De momento, o Casaco Emoji não está à venda, uma vez que se trata de um protótipo e que faz parte da campanha “Share The Road”. Com este projeto procura-se demonstrar como podem ser atenuadas as tensões na estrada entre ciclistas e outros veículos motorizados. Convém lembrar que, segundo os Dados Básicos da Comissão de Segurança Vial da Comunidade Europeia, morrem todos os anos na estrada à volta de 2000 ciclistas.
“Agora vivemos – e conduzimos – num mundo onde a comunicação é crucial. Mas com demasiada frequência, entre condutores e ciclistas, isto reduz-se ao sinal da buzina ou a um gesto grosseiro. Os ciclistas têm geralmente que tirar a mão do guiador para se comunicarem. O Casaco Emoji usa um meio de comunicação universalmente compreendido como forma de aliviar tensões e, assim, todos aprendemos a “Partilhar o Caminho”, disse Emmanuel Lubrani, da Ford Europa.
Já o Dr. Neil Cohn, professor assistente do departamento de Comunicação e Cognição da Universidade de Tilburg, nos Países Baixos, acrescentou que “os emojis converteram-se numa parte fundamental do modo como usamos a linguagem, tanto para manifestar expressões faciais como humor ou sarcasmo. São parte integral da nossa capacidade de expressão e um modo de o fazer rapidamente. Este casaco, criado em cooperação com a Ford “Share The Road” permite aos condutores expressar os seus sentimentos e cria um vínculo emocional importante entre eles e os outros utilizadores da estrada”.