Home > Experiência Ford > Ford Blog > A Ford e a Mobileye estenderam a sua cooperação a nível global para oferecer ainda melhores tecnologias baseadas em câmaras para evitar colisões
mach-e on the road

Novembro 23, 2020

A Ford e a Mobileye estenderam a sua cooperação a nível global para oferecer ainda melhores tecnologias baseadas em câmaras para evitar colisões

A Ford Motor Company e a Mobileye, uma empresa da Intel, estão a colaborar na produção de sistemas vanguardistas de assistência ao condutor em toda a gama de produtos da Ford.

“Proporcionar às pessoas uma confiança extra durante a condução é inestimável, e é exatamente para isso que o nosso Ford Co-Pilot360TM foi concebido”, afirmou Lisa Drake, Diretora de Operações para a América do Norte e vice-presidente de Compras Globais na Ford Motor Company. “Ao personalizar o excelente software e a tecnologia de deteção da Mobileye, as magníficas funções de assistência ao condutor da Ford continuarão a evoluir e a oferecer aos clientes confiança na estrada durante a vida útil dos seus veículos”.

Como fornecedor de tecnologia de deteção de objetos e pessoas para os sistemas avançados de assistência ao condutor da Ford, a Mobileye proporcionará a sua família de dispositivos EyeQ®, juntamente com o software de processamento de visão para auxiliar mundialmente os sistemas de assistência ao condutor de nível 1 e 2 nos veículos Ford.

A Sociedade de Engenheiros de Automação define os sistemas de nível 1 como a automatização de apenas uma parte da experiência de condução, como a direção ou a aceleração e a desaceleração, enquanto que os sistemas de nível 2 oferecem tanto a direção como a aceleração ou a travagem. Ambos os níveis requerem que os condutores vigiem o rendimento do veículo.

A Ford apresentará a Mobileye aos condutores com a inclusão do logótipo desta empresa nos ecrãs de assistência ao condutor SYNC®. Pela primeira vez, os clientes vão saber claramente que a Ford potencia algumas características da sua tecnologia Ford Co-Pilot360 graças às capacidades de deteção proporcionadas pela Mobileye.

“É um privilégio estender e ampliar a nossa colaboração de anos a nível global com uma empresa que está tão comprometida com a segurança dos seus clientes”, disse o professor Amnon Shashua, presidente e CEO da Mobileye. “Desejamos trabalhar em estreita colaboração para levar estas funcionalidades ao mercado na gama mais completa dos produtos Ford”. Como parte do acordo, os novos veículos de produção utilizarão os chips e o software dos computadores EyeQ da Mobileye para apoiar as características da tecnologia Ford Co-Pilot360. Esta é utilizada para ajudar a identificar com precisão o que a câmara do para-brisas num veículo pode ver, incluindo marcas da faixa de rodagem, sinais de trânsito, peões e outros veículos. A tecnologia da Mobileye reforçará características como o sistema de manutenção em faixa, tecnologia de iluminação automática, assistente de pré-colisão com travagem de emergência automática e o controlo inteligente de velocidade, além da condução mãos livres Active Drive Assist no novo Mustang Mach-E e no novo F-150.

A Ford utilizará a tecnologia da Mobileye na produção da próxima geração de veículos, incluindo os novos F-150 e Mustang Mach-E, bem como nos futuros produtos que oferecerão características avançadas de sistemas de assistência ao condutor.

A Ford e a Mobileye trabalham juntas há anos, mas esta é a primeira vez que a Ford se compromete com a tecnologia desta empresa para produzir a próxima geração de todos os seus veículos. As duas partes vão trabalhar com fornecedores de nível 1 designados pela Ford para fornecer a tecnologia e integrá-la nos veículos. Além disso, a Ford está a avaliar o uso da tecnologia Roadbook nos seus veículos.

A Roadbook utiliza dados anónimos de várias fontes das câmaras dos veículos para construir um mapa de alta definição ao qual poderão aceder os carros e usufruir da tecnologia de assistência ao condutor, incluindo funções de condução de mãos livres como o Active Drive Assist.

Os novos veículos da Ford utilizarão as plataformas EyeQ3 e EyeQ4 da Mobileye para os sistemas avançados de assistência ao condutor de nível 1 e 2. A família EyeQ distingue-se da concorrência pela capacidade para suportar um processamento de visão complexo e computacionalmente intenso, mantendo um baixo consumo de energia, inclusive quando está instalado no para-brisas de um veículo. Aproveitando a capacidade dos seus predecessores, o EyeQ4 pode processar múltiplos sensores e outras tarefas necessárias para a assistência ao condutor.

Top