Home > Experiência Ford > Ford Blog > Ford Emoji, o casaco que vai permitir aos ciclistas “falar” com os condutores
Ford Emoji Jacket

Outubro 5, 2020

Ford Emoji, o casaco que vai permitir aos ciclistas “falar” com os condutores

A Ford apresentou o Casaco Emoji, uma peça de roupa perfeita para os ciclistas comunicarem com os condutores que encontrem na estrada. O casaco está equipado com um painel de malha LED capaz de mostrar emojis, transmitindo deste modo informação aos demais utilizadores da via.

 

A segurança é um assunto que diz respeito a todos e é algo que na Ford sempre temos tido em conta. E não apenas do ponto de vista dos carros, também como algo mais global que diz respeito a todos os utilizadores da via. Neste sentido, os ciclistas são um dos elos mais vulneráveis. Qualquer erro pode ser fatal. Porque não usar a tecnologia para melhorar a comunicação entre os que se deslocam nestes veículos a pedais e o resto de condutores? Assim nasceu o Casaco Emoji.

Mas vamos por partes. O que são exatamente os emojis? Trata-se de uma linguagem digital pensada para transmitir emoções de forma visual. Agora, com a proliferação de aplicações de mensagens instantâneas, é algo que faz parte das nossas vidas. Contudo, os emojis possuem muito mais possibilidades, prontas a ser usadas noutras tarefas.

O ponto de partida do Casaco Emoji foi, precisamente, esta linguagem. De que é composto? Trata-se de uma peça de vestuário convencional à qual se juntou nas costas uma malha LED que pode mostrar três emojis diferentes, setas de direção e até um sinal de perigo. Para ativar uma ou outra mensagem, o ciclista pode usar um comando sem fios situado no guiador e que se manipula com um dedo. A conexão ao casaco é também sem fios, pelo que não há nenhum cabo a incomodar a condução.

Bike handlebar detail

De momento, o Casaco Emoji não está à venda, uma vez que se trata de um protótipo e que faz parte da campanha “Share The Road”. Com este projeto procura-se demonstrar como podem ser atenuadas as tensões na estrada entre ciclistas e outros veículos motorizados. Convém lembrar que, segundo os Dados Básicos da Comissão de Segurança Vial da Comunidade Europeia, morrem todos os anos na estrada à volta de 2000 ciclistas.

“Agora vivemos – e conduzimos – num mundo onde a comunicação é crucial. Mas com demasiada frequência, entre condutores e ciclistas, isto reduz-se ao sinal da buzina ou a um gesto grosseiro. Os ciclistas têm geralmente que tirar a mão do guiador para se comunicarem. O Casaco Emoji usa um meio de comunicação universalmente compreendido como forma de aliviar tensões e, assim, todos aprendemos a “Partilhar o Caminho”, disse Emmanuel Lubrani, da Ford Europa.

Já o Dr. Neil Cohn, professor assistente do departamento de Comunicação e Cognição da Universidade de Tilburg, nos Países Baixos, acrescentou que “os emojis converteram-se numa parte fundamental do modo como usamos a linguagem, tanto para manifestar expressões faciais como humor ou sarcasmo. São parte integral da nossa capacidade de expressão e um modo de o fazer rapidamente. Este casaco, criado em cooperação com a Ford “Share The Road” permite aos condutores expressar os seus sentimentos e cria um vínculo emocional importante entre eles e os outros utilizadores da estrada”.

Top