Na Ford desenvolvemos um sistema de segurança de veículos conectados que monitoriza as carrinhas em tempo real e alerta os pequenos gestores de frotas, proprietários-operadores e condutores, através do seu smartphone, de potenciais violações de segurançad1.
O “Modo Guarda” está integrado na FordPass Pro, uma aplicação para smartphones que ajuda os proprietários a gerir e controlar até cinco veículos, assegurando que a sua frota está pronta para trabalhar com o máximo de tempo operacional.
Quando ativado - após o horário comercial ou ao fim-de-semana, por exemplo - o “Modo Guarda” usa vários sensores para detetar quando alguém entra no veículo, abre o capot ou o compartimento de carga, ou liga o motor.
Nesse momento, o sistema envia - utilizando o modem do veículo - uma notificação para o smartphone do proprietário. Enviará também um alerta se o veículo for destrancado ou caso o motor seja ligado com uma chave. Num sistema convencional, estas situações não ativam o alarme do veículo, mas, no caso do “Modo Guarda”, poderá ser extremamente útil em caso de roubo ou clonagem de uma chave.
O “Modo Guarda” é a nossa primeira funcionalidade que pode ser ativada com uma actualização de software através da nuvemd2. Isto significa que podemos fornecer muitas novas funcionalidades e melhorias de qualidade aos veículos dos clientes, via wireless, logo que estes estejam disponíveis, aumentando a produtividade e minimizando o tempo de paragem.
"As nossas carrinhas ajudam a manter os nossos clientes em movimento e as ferramentas no seu interior mantêm-nos a trabalhar. A FordPass Pro e o Modo Guarda ajudam os proprietários a proteger os seus veículos - e os seus negócios - mantendo-os um passo à frente dos criminosos". - Mark Harvey, Director de Conectividade Empresarial da Ford Europa