Home > Experiência Ford > Ford Blog > Automóveis elétricos e híbridos: Glossário de termos
Automóveis elétricos e híbridos: Glossário de termos

Janeiro 25, 2021

Automóveis elétricos e híbridos: Glossário de termos

O advento dos carros elétricos e híbridos trouxe consigo a utilização de uma série de termos até há pouco tempo desconhecidos do público em geral. Explicamos-lhe todos e cada um deles.

A eletrificação da indústria automóvel está em curso. Entre carros híbridos e elétricos já existem muitas opções no mercado para aqueles que querem circular sem emitir CO2. No entanto, esta chegada trouxe consigo uma série de novos termos que podem ser totalmente desconhecidos para os condutores. Quais? Vamos rever os mais interessantes para que tenha toda a terminologia sob controlo.

AF (Alternative Fuel)

Os veículos AF incluem todos aqueles que são alimentados por uma fonte de energia diferente dos combustíveis tradicionais, ou seja, gasolina ou gasóleo.

BEV ou EV (Battery Electric Vehicle ou Electric Vehicle)

Quando nos referimos a um carro como BEV ou EV, estamos a falar de um modelo que é alimentado exclusivamente por baterias. Por outras palavras, este é um veículo totalmente elétrico.

FCEV (Full Cell Electric Vehicle)

Os automóveis que se movem graças a uma célula de combustível de hidrogénio são chamados FCEV’s. São veículos completamente elétricos, alimentados por um ou mais tanques de hidrogénio, elemento que, através de uma célula de combustível, é transformado em energia para a bateria. Não é necessário (nem possível) ligá-los à rede.

HEV (Hybrid Electric Vehicle)

Os veículos conhecidos como HEV’s são híbridos não plug-in ou auto-recarregáveis. Têm também dois motores, mas diferem dos acima referidos na medida em que a bateria é carregada enquanto está em funcionamento. Não podem ser ligados à corrente. Além disso, o alcance elétrico que oferecem é consideravelmente mais limitado.

MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle)

Os veículos micro-híbridos têm um pequeno motor elétrico que apoia o motor térmico e assim fornece pequenos extras de potência e melhora a sua eficiência. A grande diferença dos sistemas anteriores é que eles não conseguem movimentar o carro apenas com a parte elétrica. São também conhecidos como híbridos ligeiros ou híbridos suaves.

NEV (New Energy Vehicles)

Este termo não se refere a um tipo particular de veículo, mas é utilizado para identificar aqueles que são alimentados total ou parcialmente por eletricidade. É, portanto, um termo que pode abarcar tudo o que foi dito acima.

PHEV (Plug-In Hybrid Electric Vehicle)

Este acrónimo refere-se ao que pode ser considerado como o segundo passo da eletrificação, ou seja, veículos híbridos plug-in. Consistem num motor térmico e num motor elétrico que podem ser operados em conjunto ou separadamente. A bateria que alimenta o motor elétrico pode ser recarregada ligando o carro à rede.

REEV ou E-REV (range-extended electric vehicle ou extended-range electric vehicle)

Os REEV ou E-REV são veículos elétricos de autonomia alargada. Têm um motor elétrico e um motor térmico. A missão deste último é gerar energia para a bateria e assim alimentar o primeiro. São carros que não podem circular apenas com o motor de combustão.

Top