FORD E HERMES EXPLORAM O FUTURO DAS ENTREGAS SEM CONDUTOR

JULY 5, 2021

 

Na verdade, as entregas porta a porta fazem atualmente, e mais do que nunca, parte das nossas vidas, mas a forma como recebemos as encomendas pode estar a passar por uma fase de transição. A Ford acaba de anunciar um novo Programa de Investigação de Veículos Autónomos, concebido para ajudar as empresas na Europa a compreenderem como os veículos autónomos podem beneficiar as suas operações.

Um dos maiores especialistas em entregas ao domicílio do Reino Unido, a Hermes, é a primeira empresa a associar-se à Ford neste programa. Utilizando um veículo comercial personalizado Ford, a investigação visa compreender melhor como outros utilizadores da estrada interagiriam com um furgão de entregas que, aparentemente, circula sem um condutor a bordo.

Este Ford Transit especialmente adaptado possui sensores que imitam o aspeto de um veículo equipado com tecnologia de condução autónoma, contando com um “Banco de Automóvel Humano” para controlar o veículo. Isto permite que a bordo siga um condutor experiente que controla o Transit, mas como está oculto dá a impressão aos restantes condutores e utilizadores da via que não há ninguém ao volante.

Ford Hermes

As responsabilidades do condutor de um veículo comercial vão, por vezes, para além da simples condução entre dois pontos. Numa operação de entrega ou logística, por exemplo, o condutor pode igualmente ser responsável por classificar e carregar mercadorias, entregar em mão mercadorias aos destinatários ou recarregá-las na carrinha se não for possível fazer a entrega.

No entanto, nesta investigação em particular, o condutor irá desempenhar um papel inteiramente passivo, conduzindo simplesmente o veículo. Os transportadores pedestres que apoiam a carrinha de entregas estão equipados com uma aplicação de smartphone que lhes permite mandar parar o veículo e, depois de estacionado em segurança, desbloquear remotamente o portão de carga. Uma vez no seu interior, avisos de voz e ecrãs digitais direcionam o estafeta para o respetivo cacifo que contém as encomendas a serem entregues.

Ford Hermes

Com a duração de duas semanas, este projeto de investigação realizado com a Hermes baseia-se no sucesso dos testes de "entregas de último quilómetro" da Ford em Londres, em que uma equipa de correios pedestres recolhia encomendas de uma carrinha de entregas e cumpria a última etapa da entrega a pé, resultando em processos rápidos, sustentáveis e eficientes nas cidades.

Numa altura em que planeamos colocar veículos autónomos nas estradas, é importante que nos concentremos, não só em viabilizar a tecnologia, como também em viabilizar os negócios dos nossos clientes”.

Richard Balch, Diretor de Veículos Autónomos e Mobilidade, da Ford Europa

ARTIGOS RELACIONADOS