tempo reduz-se a menos de 4 horas e 20 minutos.

O interior do Ford Explorer, todo-o-terreno que pode rebocar 2.500 kg, leva até sete passageiros, distribuídos em três filas de bancos. Em cada uma destas há quase um metro de altura livre até ao tecto e um metro e meio de espaço para ombros e pernas (no caso da primeira e segunda filas). Os bancos dianteiros, por seu lado, oferecem uma configuração eléctrica de dez posições, além de aquecimento e ventilação. Soma-se ainda a função de massagem. Os bancos da segunda fila têm aquecimento e a partir destes estão presentes vidros de privacidade até à zona traseira.

Ford Explorer

O habitáculo do veículo também se destaca pela presença de cinco pontos de corrente de 12 v, duas portas USB para a primeira e segunda filas, 2 porta-copos e climatizador de três zonas, além de um volante aquecido. O ecrã do sistema multimédia, de 10,1 pulgadas, mostra a última evolução do SYNC3. E o porta-bagagens? A sua capacidade varia desde os 123 litros disponíveis com todos os bancos levantados até a um máximo de 2.274 litros.

O Ford Explorer também se destaca no que se refere aos sistemas de segurança e de ajuda à condução. Vem de série o Active Park Assist 2, capaz de levar a cabo manobras totalmente automáticas, a Informação de Pontos Mortos com Alerta de Tráfico Cruzado, o Assistente de Travagem Marcha Atrás, o Assistente Precolisão com Travagem Activa capaz de detectar peões e ciclistas, o Cruise Control Adaptativo com Stop & Go, o Reconhecimento de Sinais e  Centragem de Faixa. Por último, o novo SUV conta com um sistema de som B&O premium de 980 watts com 14 altifalantes.

Top