Home > Experiência Ford > Ford Blog > Como mantener o seu carro desinfectado e libre de germes
Ford Kuga Exterior

13 Maio, 2020

Mantenha o seu carro desinfectado

A crise provocada pelo COVID-19 está a mudar o mundo e a ter impacto a vida de todos. Está também a aumentar a consciência de todos os esforços que podemos reunir para manter as superfícies onde tocamos mais limpas e mais higienicas. O Dr. Jenny Dodman, chief medical officer, Ford UK, explica por que razão é imperative que mais do que nunca mantenhamos o nosso carro higienizado quando o usamos.

Importa clarificar que os germes podem adoptar várias formas. Temos sempre micro-organismos à nossa volta o que é normal – apenas uma pequena quantidade desses germes pode ser prejudiciais para nós.

O objectivo da limpeza deve ser a remoção de qualquer micro-organismos potencialmente prejudiciais, tais como vírus como o COVID-19. 

Quando alguém que tenha sido infectado pelo COVID-19 tosse ou assoa o nariz, produzem-se partículas portadoras de vírus, que permanecem em superfícies em seu redor. Estas superfícies ficam contaminadas e quando outra pessoa as toca com as suas mãos e, em seguida, toca na face, poderá transmitir o vírus para os seus olhos, boca e nariz, vias através das quais o vírus entrará no organismo. É por isto que é tão importante lavar as mãos. Idealmente, devemos usar sabão e água quente ou, se não tiver sabão por perto, álcool gel com, pelo menos, 70 por cento de álcool.

É possível contrair o vírus quando alguém tosse ou assoa o nariz na sua direcção. Porém, espera-se que esta forma de contaminação seja menos comum, especialmente quando o distanciamento social foi já implementado, já que as partículas são relativamente grandes e tendem a cair no chão ou em alguma superfície; não permanecem no ar.

O risco que representa uma superfície contaminado pelo COVID-19 tem vindo a diminuir. Ainda não é claro por quanto tempo o vírus sobrevive numa superfície e é provável que dependa da superfície e das condições, mas os estudos relacionados com outros vírus idênticos sugerem que, na maioria dos casos, estima-se que o risco reduza significativamente após 72 horas.

Ao limpar o interior do seu carro, nunca utilize produtos que contenham lixívia ou peróxido de hidrogénio. Evite também produtos que tenham na base amoníaco, que poderão danificar alguns revestimentos especiais como anti-reflexos ou anti-impressões digitais. O fabricante estará disponível para dar conselhos de limpeza específicos e seguros que podem ser usados em cada parte de um determinado veículo.

O conselho partilhado pelo organismo de saúde pública inglês é que um desinfectando comum das nossas casas é eficaz contra o COVID-19. Deve ser dada particular atenção às áreas que são frequentemente tocadas como o volante e comandos, manípulos das portas, alavanca das mudanças, qualquer botão ou touch screen, hastes de limpa vidros e de mudança de direcção, apoios de braços, e comandos de ajuste de bancos. Os cintos de segurança devem também ser higienizados.

Para limpar o exterior do seu carro, numa estação de limpeza manual, é mais provável que encontre

pessoas a menos de dois metros do que numa estação de limpeza automática, onde pode permanecer dentro do veículo com as janelas fechadas. Prevê-se que muitas estações de limpeza manuais tenham sido temporáriamente encerradas. Torna-se numa decisão pragmática, baseada na opção que permita manter o distanciamento social e as medidas de higiene necessárias.

Pode observar pessoas com luvas descartáveis como medida de protecção. No entanto, recorde que as luvas podem sempre estar contaminadas ao tocar numa superfície, contaminando-se a si ao tocar na face com a luva.

Partilhe o veículo apenas com pessoas com quem viva, para não violar a regra de distanciamento social.

A limpeza do veículo deve ser frequente, embora sem um período determinado, especialmente quando as superfícies forem contaminadas e sempre que alterne de condutor. Se tiver de conduzir, aconselha-se que mantenha álcool gel dentro do veículo, bem como toalhitas desinfectantes ou spray no porta-luvas.

Recorde por favor que deve manter o distanciamento social, lavar as mãos frequentemente e seguir as medidas governamentais.

Como manter o seu carro desinfectado e livre de germes
Top