Home > Experiência Ford > Ford Blog > REEV: o que é um carro elétrico de autonomia prolongada?
REEV: o que é um carro elétrico de autonomia prolongada?

Janeiro 18, 2021

REEV: o que é um carro elétrico de autonomia prolongada?

Explicamos o que é um carro elétrico de autonomia prolongada, uma tecnologia conhecida pela sigla REEV ou E-REV e que, apesar de não ser a mais popular no mercado, é bastante interessante.

A indústria automóvel está atualmente a passar pelo que é provavelmente a maior transformação da sua história. Estamos a falar, claro, de eletrificação, que nesta primeira fase chegou ao mercado de diferentes formas. Existem veículos puramente elétricos, híbridos ou híbridos plug-in. A todos eles se junta uma tecnologia que, sem ser a mais popular, é muito interessante. Conhecida pela sigla REEV ou E-REV, refere-se ao carro elétrico de gama alargada.

Estes veículos são basicamente carros elétricos puros que têm uma pequena ajuda de um motor de combustão. Motor esse (e aqui está a grande diferença com os híbridos) que não é capaz de movimentar o carro sozinho, uma vez que a sua missão é gerar energia para alimentar a bateria quando esta tem pouca carga ou está completamente descarregada. Estes veículos são geralmente recarregados sendo ligados à corrente como qualquer carro elétrico, embora tenham este "salva-vidas" sob a forma de um motor térmico que salvará o condutor da angústia enquanto chega ao destino.

A capacidade do depósito de gasolina utilizado para alimentar este motor de combustão é normalmente pequena. Contudo, o consumo de combustível também o é. A razão para isto é que esta hélice funciona normalmente a uma velocidade mais ou menos constante, a necessária para gerar energia para as baterias. Estes mecanismos também são pequenos, apenas o suficiente para fazer o trabalho. Assim, não é estritamente necessário visitar um ponto de recarga cada vez que se faz um pequeno carregamento, embora seja aconselhável fazê-lo para que o motor térmico não tenha de agir.

Esta tecnologia permite também economias consideráveis na transmissão, caixa de velocidades e, claro, em termos de fricção e desgaste interno. Por outras palavras, todas as vantagens de um carro elétrico convencional estão também presentes no carro elétrico de autonomia alargada.

Em suma, esta é uma tecnologia que, apesar de não ser a mais popular no mercado, oferece um elevado grau de desempenho e eficiência.

Top