A barra luminosa é uma solução que fornece Lumileds 3D LED e ocupa toda a largura do para-brisas frontal. Quando o carro autónomo está em movimento, sem um condutor para o controlar, estas luzes estão apagadas em toda a superfície, e quando o veículo está prestes a arrancar, há um efeito de flash na parte central. Por outro lado, se o veículo pretende deixar alguém passar, a luz vai mover-se de um lado para o outro.
Durante os testes, realizados na Alemanha (este projeto é financiado pelo Ministério Alemão dos Transportes e Infraestruturas Digitais, BMVI), os investigadores arranjaram um carro com tecnologia autónoma e um condutor sentado ao volante, por segurança. Num parque de estacionamento, comprovaram como o veículo conseguiu parar quando dois peões o cruzaram a meio de uma manobra de estacionamento. As luzes brancas e azuis permitiram aos transeuntes ver, imediatamente, qual o passo seguinte.
“Desde muito cedo, as crianças aprendem o significado dos sinais de trânsito. Acreditamos que algo muito semelhante pode ser aplicado a um sistema de luzes autónomas para automóveis. Precisamos de criar padrões que sejam fáceis de aprender e intuitivos. Queremos estabelecer um conjunto de significados universais para a comunicação visual entre automóveis autónomos e outros utentes da estrada", disse Stefan Wolter, engenheiro de desenvolvimento do Centro de Investigação e Inovação em Aachen, na Alemanha.