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Criança a brincar
 

FAQ´s

Como obtenho o código do meu auto-rádio?
Por questões de segurança, a Ford não mantém uma base de dados que relacione o veículo com o rádio. Assim, deverá levar o veículo até um reparador da rede Ford, o qual possuem os meios necessários para gerar o código a partir do rádio do veículo.

Perdi o código da chave do meu veículo, o que devo fazer para o obter?
Por razões de segurança, a Ford não retém uma base de dados com os códigos das chaves dos veículos que comercializa. Contudo, é possível obter o respectivo código, bastando para o efeito entrar em contacto com um reparador da rede Ford.
 
Pretendia alterar as medidas dos pneus do meu veículo, como posso saber quais as medidas possíveis de colocar?
As medidas de pneus homologadas para o seu veículo encontram-se referenciadas no documento único automóvel (DUA), sobre a rubrica "Anotações Especiais". Caso existam dúvidas, poderá obter esclarecimentos adicionais através da Auto Informa -www.autoinforma.pt

Necessito de uma declaração para fazer um averbamento no meu DUA, relativo a alteração da medida de pneumáticos do meu veículo, onde posso obtê-la?
Caso essa medida se encontra homologada, poderá obter a respectiva declaração através do contacto directo com a Auto Informa - www.autoinforma.pt

Como posso obter uma segunda via do certificado de conformidade do meu veículo?
Para obter este certificado, deverá contactar o nosso representante Auto Informa -  www.autoinforma.pt

Necessito de uma segunda via da chapa de construtor (chapa VIN) para o meu veículo, o que devo fazer?
Em primeira instância, deverá contactar o seu Concessionário Ford, fornecendo todos os detalhes que fundamentem a substituição da chapa VIN. Caso não possua documentos que justifiquem a emissão da 2ª via da chapa do construtor, deverá obter uma declaração junto do IMTT que suporte o seu pedido.

Onde poderei encontrar informação sobre os intervalos e operações de manutenção do meu veículo?
Poderá encontrar esta informação no seu Guia de Garantia e Manutenção ou através da página www.etis.ford.com, através do separador "FordService/Planos de revisões".

Quando devo substituir a correia de distribuição da minha viatura?
Esta informação encontra-se disponível na página www.etis.ford.com, através do separador "FordService/Planos de revisões".

Estou desapontado com o consumo do meu veículo o que posso fazer?
Os consumos anunciados são efectuados em condições óptimas de utilização e padronizadas para todos os construtores, pelo que podem existir diferenças relativamente ao consumo verificado no seu veículo.
O consumo dos veículos está dependente de vários factores, como o percurso realizado, carga utilizada no veículo, estilo de condução, pressão dos pneus, condições atmosféricas, altitude, entre outros.
Para poder avaliar a sua condução e determinar possíveis formas de reduzir o consumo de combustível, poderá realizar um teste inovador, disponível em todos os Concessionários Ford, denominado Ford Econo Check . Para mais informações, contacte um reparador da rede Ford.

Onde posso encontrar acessórios Ford?
Os acessórios Ford estão disponíveis em qualquer Concessionário Ford. Para o efeito contacte uma Concessão Ford e solicite informações acerca da gama de acessórios disponíveis para o seu modelo.

Posso efectuar uma extensão de garantia para o meu veículo?
Durante o primeiro ano de garantia legal do seu Ford, poderá adquirir um contrato de extensão de garantia FordProtect em qualquer concessionário Ford. Tem disponível a opção de 3 anos/60.000 km ou 5 anos/100.000 km, a partir da data do primeiro registo do veículo. Para mais informações consulte o separador "Serviços Ford" em www.ford.pt

O que tenho de fazer para manter a garantia de pintura e a garantia anticorrosão váida?
Para manter ambas as garantias, o veículo deverá ser verificado de acordo com o plano de manutenção definido pelo fabricante. A realização de reparações de carroçaria fora da rede Ford poderá cancelar esta garantia.

O meu veículo tem uma avaria, a reparação estará ao abrigo da garantia?
Antes de contactar o Centro de Relações com Clientes, deverá falar com o seu Concessionário Ford. Este está apto a analisar o seu veículo e encaminhar a sua questão da forma mais adequada.

A garantia do veículo é transmissível entre proprietários?
Todas as garantias são transmissíveis entre proprietários com a excepção da garantia multimarca aplicável a veículos usados – Ford Protect VU.

Tenho direito a serviço de Assistência em Viagem?
A Ford inclui em todas as viaturas novas o serviço Ford Assistance, o qual lhe faculta uma série de serviços tais como desempanagem móvel e/ou reboque para o Concessionário Ford mais próximo e veículo de substituição. Adicionalmente, se não for possível reparar a viatura no prazo de 24 horas, poderemos disponibilizar uma viatura de substituição pelo prazo de dois dias úteis.

Com quem é que eu posso contactar para obter esclarecimentos técnicos?
Recomendamos que o contacto inicial seja com um Concessionário Ford, uma vez que este possui à sua disposição conhecimentos e experiência para poder verificar o seu veículo. No entanto poderá sempre contactar o Centro de Relações com Clientes. O qual irá mediar o contacto entre o cliente e os nossos serviços técnico.
 
Como saberei se o meu veículo é alvo de uma acção de serviço urgente?
Sempre que detecta alguma questão num determinado lote de veículos, a Ford contacta os seus Clientes directamente através de carta, pedindo para se deslocarem ao Concessionário mais próximo para assistir a viatura com a maior brevidade possível. No entanto, caso tenha alguma dúvida ou questão a colocar, poderá sempre contactar o seu Concessionário ou o Centro de Relações com Clientes.

Terei custos com a realização de uma acção de serviço?
Todas as acções de serviço serão efectuadas por um reparador da rede Ford sem quaisquer custos para o Cliente, independentemente da idade do veículo.

Como poderei obter uma 2ª via do manual do meu veículo?
Em caso de extravio do manual, poderá efectuar a compra on-line de um novo através da página www.z-order.de, onde encontrará disponíveis vários manuais para o seu veículo, nomeadamente, Manual de Proprietário, Áudio, Sistema de Navegação, entre outros. Em caso de dúvida poderá sempre contactar o Centro de Relações com Clientes.

Como posso manter a eficiência de funcionamento do ar condicionado do veículo?
O ar condicionado, tal como todos os outros sistemas do veículo, deverá ser colocado a funcionar regularmente. Com o tempo, os filtros ficam contaminados, diminuindo a eficiência do sistema. O sistema de ar condicionado é um local ideal para o aumento de bactérias, bolores e fungos, caso não seja verificado regularmente. O tratamento anti-bacteriano do ar condicionado, destruirá e evitará o aparecimento das bactérias, ao mesmo tempo que liberta um aroma agradável para o interior do veículo.

Estou a ter algumas dificuldades em obter uma peça para um veículo Ford, o que devo fazer?
O seu reparador autorizado Ford tem à sua disposição os meios necessários para identificar, localizar e encomendar a peça solicitada. Contudo, poderão existir situações de excepção que atrasem o processo de entrega. Para melhor se inteirar deste processo, deverá manter-se em contacto regular com o seu reparador Ford.
 
O meu veículo está equipado com pneu sobressalente ou com o kit de reparação de pneus? Posso comprar um pneu sobressalente se este não equipar o veículo?
Nem todos os veículos vêm equipados com pneu sobressalente de série, podendo o seu caso específico ser confirmado através do www.etis.ford.com " características secundárias".

Os veículos mais recentes vêm equipados com o sistema ContiMobilityKit, o qual foi projectado para garantir a sua mobilidade em caso de furo. Para além de libertar espaço no compartimento de carga, diminui o peso do veículo resultando na redução do consumo de combustível e na emissão de gases poluentes. No entanto, é possível adquirir um pneu sobressalente, como acessório, para a maioria dos modelos Ford, através da rede de reparadores Ford.

Encomendei o meu veículo novo mas está a demorar mais tempo que o previsto inicialmente pelo Concessionário.
Ocasionalmente deparamo-nos com um maior número de encomendas para um determinado modelo, pelo que não é possível à Ford garantir a entrega do veículo na data prevista. No entanto o seu Concessionário está apto a fornecer-lhe as informações actualizadas sobre o estado da sua encomenda e uma data mais correcta para a entrega do seu novo Ford.

Como posso saber qual a peça correcta para o meu veículo, e respectivo preço? 
Por favor contacte  o Reparador Fornecedor Autorizado de Peças Ford mais próximo. E tenha sempre presente que a correcta identificação da peça é fundamental para garantir o pleno funcionamento da sua viatura.

Qual o tempo normal de espera pelo fornecimento de uma peça, na Ford? 
A Ford tem plena consciência da importância de um fornecimento atempado das peças, por este motivo temos desenvolvido esforços no sentido de melhorar continuamente os nossos sistemas logísticos, com o objectivo de proporcionar ao cliente Ford um serviço rápido e de qualidade.

 

A FordCredit faz todo o tipo de financiamento? 
A FordCredit dedica-se exclusivamente ao financiamento do seu Ford e estamos determinados em assegurar a sua plena satisfação. Colocamos ao seu dispor todas as soluções possíveis para a aquisição e/ou utilização do seu novo Ford, designadamente, através do Crédito Ford, FordOptions, Leasing e ALD FordCredit e Aluguer Operacional - Ford Business Partner. No entanto, podemos financiar igualmente uma viatura usada adquirida no Concessionário Ford.

Que documentação tenho de fornecer à FordCredit para obter um financiamento?  
A FordCredit solicita habitualmente a seguinte documentação para analisar uma proposta de financiamento:

  • Cópia do bilhete de identidade e do cartão de contribuinte
  • Cópia de cheque e respectivo número de identificação bancária
  • Cópia da última declaração de rendimentos (IRS/IRC)
  • Cópia do último recibo de vencimento (ou três últimos recibos verdes se aplicável)
  • Comprovativo de morada (por exemplo cópia do recibo da água, luz, telefone, etc)
  • Contactos telefónicos (casa / emprego)
  • Fotocópia da certidão do registo comercial actualizada (só para empresas)
  • Fotocópia do Balancete recente, Balanço e Demonstração de Resultados do último ano (só para empresas)
       

Que seguro sou obrigado a fazer? 
No Crédito Ford e no FordOptions apenas é exigido o seguro obrigatório por lei ou seja de responsabilidade civil. Nos restantes produtos além desta cobertura é obrigatório que o seguro tenha incluído os danos próprios.

Que montante posso financiar?
Sujeito a análise e aprovação do financiamento, a FordCredit financia a totalidade do valor de venda da viatura. No entanto, em alguns situações pode exigir uma entrada inicial.

O que é o FordOptions?
FordOptions é a nova solução para comprar automóvel, que a Ford criou para Si.Um sistema único que lhe permite desfrutar sempre dos últimos modelos e da tecnologia mais inovadora.FordOptions oferece-Ihe total segurança e flexibilidade. Segurança porque, no momento em que escolhe o seu automóvel, a FordCredit garante-Ihe o valor que, no mínimo, o seu Ford terá dentro de 2 ou 3 anos (Valor Futuro Mínimo Garantido - VFMG). Flexibilidade porque, no final do contrato, lhe permite escolher a opção que mais lhe convém:

  • Trocar por um novo Ford - Com FordOptions, pode trocar o seu automóvel por outro, desfrutando sempre de um Ford novo e reduzindo assim possíveis despesas de manutenção e reparação.
  • Ficar com o seu Ford - Se preferir, pode ficar com o seu Ford e só terá de pagar o VFMG ou solicitar um financiamento FordCredit junto do seu Concessionário.
  • Entregar o seu Ford - Terá ainda a possibilidade de devolver o seu Ford ao Concessionário sem encargos adicionais e sem correr riscos de desvalorização uma vez que a FordCredit garantiu-lhe o valor da viatura no final do contrato.

O FordOptions permite-Ihe ter um Ford novo em cada 2 ou 3 anos, pagar menos por mês e reduzir possíveis despesas de reparação e manutenção uma vez que está sempre a conduzir um Ford novo e sob garantia.
Elimina os riscos de desvalorização do mercado de automóveis usados, uma vez que a sua viatura terá um Valor Futuro Mínimo Garantido (VFMG) assegurado pela Ford.Com FordOptions, a viatura é legalmente sua desde o primeiro dia.

Se tiver um acidente com perda total o que acontece ao meu financiamento? 
Antes demais e para sua protecção a FordCredit recomenda-lhe que faça um seguro com cobertura de danos próprios. Na eventualidade de ter um acidente, com perda total ou não, deve participá-lo de imediato à sua companhia de seguros. No caso de perda total o objecto do contrato deixa de existir pelo que deve dirigir-se ao seu Concessionário Ford para adquirir o seu novo Ford e regularizar o contrato de financiamento com a FordCredit.

Tenho problemas com o meu Ford e estou muito insatisfeito. Porque devo continuar a pagar as prestações à FordCredit? 
Tem de compreender que existe uma separação entre os problemas da sua viatura e as suas obrigações perante a FordCredit decorrentes do seu contrato de financiamento. Na eventualidade de não estar satisfeito com a sua viatura deve contactar o Concessionário onde adquiriu o seu Ford. Legalmente o facto de ter reclamações em relação à viatura não lhe confere o direito de cessar os pagamentos do contrato de financiamento. Gostariamos que nessa situação contactasse a FordCredit para melhor avaliarmos a situação e o podermos encaminhar.
 
Tenho a minha actual viatura para vender. Como devo proceder?
Deve dirigir-se ao seu Concessionário Ford e chegar a acordo em relação ao valor de compra da sua viatura, esse montante poderá servir como entrada inicial para o contrato de financiamento FordCredit.

O que é garantia de pintura?
Caso exista algum defeito de pintura originado por defeito de fabrico, a reparação em causa será efectuada por um Reparador Autorizado, livre de quaisquer encargos, durante o período de garantia do veículo.

Qual é o período de garantia de pintura?
O período de garantia de pintura é idêntico ao da garantia base do veículo. Na contracapa do Guia de Garantia e Manutenção, encontra-se uma tabela com os períodos de garantia aplicáveis ao seu veículo.

Quais são as exclusões da garantia de pintura?
A Ford não é responsável por reparações que resultem directamente de:

  • Danos causados por negligência, catástrofes naturais, acidente ou uso impróprio.
  • Não cumprimento das recomendações da Ford respeitantes à limpeza regular da superfície do veículo.
  • Não efectuar as reparações necessárias em caso da existência de danos estruturais ( ex. acidentes, mossas, riscos, etc. ). 
  • Factores de origem externa, tais como: contaminação industrial, granizo, riscos, impactos de pedras e uso de produtos de limpeza inadequados.
  • Reparações efectuadas segundo métodos de reparação não aprovados pela Ford.

O meu veículo apresenta indícios de corrosão. Como poderei saber se está abrangido pela garantia contra perfuração por corrosão?
Se algum componente estrutural original do veículo apresentar indícios de perfuração por corrosão, o componente afectado será reparado ou substituído por qualquer Reparador Autorizado, sem quaisquer encargos, independentemente de haver alguma alteração de proprietário.

Nota: O termo "perfuração" significa a existência de um orifício num painel ou carroçaria originado por corrosão que tenha surgido pelo interior deste, como resultado de defeito de fabrico. O termo "carroçaria" não inclui rodas, jantes e aplicações no exterior, tais como cromados, pára choques,  frisos e dobradiças. A caixa de carga instalada na Ford Transit também está excluída.

Qual é o período de garantia contra perfuração por corrosão?
O período de garantia contra perfuração por corrosão começa em simultâneo com a garantia base do veículo e é válido num intervalo de 6 a 12 anos (em função do modelo). Na contracapa do Guia de Garantia e Manutenção, encontra-se uma tabela com os períodos de garantia aplicáveis ao seu veículo.

Quais são as responsabilidades do proprietário do veículo?
As responsabilidades do proprietário são:

  • Efectuar limpezas regulares da pintura e da carroçaria de acordo com as recomendações da Ford
  • Proporcionar uma inspecção anual da carroçaria, efectuada por um Reparador Autorizado Ford.  O resultado dessa inspecção deverá ser registado no Guia de Garantia e Manutenção de forma a manter a sua validade.
  • O não cumprimento da inspecção anual da carroçaria invalida o direito à garantia.

O que não está coberto pela garantia contra perfuração por corrosão?
A Ford não pode ser responsabilizada por efectuar qualquer reparação que resulte directamente de:

  • Danos causados por negligência, catástrofes naturais, acidente ou uso impróprio.
  • Não cumprimento das recomendações da Ford respeitantes à limpeza regular da superfície do veículo. Não efectuar as reparações necessárias em caso da existência de danos estruturais ( ex. acidentes, mossas, riscos, etc. ).
  • Factores de origem externa, tais como: contaminação industrial, granizo, riscos, impactos de pedras e uso de produtos de limpeza inadequados.
  • Reparações efectuadas segundo métodos de reparação não aprovados pela Ford.
  • Não reparar num período de tempo razoável, danos identificados no decorrer das inspecções anuais.

Quais são os períodos de garantia num veículo Ford novo?
A seguinte tabela contem detalhes das garantias aplicáveis aos veículos Ford adquiridos em Portugal.

Modelo

Tipo de garantia

Duração

Anos

Kms

Ka, Street Ka

Base
Pintura
Anticorrosão

2
2
6

q/i
q/i
q/i

Novo Ka, Fiesta, Fusion, Fiesta Van, Focus,
C-MAX, Kuga, Mondeo, S-MAX e Galaxy

Base
Pintura
Anticorrosão

2
2
12

q/i
q/i
q/i

Ranger

Base
OEW*
Pintura
Anticorrosão

2
1
2
6

q/i
100.000
q/i
q/i

Transit

Base
Pintura
Anticorrosão

2
2
8

q/i
q/i
q/i

Transit Connect

Base
Pintura
Anticorrosão

2
2
10

q/i
q/i
q/i


q/i = quilometragem ilimitada

* Uma garantia alargada que oferece o 3º ano de garantia (até ao limite máximo de 100.000 Km).
 
 

Quando adquiro um veículo Ford tenho direito a assistência em viagem?
Todos os veículos Ford incluem a assistência em viagem Ford EuroService pelo período de garantia base. Qualquer garantia Ford posteriormente adquirida também beneficiará desta assistência.

Possuo um veículo Ford importado. Qual é a garantia desse veículo? 
Deverá contactar a entidade vendedora. Esta poderá informá-lo das condições de garantia do mercado de origem do seu veículo.

Qual a garantia das peças colocadas no veículo Ford?
Peças e acessórios Ford genuínos, instalados pela Ford ou por um Reparador Autorizado antes da entrega do veículo, beneficiam da mesma garantia base do veículo. Caso possua uma extensão de garantia e essas peças e acessórios estejam cobertos, também beneficiam dessa extensão de garantia.

Peças e acessórios instalados após a venda do veículo, beneficiam de uma garantia de 2 anos, sem limite de quilómetros, desde que adquiridas pelo consumidor final (peças sujeitas a manutenção tem o período de garantia limitado pela periodicidade de substituição). Algumas peças beneficiam de períodos mais alargados, tais como baterias (3 anos). Acessórios fornecidos através de fornecedores locais, não estão cobertos por nenhuma garantia Ford. 

Quais são os termos e as condições de garantia do fabricante?
Os termos e as condições de garantia do fabricante encontram-se no Guia de Garantia e Manutenção, fornecido em conjunto com a documentação inerente ao seu veículo.

A garantia do meu veículo fica inválida, caso efectue a manutenção regular num reparador não oficial?
Não, mas deve assegurar o seguinte:
  • O seu veículo é assistido de acordo com as recomendações da Ford (periodicidade e conteúdo)
  • O seu veículo é assistido com peças Ford genuínas ou por peças de qualidade equivalente.
  • Mantém um registo das manutenções bem como cópias das facturas dos serviços efectuados. Estas facturas devem fornecer evidências de que o veículo é assistido nos intervalos de manutenção recomendados e com as peças e fluidos correctos. Estes documentos devem ser sempre apresentados caso apresente uma reclamação em garantia e esta esteja relacionada com o incumprimento dos intervalos ou conteúdo da manutenção recomendado pela Ford.

Quais são os intervalos de manutenção do meu veículo?
As operações exactas de cada manutenção variam consoante o modelo, a idade e a quilometragem do veículo. Mais informação sobre intervalos de manutenção podem ser consultados utilizando a ligação abaixo indicada. Alternativamente, poderá consultar o seu Concessionário Ford. Este terá todo o prazer em facultar-lhe essa informação.

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Como posso adquirir uma extensão de garantia FordProtect para o meu veículo?
Para consultar as informações sobre garantias Ford basta clicar no link abaixo.

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Como se pode transferir os detalhes referentes a uma extensão de garantia para outro proprietário?
As garantias Ford estão associadas ao veículo e não ao seu proprietário. No entanto, para efectuar qualquer pedido de alteração de dados pessoais, contacte o Centro de Relações com Cliente da Ford Lusitana através do tel. 808 200 556 ou pelo e-mail clientes@ford.com.