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A inteligência artificial do novo Kuga Full Hybrid otimiza a tração e reduz os consumos

Marco 8, 2021

A inteligência artificial do novo Kuga Full Hybrid otimiza a tração e reduz os consumos

A Ford deu um grande passo em frente ao introduzir a tecnologia de desativação da tração integral AWD em todas as versões deste SUV eletrificado, incluindo o novo Kuga Full Hybrid (FHEV).

Graças à inteligência artificial, esta função desativa o sistema inteligente de tração integral do Kuga em condições favoráveis de condução, resultando numa ainda maior eficiência de combustível. Se a tecnologia detectar que os condutores podem necessitar de aderência adicional, a tração integral será reativada num piscar de olhos.

Embora seja possível encontrar estradas escorregadias em qualquer época do ano, a tração integral inteligente é especialmente interessante durante os meses de inverno, quando a chuva, a neve e o gelo fazem com que o piso da estrada se apresente em condições mais complicadas.

“A tração integral não é útil apenas em percursos offroad; um incremento na aderência pode tornar a condução mais suave, segura e tranquila, especialmente no inverno”, refere Glen Goold, Engenheiro-Chefe do Programa Kuga.

Como funciona?

A potência do sistema híbrido, composto por um motor a gasolina e um motor elétrico, é distribuída entre os eixos dianteiro e traseiro para uma resposta suave e progressiva em curva, executando ajustes em menos de 20 milissegundos. Nas situações em que as rodas dianteiras percam tração, o sistema pode enviar a totalidade da potência para o eixo traseiro. O sistema controla constantemente quais são as rodas com melhor aderência à estrada graças às informações obtidas pelos sensores localizados em redor do veículo.

A função de desativação da AWD de última geração utiliza um cérebro eletrónico e um algoritmo de “lógica difusa” para determinar, consoante as circunstâncias, se é possível cortar o envio de potência para as rodas traseiras, por exemplo, durante a condução em autoestrada com tempo quente e seco. Isto faz que com que o Kuga Full Hybrid (FHEV) funcione temporariamente apenas com tração dianteira, favorecendo a eficiência de combustível.

O sistema de desativação da AWD está constantemente alerta e pronto para voltar a enviar potência para o eixo traseiro, mal detete que a tração integral inteligente é - ou possa vir a ser - necessária. Para determinar a rotação e o deslizamento das rodas, a desativação da AWD monitoriza informações proveniente de vários sistemas, incluindo o controlo de tração e o ABS; para conhecer as condições meteorológicas, analisa a ativação dos limpa pára-brisas e a temperatura exterior; também verifica se o Kuga híbrido está a transportar um atrelado. Todos estes fatores ajudam o sistema a tomar decisões e a reagir em apenas 10 milissegundos.

Kuga Full Hybrid

O novo Kuga Full Hybrid (FHEV), que integra a gama mais eletrificada de sempre da Ford, utiliza um sistema de propulsão totalmente híbrido, oferecendo a máxima eficiência e refinamento do modo de condução elétrica, sem ter de efetuar o carregamento da bateria através de uma fonte de energia externa, e com uma autonomia capaz de se bater com qualquer modelo diesel.

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